topfiep

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Prefeitura entrega à população a nova Praça Brasil‏.

Totalmente revitalizada, com paisagismo e nova iluminação, foi entregue na noite desta quarta-feira, 30, à população, pelo prefeito Zenaldo Coutinho, uma Praça Brasil com cara nova. A obra foi uma ação conjunta entre as Secretarias de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel), Meio Ambiente (Semma), Saneamento (Sesan) e Urbanismo (Seurb). Agora, além de um espaço mais agradável para passear, os frequentadores também contam com os 23 aparelhos da Academia de Ginástica ao Ar Livre "Professora Goreti Medeiros" recuperados. 
 
 Zenaldo Coutinho falou aos usuários sobre a importância de valorizar e preservar os patrimônios coletivos. “Belém tem grandes desafios, um deles é valorizar e preservar as obras que são de todos. Este espaço é coletivo, então vamos mantê-lo e utilizá-lo com a consciência da sua importância para o lazer, o esporte, a manutenção da qualidade de vida”, falou. Uma das necessidades do espaço era o cuidado com as espécies vegetais. Pensando nisso, a Semma realizou a roçagem e poda de levantamento e a retirada de ervas-de-passarinho nas árvores. A secretaria também plantou mais de 5.500 mudas ornamentais. Dentre as espécies estão as mini-ixiria, rabo de gato, lantana amarela e branca, palmeiras imperiais, ipês, patas de vaca e viuvinha. Para dar maior segurança aos visitantes, a Seurb instalou nova iluminação tanto na área central da praça, quanto no espaço da academia. Quatro postes foram projetados de acordo com a arquitetura da praça, cada um com refletores de 400w. 

O universitário David Gomes, quando viu o resultado, aprovou. “Fiquei triste, pensando que academia iria acabar. Mas depois entendi que a prefeitura estava melhorando este espaço, que oportuniza sermos orientados diariamente pelos profissionais da Sejel”, elogiou. Academia A academia da Praça Brasil é a primeira das 11 existentes em Belém a ser revitalizada. Com os aparelhos em perfeitas condições de uso a população terá mais uma opção para praticar exercícios com segurança e orientação dos profissionais da Sejel. Além da academia, na praça também acontecem atividades do programa Saúde e Lazer, mantido no local há 13 anos. 

 Na cerimônia de reinauguração dos espaços, o gestor da Sejel, Thalles Belo, anunciou a mudança do nome da academia, que passa a ser “Academia Professora Goreti Medeiros”. A homenagem prestada à professora Goreti Medeiros, que faleceu recentemente e por 13 anos desenvolveu um trabalho voltado ao bem-estar da população, foi elogiada pelo prefeito Zenaldo. “Goreti foi um belo exemplo de compromisso com o serviço público. Em 21 anos ela fazia questão de desenvolver seu trabalho com o mesmo amor e dedicação. Por isso, a prefeitura reconhece, pelo sentimento coletivo, a importância que teve a professora Goreti e nesta placa, na memória e no coração fica aqui registrada a lembrança daquela que, por 13 anos, aqui esteve doando o seu suor, sua energia, o seu melhor enquanto profissional”, ressaltou o prefeito.

 A emoção tomou conta de todos os presentes durante o pronunciamento da irmã da homenageada, a juíza Nazete Medeiros, que em nome da família relembrou a dedicação que a professora teve em sua profissão e agradeceu à prefeitura pela escolha do nome da academia. “Essa homenagem é muito importante por representar o reconhecimento do quanto ela era especial no trato com as pessoas que ela lidava. Esse amor pelo que faz só faz parte de quem é solidário, que se identifica com a dor do próximo e tenta auxiliá-lo. Assim era a Goreti e pessoas assim fazem a diferença, mesmo que seja numa breve passagem por esta vida, como foi a de minha irmã”, lembrou. A assistente administrativa Joyce Damasceno, que há mais de dois anos participa das atividades na praça, considerou uma justa homenagem. “Fico muito feliz por estarem homenageando a professora Goreti. Ela foi alguém que muito nos ajudou, incentivando-nos a buscar uma melhor qualidade de vida através dos exercícios físicos”, declarou. 

“Academia Professora Goreti Medeiros”.
“Academia Professora Goreti Medeiros”.
“Academia Professora Goreti Medeiros”.
“Academia Professora Goreti Medeiros”.
“Academia Professora Goreti Medeiros”.
“Academia Professora Goreti Medeiros”.
Texto: Áurea Gomes – Ascom Sejel
Fotos: Alessandra Serrão – NID/Comus 
Edição: Dandara de Almeida – NID/Comus

Nenhum comentário: