topfiep

terça-feira, 13 de agosto de 2013

FIEP DO BRASIL comemora 64 anos de atividades.


A história da FIEP no Brasil iniciou em 1949, com a participação de uma Delegação composta por 22 brasileiros, representando vários Estados e participaram da II LINGIADA DE ESTOCOLMO - Suécia, no período de 27 de Julho a 13 de Agosto de 1949, com 1.450 congressistas de 60 países, evento organizado pelo Governo sueco e patrocinado pela FIEP, quando o Presidente Mundial da FIEP, Major Joseph G. Thulin, nesta oportunidade designou os primeiros Delegados da FIEP para o Brasil, que aproveitaram para convidar o Prof. Thulin para visitar o Brasil e países da América do Sul, o que aconteceu no ano seguinte.
A Assembléia da FIEP no Brasil aprovou e homologou a data do dia 13 de Agosto de 1949, como a data oficial da instalação da FIEP no Brasil, justificando que este foi o último dia da II Lingiada de Estocolmo, onde foi definido a nomeação dos primeiros Delegados da FIEP no Brasil.
Os  Professores Alfredo Colombo (Rio de Janeiro e Leste do Brasil); Sylvio José Raso (Minas Gerais e Norte do Brasil);  Antonio Boaventura da Silva(São Paulo e Oeste do Brasil) e o  Jacintho Francisco Targa (Rio Grande do Sul e região Sul do Brasil), são os nossos pioneiros e tiveram a responsabilidade de iniciar a implantação e estruturação da FIEP em nosso país. 
No ano 2000 o Prof. Dr. Manoel Tubino é eleito Presidente Mundial da FIEP,  sendo o primeiro Brasileiro  a assumir este cargo, junto com o Secretário Mundial Prof. Almir Adolfo Gruhn e o Tesoureiro Mundial. Ms. Paulo Ernesto Antonelli,  neste mesmo ano Tubino apresentou e o novo Manifesto Mundial da FIEP,  Em dezembro  de 2008 Dr. Manoel Tubino lamentavelmente faleceu e o Prof. Almir Adolfo Gruhn, assume a Presidência, sendo eleito  até  janeiro 2016.
Nestes 64 anos 330 professores já colaboraram como Delegados da  FIEP no Brasil, atualmente  com 87 delegados pelo Brasil ,  com  representações em todos os Estados.
   FIEP ATUALMENTE NO BRASIL
                       A Delegacia Geral da FIEP no Brasil, atualmente tem sua sede na cidade de Foz do Iguaçu/PR e uma Diretoria composta por profissionais de Educação Física do Estado do Paraná.
            Em cada país a FIEP tem um Delegado Geral, e em cada Estado existe um Delegado Regional e Delegados Adjuntos conforme as ações existentes neste Estado.
             A FIEP no Brasil é Constituída por uma Diretoria, com um Delegado Geral no Brasil, um Secretário e um Tesoureiro, conforme as Leis existente no país,  para ser constituída legalmente e juridicamente.
                 ATUALMENTE A FIEP APÓIA e DIVULGA:
1º) O Sistema CONFEF/CREFs – Conselho Federal de Educação Física no Brasil;
2º) CEFMe - Conselho de Educação Física do Mercosul;
3º) O Manifesto Mundial- FIEP 2000;
4º) Premio de Pesquisa Príncipe FAISAL;
5º) A Carta Brasileira de Educação Física;
6º) O Código de Ética do Sistema CONFEF/CREFs;
7º) O Documento de Intervenção do Profissional de Educação Física;
8º) O Movimento AGITA SÃO PAULO;
9º) O TCKOUBALL  através do Prof. Nelson Schavalla de Pato Branco/PR, atual técnico    da Seleção Brasileira de Tchoukball;
10º) Os eventos paralelos tais como: Fórum de Educação Física dos Países do Mercosul,    Seminário de Ética,  Seminário de Legislação Desportivarealizados em janeiro  em Foz do Iguaçu, com apoio e coordenação do CONFEF.
11º) A CASA DA EDUCAÇÃO FÍSICA – FIEP;  Projeto implantado em Foz do Iguaçu/PR.
12º) O Fórum de Educação Física Escolar do Mercosul .
13º) O Boletim Virtual da FIEP e as Redes Socias da FIEP
14º) Os PROFESSORES de Educação Física SEM FRONTEIRA DA FIEP;
15º) O CEFIEP – Comitê dos Estudantes.
PRINCIPAIS AÇÕES DA FIEP NO BRASIL:
1º) Assinatura da Revista da FIEP o Bulletin FIEP, que circula em 120 países;
2º) Promovendo o Congresso Internacional de Educação Física da FIEP na cidade de Foz    do Iguaçu/PR, desde  a primeira edição em Janeiro de 1986; ( Sendo este o maior evento da FIEP);
3º) Ajuda na Formação e criação de APEF – Associação de Professores de Educação Física  em diversas cidade;
4º) Viagens ao exterior para participar de eventos entre eles: Asunción/Paraguai; Santiago/Chile; Madri/Espanha; Córdoba/Argentina; Porto/Portugal; Rabat/Marrocos; Paris/França; Lisboa/Portugal;  Caceres/Espanha;  La Corunã/Espanha;  Monterey/México;    Caracas/Venezuela; Jesus Maria/Argentina e Viagem de intercambio na AMÉRICA  CENTRAL, Em conjunto com a Delegacia Geral da FIEP da Argentina; Viagem de  intercambio no Brasil;
5º) Promoções/Apoio/Chancela de eventos: Congressos, Circuitos, Seminários, Jornadas,    Fórum, Encontros e Pós-Graduações;
6º) FIEP na INTERNET, estamos com vários sites, no Brasil temos um  Site para cada    Delegacia Regional da FIEP; atualmente possuímos e implantamos mais de 30 sites, sob a    coordenação de Christhian A.Gruhn.  Os nossos sites em 16 anos já receberam mais de 2.000.000 visitas;
7º) Estamos com uma rede de delegados em todos os Estados do Brasil e assim melhor       organizar os eventos da FIEP e a cada dois anos o Congresso Brasileiro da FIEP; o    Congresso Brasileiro Científico da FIEP e em janeiro continuar com os Congressos    Internacionais de Educação Física em Foz do Iguaçu/PR;.
8º) Instalação do Comitê Brasileiro da FIEP, com os Coordenadores nas Regiões: SUL,   NORTE, CENTRO-OESTE, SUDESTE e  NORDESTE;
9º) Implantação da CASA DA EDUCAÇÃO FÍSICA – FIEP, em Foz do Iguaçu/PR, com   instalação de Biblioteca, Laboratório de Pesquisa, Videoteca,, Memorial FIEP, Sala de  Estudos, Auditório e sedes para algumas instituições Esportivas do Paraná;
10º) Projeto dos PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA SEM FRONTEIRA DA FIEP,  1ª      viagem pelos paises da América Central - realizada em Abril 2007, a 2ª viagem pelos  Estados da Região Norte do Brasil – realizada em Abril de 2008; 3ª viagem pelos estados   do Nordeste do Brasil – em Abril/2009;  4º viagem ainda pelos Estados do Nordeste – Abrl  de 2010, a 5ª viagem pela Região Centro-Oeste em abril /2011, ainda este ano a 6ª   Viagem no México em 4 estados, 7ª Viagem na Região Sudeste do Brasil, -Abril/2012, 8ª  Viagem a Região Sul- abril 2013, encerrando todos os estados do Brasil,  as próximas serão  Pelos Países da América do Sul.;
 11º) Implantação do Projeto da TVFIEP.COM; 
 12º) O FIEP BULLETIN ON-LINE, que em 2 anos e  meio, recebeu visitas de profissionais de 100 países, já tem cadastrado 1500 artigos na integra..
SITE OFICIAL:   FIEP DO BRASIL:   www.fiepbrasil.org    
                    E-MAIL:  fiep.brasil@uol.com.br    e  almirgruhn@terra.com.br
                   Delegados Geral da FIEP no Brasil
Mandato:
Nome:
Cidade:
Período:
1963 – 1969
Prof. ALFREDO COLOMBO                   
Rio de Janeiro/RJ                            
07 anos
1970 – 1973
Gen. JAYR JORDÃO RAMOS
Rio de Janeiro/RJ
04 anos
1969 – 1980
Gen. OLAVO AMARO DA SILVEIRA   
Belo Horizonte/MG                      
11 anos
1980 -  1991
Prof. HERBERT DE ALMEIDA DUTRA 
Belo Horizonte/MG                      
11 anos
1992 -  2012
Prof. ALMIR ADOLFO GRUHN               
Foz do Iguaçu/PR                         
20 anos

PARABENS A TODA FAMILIA FIEPIANA,
Abraços da Diretoria:   Delegado Geral - Prof. Almir Adolfo Gruhn;
Secretário - Prof. Julimar Luiz Pereira  e Tesoureiro Prof. Pedro Ferreira Reis
OBS. Importante:
PRESIDENTE MUNDIAL DA FIEP EM MANAUS
UFAM -  MANAUS  -  II Congresso de Educação Fisica – FIEP/AM.
             Estamos na cidade de Manaus – Amazonas,  na UFAM -  Universidade Federal do Amazonas – Curso de Educação Física,  na região Norte do Brasil, para comemorar o aniversário da FIEP DO BRASIL, com visita, palestra no Congresso, Palestra no Seminário do CEFIEP/AM, Reunião da FIEP/AM e divulgação do Congresso de janeiro/2014 em Foz do Iguaçu.
            A FIEP  DO BRASIL, homenageará a UFAM com entrega do TROFEU da FIEP MUNDIAL.
            Nesta quarta-feira o Presidente da FIEP fará uma palestra na Abertura do II Congresso FIEP/AM (14 A 17/agosto) e no Seminário do CEFIEP, para os Professores e Acadêmicos .  
           Manaus/AM,  13 e 14 de agosto de 2013 – 64 anos da FIEP no Brasil
Secretaria da FIEP.

Nenhum comentário: