topfiep

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

02/08/2013
• Defensoria Pública encerra Mutirão de Cidadania em Ananindeua com plena satisfação da população 

Desde o dia 22 de julho, a Defensoria Pública do Estado do Pará, por meio do Programa Balcão de Diretos do Órgão, e, em parceria com o Pro Paz e vários outros órgãos, esteve realizando um Mutirão de Cidadania, na Escola Municipal Parque Bolonha, em Águas Lindas, no município de Ananindeua - Região Metropolitana de Belém.
Inicialmente a ação seria executada em 05 (cinco) dias, mas devido a grande procura pelo mutirão e a maciça divulgação na mídia, o Mutirão de Cidadania em Ananindeua retomou as atividades no dia 30/07 e se estendeu até o dia 1º de agosto.
Ao todo foram disponibilizados 2333 carteiras de identidade; 1166 carteiras de trabalho, 1121 certidões de nascimento; 1249 CPFs; 1611 fotos 3x4; e 455 atendimentos jurídicos.
A ação de cidadania também contou com a colaboração da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), Polícia Civil, Empresa de Processamento de Dados do Pará (Prodepa), Defensoria Pública da União, Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Secretaria Municipal de Educação de Belém (Semec) e Fundação Papa João XXIII(Funpapa).                                  
Pela Defensoria Pública do Pará participaram o Coordenador do Programa Balcão de Direitos, Jucemir Siqueira, o Defensor Público Raimundo Elias de Souza Mendes e mais 14 servidores públicos do Órgão.
“A nossa expectativa foi de atender o maior número de pessoas que necessitam dos serviços da Defensoria Pública, facilitando assim o acesso da sociedade aos seus direitos”, comentou o Assistente de Informática, André Neto.
Para o assistido Rafael Nunes, de 17 anos, “foi uma ótima iniciativa da Defensoria Pública, pois possibilitou  que muitas pessoas de baixa renda pudessem tirar seus documentos sem pagar nenhuma taxa”.
Já a dona de casa, Ana Paula Campos, de 43 anos, que foi e tirou o seu CPF, “a  atitude da Defensoria foi ótima, pois possibilitou que a gente tivesse acesso aos nossos direitos”, revelou.
A assistida Débora Souza, de 26 anos, comentou: “Fiquei sabendo da ação através dos meus vizinhos e fiquei feliz ao saber, porque assim eu pude vir aqui tirar o documento que necessitava, já que atualmente tudo é agendado e às vezes muito demorado. Ações como esta são muito boas, porque ajuda a gente a se regularizar de forma mais rápida”.
“Pra mim este mutirão que a Defensoria faz nas comunidades é uma forma de evitar que a gente fique se deslocando. No meu caso eu teria que ir até o interior onde morava para que pudesse ser feito o meu divórcio, agora com a ajuda deste defensor público a situação foi resolvida de forma mais fácil”, comemorou a dona de casa, Maria Auxiliadora, 64 anos.
Em sua análise geral sobre o Mutirão de Ananindeua, o Coordenador do Programa Balcão de Direitos, Jucemir Siqueira, falou da sua satisfação em atender às necessidades da população. “O Mutirão em Águas Lindas foi um verdadeiro sucesso. Quando nós percebemos que a população do local estava muito necessitada dos atendimentos, nós resolvemos estender a ação e a disponibilização dos serviços. O resultado foi tão efetivo, que no dia da ação a população atendida já foi bem menor que no início das atividades. Agora a nossa próxima meta é atender os catadores de lixo do lixão do Aurá, que não puderam participar”, esclareceu Jucemir.   

Matéria: Marília Araújo
Foto: Thainá Dias

Nenhum comentário: