topfiep

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Alunos da Escola Municipal de Dança mostram talento na Praça da República .

 
 
Há 15 anos a dona de casa Marzi Correa participa da Escola Municipal de Dança (EMD), da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel). Mas cada apresentação representa novas experiências ao lado dos companheiros de grupo. “Fazer parte da EMD é muito bom. Aqui só encontramos alegria”, revelou.
Raimundo Dias, 74, é aposentado e está no grupo há pouco tempo. Mesmo assim, também se sente alegre e jovem ao dançar junto com os demais participantes do Grupo de Idosos. “Isto aqui simboliza amizade, alegria, diversão, mas também muita responsabilidade. A gente procura fazer tudo bem caprichado. Pra mim, a Escola de Dança foi uma feliz descoberta. Eu não me julgava capaz, mas depois que entrei, percebi outros modos de viver a vida, bem diferentes daquele sedentarismo que a terceira idade muitas vezes nos leva”, explicou.
O casal de dançarinos mostrou entusiasmo e disposição ao lado dos demais colegas, na manhã deste domingo, 6, na Praça da República, dentro do projeto “Tem Arte na Praça”, da Prefeitura Municipal de Belém.
Assim como eles, os grupos mais jovens que integram a Companhia Municipal de Dança também levaram coreografias muito aplaudidas pelo público que prestigiou a programação organizada pela Fundação Cultural do Município de Belém.
Não escondendo o orgulho que sente em ver seus alunos brilharem a cada coreografia apresentada, a professora Ellen Cavalcante, diretora da Companhia divide com eles os méritos. “Como eles são oriundos da Escola Municipal de Dança a cobrança é maior porque aqui na Companhia eles já partem para uma profissionalização. Aqui realizamos um trabalho experimental e a maioria deles me auxilia nesse processo de construção. Muitos deles começam pequeninos, como sementinhas na EMD e hoje são os frutos que colhemos com sensação de dever cumprido”, contou emocionada.
As bailarinas Kellen Melo, formada em dança pela Universidade Federal do Pará e Camila Lima, concluinte do curso de Educação Física, são exemplos disso. A primeira começou aos nove anos e hoje, com 15 anos de participação no grupo, considera que sua trajetória de conquistas se deve, em grande parte, ao projeto da Prefeitura de Belém.
Para Camila, que começou na dança junto com a colega, fazer parte dessa história foi um marco em sua vida. “O tratamento que as professoras dispensam a nós, a preocupação delas em promover um futuro melhor pra todos que integram o projeto por meio da dança, faz toda a diferença. Isso influenciou em grande parte na minha opção pela educação Física”, avaliou. 
Na plateia, dona Maria do Socorro Platilha aplaudia atenta a cada passo. “Acho que vou me inscrever. Sempre tive vontade de aprender a dançar. Quem sabe desta vez não realizo meu sonho? E ainda mais que é de graça…”, completou com uma sonora gargalhada. Texto e fotos:

Áurea Gomes – Ascom Sejel
Edição: Dandara de Almeida

Nenhum comentário: