topfiep

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Romaria Poética começa hoje em Belém.

 
A Fundação de Cultura do Município de Belém (Fumbel) está apoiando o projeto “Romaria Poética”, coordenado pelo escritor paraense Rui do Carmo. O projeto vem buscar o incentivo e envolvimento do público com a arte popular e a criação literária. A romaria sairá do palácio Antônio Lemos e fará paradas em frente a prédios históricos da Cidade Velha, ocasião em que serão recitados poemas de vários poetas paraenses que estarão presentes.

A romaria seguirá ao som de instrumentos de percussões que terão como tema a música “Vós Sois o Lírio Mimoso”. O primeiro poema recitado será no Palácio Lauro Sodré e em seguida na sede da Fumbel, Igreja da Sé, Igreja Santo Alexandre, Forte do Castelo, Casa das 11 Janelas e a  Primeira Rua de Belém. O encerramento será no anfiteatro da praça do Carmo.

O escritor Rui do Carmo afirma que esse evento serve de estímulo para consolidar o acesso à leitura e a conservação de patrimônios históricos. “É importante esse tipo de incentivo até mesmo para a promoção cultural de nossa cidade”, conclui.

O projeto, que já existia em Recife-PE, foi adaptado para fazer parte da programação do Círio e contou com parcerias de gestores, gerentes de bibliotecas e diretores de escolas públicas estaduais e municipais para a divulgação do evento, que pretende levar a poesia para as ruas. 
 
Para a diretora da biblioteca Avertano Rocha, Socorro Baia, é uma satisfação fazer parte do evento. “É muito importante gerar a integração de artistas populares com a comunidade paraense, desenvolvendo a prática do lazer através da literatura”, avalia a diretora.
Texto: Hugo Figueiredo – Ascom/Fumbel
Fotos: NId/Comus
Edição: Dandara de Almeida

Nenhum comentário: