topfiep

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Sejel promove handebol para cadeirantes no Ginásio Altino Pimenta‏.




Atividades são oferecidas de graça todas as segundas e quartas-feiras. As cadeiras de rodas são disponibilizadas pela secretaria
O programa Esporte sem Barreiras, da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer garante programação esportiva para portadores de deficiência nas pernas. O espaço para as atividades é o Ginásio Altino Pimenta que agora tem todas segundas e quartas-feiras, a partir das 18h, dedicadas ao handebol em cadeira de rodas.
A programação da Sejel mudou a rotina do autônomo Eduardo Moraes, 45 anos, nascido com problemas nos ossos e que com o tempo passou a usar a cadeira de rodas para se locomover. Duas vezes por semana, depois de um dia inteiro de trabalho, ele segue para o ginásio para a prática de handebol. "Essa oportunidade que a Sejel está nos proporcionando abriu o leque de possibilidades para as pessoas com deficiência física se envolverem no mundo do esporte e assim, estarmos nos preparando para desafios maiores", entusiasma-se o atleta.
Já são 15 os cadeirantes que todas as segundas e quartas se reúnem para jogar handebol. A maioria conta que não dispunha de espaço adequado para praticar a modalidade ou simplesmente se exercitar. A equipe "Superação", coordenada pela professora Kátia Correa, da Sejel trabalha com diversas modalidades de esportes adaptados e na busca e desenvolvimento de talentos.
“Estamos iniciando esse trabalho com eles e pretendemos continuar para competirmos nacionalmente. Já é possível afirmar que o trabalho tem sido maravilhoso. Muitos deles tinham uma vida ociosa e, agora, além de se distraírem jogando, conversam, tem momentos de descontração e os exercícios ajudam a aliviar dores que muitos deles sentem por conta da deficiência física”, explica a professora Kátia Lopes.
Para participar das turmas de handebol em cadeira de rodas é preciso ter no a partir de 16 anos e qualquer tipo de deficiência dos membros inferiores. Não é necessário fazer inscrição, basta ir ao Ginásio Altino Pimenta, às segundas e quartas-feiras, a partir das 18h. As cadeiras para os atletas são disponibilizadas pela Sejel. 
 Texto: Fabiana Cabral - Ascom Sejel
Foto: Ascom Sejel
Edição: Tânia Menezes

Nenhum comentário: