topfiep

sábado, 31 de agosto de 2013

Brasil segue sem perder sets, bate Sérvia e pode ser campeão hoje.

 
A campanha brasileira segue irretocável na fase final do Grand Prix, disputada em Sapporo, no Japão. Sem perder nenhum set nos quatro jogos até aqui, as comandadas de Zé Roberto chegaram a ter dificuldades contra a Sérvia em alguns momentos do jogo da madrugada deste sábado, mas, melhores tecnicamente, venceram a partida por 3 sets a zero (27/25, 25/21 e 25/22)

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Brasil x Itália pela fase final do Grand . Thaisa e Gabi brilham, Brasil bate Itália e lidera fase final do Grand Prix.

Thaisa tenta ataque de meio no duelo contra a Itália Divulgação/FIVB.


Thaisa é bicampeã olímpica, enquanto Gabi, de apenas 19 anos, é a novata da seleção nesse Grand Prix. Mas a diferença na experiência com a seleção brasileira não influenciou na atuação de mabas na madrugada desta sexta-feira e as duas foram as principais responsáveis pela vitória do Brasil sobre a Itália, na terceira rodada da fase final do Grand Prix. Com o triunfo por 3 sets a 0 (parciais de 25-16, 26-24 e ), o Brasil chegou aos nove pontos e é líder isolado da fase decisiva.

O Brasil é a única seleção a vencer seus três primeiros compromissos na fase final do torneio por 3 a 0 - como a China derrotou a Itália na última quinta-feira por 3 a 2, fez apenas dois pontos na vitória e está com oito no total. As seleções, caso confirmem triunfos sobre Sérvia, no caso do Brasil, e Japão, no caso da China, duelam no domingo pelo título da competição.
O domínio brasileiro sobre a Itália teve início logo no primeiro set. No segundo tempo técnico, a vantagem já era de 16 a 8. Gabi e Thaisa já se destacavam, principalmente no bloqueio. O fundamento foi responsável por 14 pontos do Brasil na partida.
Após um pequeno sufoco causado pela gigante Diouf, de 2,02 m, o Brasil conseguiu fechar o primeiro set com bola de meio de Thaisa.
A segunda parcial foi diferente. A Itália voltou mais ligada que o Brasil e segurou a liderança até o final do set. Porém, após desperdiçar a única chance de fechar a parcial, quando tinha 24 a 23, se complicou em ótima sequência de saques de Sheilla e tomou a virada sem ais pontuar: 26 a 24 para o Brasil.
O saque do Brasil causou muitas complicações às italianas: foram 13 aces e outros diversos saques com recepções confusas das rivais europeias.
No último set, um passeio. O Brasil chegou a abrir 10 a 3 e, mesmo com pedidos de tempo do técnico italiano, não houve reação. A vantagem chegou a 24 a 8, antes das italianas conseguirem uma pequena série de pontos e atingirem dígito duplo no placar. Um bloqueio de Adenizia foi responsável pelo match point e o triunfo por 25 a 11.
Thaisa foi a maior pontuadora do Brasil, com 16, seguida de Fernanda Garay, com 13, e Gabi, com 12 - a jovem de 19 anos foi responsável por nove pontos de ataque, melhor marca das brasileiras.
A seleção do técnico José Roberto Guimarães volta à quadra na madrugada de sexta para sábado, às 3h30, para enfrentar a Sérvia.

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Colégio Bom Jesus Palmas-PR

Gincana: 100 anos - Colégio Bom Jesus.

Brasil atropela abalado EUA e estreia com vitória nas finais do Grand Prix.

Divulgação/FIVBA seleção brasileira estreou com vitória sobre a forte equipe dos EUA nas finais do Grand Prix

  • A seleção brasileira estreou com vitória sobre a forte equipe dos EUA nas finais do Grand Prix

A seleção mostrou a que veio na fase final do Grand Prix nesta quarta-feira. Na partida contra os EUA, seu principal rival na competição, o Brasil brilhou no bloqueio e venceu com méritos. Dominando o jogo, as brasileiras fizeram 3 sets a 0, com parciais de 25-19, 25-11 e 25-10.

O primeiro set começou como o esperado, muito disputado. A equipe dos Estados Unidos começou muito forte no ataque e o Brasil contou com a boa visão de Dani Lins e a segurança de Fabiana para manter a partida de igual para igual. Na metade do set, porém, as norte-americanas se atrapalharam em quadra e o Brasil começou a crescer.
 
Com seguidos erros das adversárias, as brasileiras ganharam confiança e abriram vantagem no placar a partir de boa sequência de saques de Fernanda Garay. No fim da primeira parcial, após chamada de atenção do técnico Karch Kiraly, as norte-americanas ainda chegaram a reagir, mas não impediram a vitória brasileira. Na segunda etapa, o principal fundamento do Brasil no jogo começou a aparecer. Dani Lins, Fernanda Garay, Thaísa e Gabi formaram um paredão no bloqueio brasileiro, que acuou ainda mais as norte-americanas, que continuaram errando muito e viram o Brasil dominar a partida.
A boa leitura de jogo da levantadora Dani Lins também ajudou o Brasil a manter o bom ritmo durante toda a partida. Com muitas bolas levantadas de costas e escapando do bloqueio, ela conseguiu distribuir bem o jogo e facilitar para as atacantes do Brasil. Além disso, Dani Lins soube dar confiança para as companheiras, repetindo levantamentos para quem errasse.
 
A confiança brasileira deixou as norte-americanas abaladas, e o enredo dos dois primeiros sets acabou se repetindo. O Brasil fechou a partida com a boa vantagem de 15 pontos, contando com bom desempenho de Gabi no bloqueio e ótima sequência de saques de Thaísa.
A vitória dá moral para a seleção brasileira, que encarou logo na estreia das finais o seu principal adversário em Grand Prix. Nos últimos três anos, os EUA venceram a competição, deixando o Brasil com a segunda colocação.
O próximo jogo do Brasil será contra o Japão, país anfitrião das finais, na próxima quinta-feira, às 7h10 (horário de Brasília).

Mundial de Judô: Rafaela Silva leva 1º ouro feminino do Brasil na história.

Rafaela Silva conseguiu vingar derrota de Ketleyn Quadros para americana e entrou para a história do judô feminino do Brasil Foto: Daniel Ramalho / Terra
Rafaela Silva conseguiu vingar derrota de Ketleyn Quadros para americana e entrou para a história do judô feminino do Brasil
Foto: Daniel Ramalho / Terra
Medalha de prata no Mundial de Paris em 2011, a brasileira Rafaela Silva foi além na edição deste ano, no Rio de Janeiro. A atleta nacional venceu a americana Marti Malloy nesta quarta-feira por ippon na decisão da categoria até 57 kg e, de quebra, conquistou não só o primeiro ouro do Brasil na edição de 2013 do Mundial como também a primeira medalha dourada do País na história das categorias femininas do Mundial de Judô.

Como as disfunções na tireoide afetam o corpo.

 
Acompanhe o que a deficiência (hipotireoidismo) ou o excesso (hipertireoidismo) de hormônios tireoidianos pode provocar em todo o organismo:

Texto: Françoise Gregório/ Infografia: Helton Gomes/ Adaptação: Letícia Maciel

O excesso e deficiência de hormônios podem
causar doenças e até o aumento de peso
Infográfico: Helton Gomes

1-Sistema Cardiovascular

Como os hormônios agem: interferem nos batimentos cardíacos e agem no mecanismo conhecido como débito cardíaco (quantidade de sangue bombeada pelo coração a cada minuto).

Deficiência: diminuição da frequência cardíaca, da força e velocidade de contração do coração e do débito cardíaco.
Excesso: taquicardia e arritmias.

2- Sistema gastrointestinal

Como os hormônios agem: colaboram com a ação das catecolaminas (hormônios produzidos pelas glândulas adrenais, que podem agir como neurotransmissores), interferindo no funcionamento do intestino. Os rins também são influenciados.
Deficiência: o intestino fica mais lento e a pessoa sofre com prisão de ventre. Os rins passam a filtrar os líquidos lentamente e o indivíduo urina menos.
Excesso: o funcionamento do intestino se acelera, provocando um número maior de evacuações. Aumenta o fluxo da urina.

3- Sistema nervoso

Como os hormônios agem: são essenciais para o desenvolvimento e a manutenção do sistema nervoso central. Também potencializam a ação das catecolaminas.
Deficiência: segundo estudos divulgados pela Sbem, o hipotireoidismo frequentemente leva a depressão, assim como o tratamento dessa condição fica prejudicado na presença da doença. “Entretanto, esta associação ainda não está clara e os dados sobre variações na função tireoidiana em pacientes deprimidos e desordens de humor são inconsistentes”, comenta Gisah.
Excesso: irritabilidade, nervosismo, ansiedade, agitação, insônia, aumento da velocidade e amplitude dos movimentos e tremores.

4- Pele, unhas e cabelos

Como os hormônios agem: da mesma forma que no sistema muscular-esquelético, as proteínas são essenciais para estas estruturas.
Deficiência: a pele resseca, o cabelo pode cair e as unhas ficam quebradiças.
Excesso: os hormônios queimam proteínas em excesso, causando os mesmos sintomas do hipotireoidismo.

Veja como prevenir doenças na tireoide

5- Sistema muscular-esquelético
Como os hormônios agem: controlam a síntese de proteínas, essencial para o crescimento e desenvolvimento dos músculos.
Deficiência: pode desencadear fraqueza, dores musculares, câimbras e diminuição da massa óssea.
Excesso: os hormônios queimam proteínas em excesso, causando os mesmos sintomas do hipotireoidismo.

6- Sistema reprodutor

Como os hormônios agem: o T3 e o T4 interagem com os hormônios da hipófise e do aparelho reprodutor, ajudando a manter as funções reprodutivas em ordem.
Deficiência: “A disfunção leva a um aumento nos níveis de prolactina, hormônio que, em excesso, diminui a capacidade de concepção”, explica a endocrinologista Adriana Menades. Também ocasiona irregularidade na menstruação e diminuição da libido.
Excesso: causa irregularidade na menstruação e infertilidade, mas provoca o aumento da libido.

7- Peso corporal

Como os hormônios agem: regulam a transformação dos nutrientes em energia para manter as funções vitais e para a atividade física.
Deficiência: o metabolismo energético trabalha devagar, ocasionando um menor gasto de energia e o aumento de peso. Mas a pessoa engorda principalmente por causa do acúmulo de mucopolissacarídeos (cadeias de açúcar usadas na construção de tecidos), que associados à retenção de água produzem inchaço.
Excesso: acelera o metabolismo, levando a um maior gasto de energia e perda de peso, apesar do aumento de apetite.

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Érika Miranda perde a final e fica com a medalha de prata.

A brasileira Érika Miranda perdeu a final do Mundial de Judô para a atleta Majlinda Kelmendi
 
A brasileira Érika Miranda perdeu a final do Mundial de Judô para a atleta Majlinda Kelmendi, do Kosovo, na categoria 52kg feminino, e ficou com a medalha de prata no Maracanãzinho.
Apesar da derrota, Érika igualou os melhores resultados de judocas brasileiras em mundiais. Apenas Mayra Aguiar e Rafaela Silva haviam conseguido o feito entre as mulheres. O ouro seria o primeiro da história das mulheres do país na competição.
Érika também fez a primeira decisão com a presença de um brasileiro nesta edição da competição realizada no Rio de Janeiro.
Fonte: http://esporte.uol.com.br/judo/ultimas-noticias/

01 de Setembro em Vitória- ES. FIEP do Brasil, Hoje completa 64 ANOS DE ATIVIDADES.

Programação quente na semana do Profissional de Educação Física e do mês de aniversário dos 64 anos da FIEP - BRASIL . Corridas, entrevistas, reuniões e palestras
mostram ao povo do Espirito Santo, um pouco do trabalho da FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA e do DESPORTO  PARALÍMPICO BRASILEIRO.
http://www.edfisicasemfronteiras.blogspot.com.br/

Chibana e Érika Miranda vão às semifinais do Mundial de judô do Rio.

O Brasil terá dois representantes nas semifinais do Mundial de judô na tarde desta terça-feira, no Rio de Janeiro. Charles Chibana e Érika Miranda disputarão uma vaga nas decisões de suas categorias (66kg masculino e 52kg feminino) contra o japonês Masashi Ebinuma e a romena Andreea Chitu, respectivamente.
 
Esperança de medalha para o Brasil no Mundial de judô do Rio de Janeiro, Charles Chibana venceu suas quatro lutas na competição por ippon e levantou o Maracanãzinho com belas atuações. Já Érika Miranda fez um percurso menor para chegar na semifinal: ela venceu três lutas até aqui. A última delas foi contra uma das favoritas da categoria, a filandesa Jaana Sundberg, terceira do ranking.
Com a vitória, a brasileira será a única "intrusa" nas semifinais da competição. Sexta do mundo, ela enfrentará a segunda colocada do ranking Andreea Chitu. Na outra disputa por uma vaga na decisão, a líder da contagem Majlinda Kelmendi - do Kosovo - encara a quarta colocada, a japonesa Yuki Hashimoto.
 
Outro japonês, Masashi Ebinuma, será a primeira grande pedreira que Chibana encontrará na competição. Até aqui, o brasileiro mostrou muita tranquilidade para afastar possíveis zebras e confirmou o favoritismo. Na sétima posição do ranking da categoria, Charles vem de bons resultados em 2013, como o título no Grand Slam de Moscou.
 
Antes de bater Mikhail Pulyaev para ir à semifinal, o último derrotado por Chibana na competição havia sido o israelense Tal Flicker, 60º do ranking mundial. Com foco e iniciativa na luta, o brasileiro fez valer seu favoritismo com uma atuação impecável, que incendiou o pequeno público presente ao Maracanãzinho. O judoca aplicou uma bela imobilização para derrotar o adversário.
 
Chibana é o judoca brasileiro de melhor desempenho até aqui nesta terça-feira, segundo dia do Mundial de judô. Charles não deu chances para seus adversários e dominou as lutas contra o equatoriano Israel Verdugo e o canadense Patrick Gagne apresentando muita consistência.
Outro brasileiro na categoria, Luiz Revite não teve a mesma sorte do companheiro. Em 11º do ranking, o judoca perdeu logo na estreia para um dos cabeças de chave do torneio, o sul-coreano Sun-Ho Cho, e não disputará medalhas na competição.
 
Já Érika Miranda mantém o Brasil viva na categoria até 52kg feminino. Antes da finlandesa, a judoca venceu a belga Birgit Ente e a russa Natalia Kuziutina. Enquanto isso, Eleudis Valentim perdeu seu segundo combate está fora do torneio.

Segundo dia de disputas do Mundial de judô no Rio de Janeiro

Eleudis Valentim foi derrotada na segunda luta Marcio Rodrigues / MPIX

Alunos da Funbosque são destaques em campeonato de karatê‏.



 
Treze dos 16 alunos do projeto Shizen Funbosque Karatê-Dô se classificaram para a 2ª etapa do Campeonato Paraense de Karatê que vai acontecer em Concórdia do Pará, no mês de outubro. Eles disputaram no último sábado,24, em Mãe do Rio, as modalidades Luta e Movimento, na 1ª Etapa do Campeonato Paraense.
 
O atleta Ricardo Santos que foi com esperança que conquistar uma medalha foi campeão na modalidade de luta. Ele foi um dos destaques da competição e,para o aluno, a participação representou um estímulo a mais para continuar participando do projeto.
 
Para o professor Jeydson Rodrigues o desempenho dos atletas já era esperado, pois apesar do pouco tempo de trabalho os pequenos levaram a sério os treinamentos obtendo excelente resultados nessa primeira etapa do campeonato. “O objetivo agora é alcançar melhores resultados nas próximas competições", declarou.
Na contagem geral de medalhas a Fundação Escola Bosque ficou em terceiro lugar em medalhas conquistadas já que alguns alunos se classificaram nas duas modalidades.
 
A participação dos pequenos atletas chamou a atenção do presidente da Confederação brasileira de karatê, Antônio de Souza, que observou que a técnica utilizada com os alunos foi muito bem aplicada. Ele se prontificou a ministrar um treinamento aos 48 alunos do projeto já no próximo domingo.
Texto: Adriana Lira-Ascom Funbosque
Fotos: Ascom Funbosque
Edição: Lene Tavares - NID Comus

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Sarah Menezes dá ippon em coreana no último segundo e é bronze no Mundial.

REUTERS/Sergio Moraes
Sarah Menezes é carregada por mascote do Mundial do Judô após conquistar o bronze
Sarah Menezes é carregada por mascote do Mundial do Judô após conquistar o bronze

Após ter ficado de fora da disputa pela medalha de ouro, Sarah Menezes se recuperou e conquistou o bronze na categoria até 48kg do Mundial de judô do Rio de Janeiro ao vencer com um ippon no último segundo a norte-coreana Sol Mi Kim. Este é o terceiro bronze da judoca nesta competição. Antes, ela havia chegado na mesma colocação em Tóquio (2010) e Paris (2011). A belga Charline Van Snick ficou com o outro bronze desta edição do torneio.

Logo após conseguir o golpe vencedor, Sarah Menezes não esboçou reação. A atleta deixou o tatame com a cara fechada, já que era a favorita ao ouro por ser a campeã olímpica da categoria. Entretanto, a mascote da competição mudou o cenário ao carregar a brasileira literalmente para a torcida, fazendo a judoca sorrir.
 
Sarah foi eliminada da disputa pelo primeiro lugar na semifinal pela mongol Urantsetseg Munkhbat por dois yukos. A rival não sentiu a pressão da torcida carioca e conseguiu bater a campeã olímpica. Antes do começo do Mundial, a piauiense era a favorita da categoria e a principal esperança brasileira para a conquista do inédito ouro feminino nesta competição após ter ganho o título olímpico em Londres, no ano passado.
 
Mesmo entrando na luta - e na competição - como favorita, Sarah teve dificuldades já na estreia contra Aigul Baikuleva, do Azerbaijão. A judoca consolidou a vitória apenas no último minuto de luta com um wazari providencial. A rival nas oitavas seria a belga Amelie Rosseouneu, uma adversária bem mais forte que a primeira. A europeia começou o Mundial na 14ª colocação do ranking, mas foi derrotada com certa facilidade por Sarah, com um ippon. A turca Ebru Sahin teve o mesmo destino pouco depois, nas quartas de final.
 
Mesmo derrotada nas semifinais pela mongol Urantsetseg Munkhbat, a judoca piauiense teve o melhor desempenho entre os brasileiros no primeiro dia do Mundial. Na categoria até 60kg para homens, Felipe Kitadai não conseguiu repetir a performance dos jogos olímpicos de Londres, quando foi bronze, e foi derrotado logo na primeira luta pelo sul-coreano Jin Won Kim.

Fonte:http://esporte.uol.com.br/judo/ultimas-noticias/2013/08/26/sarah-menezes-vence-norte-coreana-e-fica-com-o-bronze-em-mundial-de-judo.htm

Conheça os prós e contras de cada posição para dormir. A melhor posição é a de lado, mas as outras podem ser corrigidas

Por Nathalie Ayres
Poucos hábitos são tão eficientes para melhorar a saúde do que dormir: fortalece a memória, ajuda a controlar a hipertensão e o diabetes, diminui riscos de doenças cardiovasculares e até mesmo previne a obesidade e a depressão! Mas para conseguir todos esses benefícios, só tendo uma noite muito bem dormida. E um dos fatores que podem estragar tudo isso é a posição em que nos deitamos. "Para podermos descansar e relaxar a musculatura, precisamos de suporte adequado para não torcer ou tensionar as articulações", comenta o ortopedista Cássio Trevizani, do Hospital das Clínicas da Faculdade de Mecidina da Universidade de São Paulo (FMUSP). "Ao dormir em uma posição não adequada, a pessoa pode acordar com dores nos músculos, membros, músculos ou na cabeça, além de sensação de sono não profundo", completa o especialista.

Ficou preocupado com a forma como você dorme? Para você saber se está errando ou acertando nessa hora, desvendamos as principais posições para dormir e indicamos como deixá-las melhores ou até mesmo a aprender a mudar e adotar uma forma mais saudável na hora do sono! 
de 7
Moça dormindo de lado - Foto: Getty Images

Dormir de lado

Se você costuma deitar-se completamente de lado, parabéns! Essa é considerada a melhor posição para dormir. Você sabe por quê? "A questão é que ao se deitar de lado, você consegue manter a coluna mais alinhada", ensina o ortopedista Cássio Trevizani, do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Além disso, é uma posição que permite que tanto a cabeça quanto os pés fiquem da altura do coração, o que facilita muito a circulação, fazendo com que o corpo funcione normalmente durante o período em que você está dormindo. 
Moça dormindo de lado corretamente - Foto: Getty Images

Como melhorar a posição de lado

Porém, não adianta apenas ficar deitado do jeito certo, alguns ajustes são necessários. Primeiro, o travesseiro: "o ideal é que ele tenha a altura do ombro, para a cabeça não ficar inclinada", estabelece o ortopedista Alexandre Podgaeti, coordenador da Comissão de Campanhas da Sociedade Brasileira de Coluna, membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia. "Colocar um travesseiro entre os joelhos também é bom, porque um joelho bate no outro e assim eles ficam alinhados ao tronco", conclui o especialista.

A coluna também é um ponto a se ter atenção: tente respeitar as curvas naturais dessa estrutura, nada de tentar ficar retinho! Manter as pernas levemente flexionadas e o quadril relaxado também são ótimas pedidas para não forçar o nervo ciático. Quanto aos braços, nada de colocá-los para cima. "Dormir com o braço esticado em cima da cabeça pode fazê-lo acordar com dor no ombro, bursite ou tendinite... Isso é um reflexo de um travesseiro muito baixo", reflete Podgaeti.
Moça dormindo de barriga para cima - Foto Getty Images

Dormir de barriga para cima

Essa não é a posição mais indicada, mas também não é de todo ruim para o corpo. O lado bom é que as articulações conseguem relaxar de forma satisfatória, impedindo torções e dores. Porém, a coluna não fica perfeita. "Você acaba retificando seu corpo, e o melhor jeito de manter as curvas da colina perfeita é deitando de lado", pondera Podgaeti. Outra questão é a maior chance de problemas como a apneia ou ronco aparecerem em que se deita nesta posição. "A língua vai para trás, atrapalhando a respiração", comenta o especialista. Lembrando que esse não é único fator que pode causar esses processos.
Moça dormindo de barriga para cima - Foto Getty Images

Como melhorar a posição de barriga para cima

Uma das formas de garantir que você durma melhor de barriga para cima é com o travesseiro. Ao contrário da posição de lado, em que ele fica mais alto, ao deitar-se virado para cima ele deve ser bem baixinho. "Assim, evita-se uma tensão na musculatura cervical", explica Trevizani. Uma forma de garantir um relaxamento das pernas é colocar um travesseiro embaixo dos joelhos, o que permite que eles fiquem menos entendidos, relaxando os músculos da lombar e das coxas.

Já os braços, ao deitar-se de barriga para cima, devem ficar ao longo do corpo, ou com as mãos pousadas levemente sobre o abdômen. Sem por força, é claro, ou você acabará prejudicando a respiração. "Não é indicado colocar os braços para alto, pois acaba ficando desconfortável ao longo da noite", friza o especialista.
Moça dormindo de bruços - Foto: Getty Images

Dormir de bruços

Se dormir de barriga para cima é aceitável, dormir de bruços é completamente contraindicado! Além de deixar o corpo reto também, da mesma forma que a primeira posição, ainda tem o agravante do pescoço. "Ao se deitar de lado, você precisa se virar para respirar, torcendo o pescoço cerca de noventa graus. Quando você coloca um travesseiro, então, além de torcer, você o hiperestende, causando dores cervicais", descreve o ortopedista Podgaeti. Infelizmente, no caso dessa posição, não há muito o que resolver, de acordo com os especialistas. "Mesmo que muitas pessoas estejam adaptadas a essa posição e se sintam confortáveis, podem ocorrer problemas de cervicalgia, dor nos ombros, bursite, tendinite e até dor nas costas", enumera o especialista.
Moça que se mexe dormindo - Foto: Getty Images

E se mudo de posição ao longo da noite?

Infelizmente, só dá para controlar mesmo nossa posição antes de adormecer, depois disso, é normal que nosso corpo busque adaptação para ficar mais confortável, e nós acabemos nos movimentando um pouco. "Isso é normal, então o que você pode fazer é sempre começar seu sono numa melhor posição, o resto não dá pra controlar", aconselha Podgaeti.

Porém, se você se mexe até demais, pode ser indicativo de outros problemas de sono. "Quem se vira muito na cama a noite precisa verificar se não há alteração no sono que pode gerar agitamento. Para isso existem tratamento específicos e é importante procurar um especialista em sono", recomenda Trevizani.

Dá para mudar a posição em que eu durmo?

Outro problema é tentar mudar uma posição a qual seu corpo já está tão acostumado, não é mesmo? Mesmo os pequenos ajustes nas posições normais podem ser incômodos. Para o ortopedista Podgaeti, tudo é uma questão de treino e de insistência. "No começo sem dúvida você acaba voltando a posição ruim sozinho mesmo, mas com o tempo o corpo vai ficando cada vez mais na posição ideal e vai se acostumando", indica o especialista. Pode ser um processo cansativo, mas vale a pena tentar melhorar, para garantir um sono mais leve e reparador, que vai inclusive recuperar você de todo esse esforço! 

domingo, 25 de agosto de 2013

1º de Setembro - Dia Nacional do Profissional de Educação Física.

Viva o 29º Congresso Internacional
de Educação Física!
- Cursos de aperfeiçoamento para profissionais e estudantes!
- Apresentações de trabalhos científicos
- Eventos paralelos com palestrantes de renome internacional
- Participantes de todas as regiões do Brasil e vários países
- Mais de 59 mil participantes desde a primeira edição
- Numa das mais belas cidades do Mundo, Foz do Iguaçu
http://www.congressofiep.com/

sábado, 24 de agosto de 2013

Alunos ribeirinhos conhecem autores paraenses em projeto inédito‏.




Como forma de descentralizar o conhecimento da capital e criar oportunidades para que alunos ribeirinhos tenham a mesma oportunidade de aprendizado dos alunos que moram em Belém, o Sistema Municipal de Bibliotecas (Sismube) vinculado à Secretaria Municipal de Educação (Semec) levou até a ilha do Combu, mais precisamente à Escola Municipal Milton Monte, o Projeto Memória da Literatura do Pará. Essa é a primeira vez que uma escola localizada em uma ilha recebe o projeto.
Alunos da educação infantil e fundamental puderam conhecer a vida e obra de autores paraenses, além de participar de um bate papo com o autor, José Meciano. A programação ocorreu no último dia 21.

Na semana anterior,antes de receberem o projeto, alunos e professores se debruçaram para estudar os autores. Para a técnica do Sismube, Katiane Souza, a maior surpresa ao desenvolver o projeto na ilha foi avaliar o conhecimento que eles já possuíam sobre o autor Ápio de Campos, escolhido pela escola para ser abordado. “Foi uma das escolas que mais se preparou para receber o projeto. Apesar de não ter os mesmos meios para ampliar os conhecimentos lá onde eles vivem, os professores são engajados em buscar os conhecimentos das mais diversas áreas, para repassar aos alunos”, disse a técnica. “Os professores trabalhavam de forma tão efetiva que eles já sabiam quase de tudo”, acrescentou.

Paralelamente ao desenvolvimento do projeto na ilha do Combu, as escolas Walter Leite e Silvio Leandro, no distrito do Benguí, também participaram do projeto. Em setembro as escolas municipais República de Portugal e Palmira L. De Carvalho serão as próximas a receberem o “Memória da Literatura do Pará”.
Texto: Aline Saavedra - Ascom Semec
Fotos: Sismube - Semec
Edição: Lene Tavares - NID Comus

Alunos da Funbosque participam de campeonato de karatê‏.



Dezesseis alunos da Fundação Escola Bosque vão participar, neste sábado,23, em Mãe do Rio, da 1ª etapa do Campeonato Paraense de Karatê. Com a faixa etária entre 09 e 13 anos, é a primeira vez que eles participam de uma competição.

De acordo com o professor Jeydson Rodrigues foram três meses de preparação onde cada aluno treinou duas horas por dia. Ele também afirmou que todos os escolhidos para participar da competição se destacaram durante os treinamentos e estão preparados.
 
Eles vão disputar o campeonato nas modalidades Luta e Movimento. O atleta Ricardo Santos, 10 anos, está confiante na equipe . “Eu quero trazer uma medalha para homenagear o meu professor que está apostando na gente”, falou confiante.
 
O esporte é novidade na instituição e começou após o professor Jeydson apresentar a proposta ao presidente da Funbosque, Fabrício Modesto que,amante do esporte,abraçou a causa e a partir daí buscou recursos para que o projeto fosse viabilizado.
 
Segundo Fabrício Modesto, desde que os alunos passaram a praticar o esporte eles começaram a apresentar mudanças significativas no comportamento como a disciplina, o respeito ao próximo e a dedicação nos estudos.“Esses alunos estão tendo uma grande oportunidade , mas eu quero que eles saibam que o importante não é a conquista de uma medalha, mas a experiência que eles vão trazer desse campeonato”, disse o presidente.
Alguns alunos não tinham uniformes para competir, por isso a coordenação da Funbosque buscou apoio da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) que doou 10 kymonos para a equipe.
Texto: Adriana Lira - Ascom Funbosque
Fotos: Ascom Funbosque
Edição: Lene Tavares - NID Comus

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Núcleo de Atenção à Saúde do Trabalhador recebe novos servidores‏.





Os novos servidores concursados do Núcleo de Atenção à Saúde do Trabalhador (Nast), foram recebidos nesta sexta-feira, 23, com uma palestra sobre legislação municipal no auditório da Fundacentro. Cerca de 100 pessoas, entre agentes de serviços gerais, motoristas e assistentes administrativos, lotados nas unidades de Educação Infantil, participaram do evento.
Os servidores foram aprovados entre mais de 800 candidatos que participaram do último concurso público, realizado em janeiro deste ano. O objetivo do evento foi apresentar o organograma da Secretaria Municipal de Educação com as atribuições de cada diretoria e principalmente, informar aos servidores sobre a Legislação Municipal e o processo de avaliação do estágio probatório, que tem duração de dois anos.
À tarde o evento prossegue, com a recepção a outra turma de novos servidores. Além dos esclarecimentos sobre a Legislação Municipal e o estágio probatório, os participantes foram apresentados à equipe multiprofissional e fizeram uma sessão de ginástica laboral, sob a coordenação da responsável pelo Nast, Marlene Monteiro.

Coordenadoria de Comunicação / Núcleo de Imprensa e Documentação.
Tel.: (91) 3114-1000 / 3114-1002 / 3114-1007 / 8733-2775
E-mail: prefeiturabelem.comus@gmail.com 
Site: www.belem.pa.gov.br

Barquinho da Linguagem da Brincadeira 2013

Professores e coordenadores da Semec passam por atualização de conhecimentos‏.

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Dia 1º de setembro é o Dia do Profissional de Educação Física e para comemorar a data o CREF 11/MS-MT.

(Conselho Regional de Educação Física da 11ª Região/Mato Grosso do Sul – Mato Grosso) realiza mais uma vez a Semana do Profissional de Educação Física. Este ano o tema é “Novas Tendências e Metodologias no Campo da Educação Física”. O evento será nos dias 30 e 31 agosto.

A inscrição é apenas 1 kg de alimento não perecível ou 1 brinquedo (jogo) que serão doados para entidades filantrópicas. Os profissionais poderão fazer a inscrição pelo site do Conselho (www.cref11.org.br) e a entrega do alimento ou brinquedo deverá ser feita na sede na entidade, que fica na Rua Joaquim Murtinho nº 158 – Centro. Os Profissionais do interior do Estado poderão fazer a entrega no dia do evento. As inscrições para acadêmicos serão feitas nas próprias universidades, a partir do dia 26 de agosto. 

Será entregue certificado de 18h. Cada participante poderá escolher um curso, e ainda acompanhar a palestra do PhD Rodrigo Gonçalves Dias, Vencedor do Prêmio Jovem Cientista InCor – FMUSP, e também do Dr. João Batista Freire da Silva sobre “A relevância social da Educação Física”, e da Dra. Iguatemy Maria de Lucena Martins sobre “Desafios e Perspectivas da Intervenção Profissional em Educação Física”.

O evento é realizado pelo CREF 11/MS-MT, com apoio da Unigran, Deputado Estadual Junio Mochi, Governo do Estado e Fundesporte. 



Programação


30/08/2013 – SEXTA FEIRA
NOTURNO: 19H00 ÀS 22H00 
LOCAL: UNIGRAN Capital
Rua: Abrão Júlio Rahe, 325 - Centro - Campo Grande/MS

PALESTRANTE
PhD Rodrigo Gonçalves Dias CREF 059988-G/SP
Vencedor do Prêmio Jovem Cientista InCor – FMUSP
PALESTRA:
O histórico que levou ao maior reconhecimento da ciência brasileira:
Conversando com o vencedor do Prêmio Jovem Cientista.
MEDIADOR: 
Domingos Sávio da Costa CREF 000020-G/MS


31/08/2013 – SÁBADO 
LOCAL: UNIGRAN Capital
Rua: Abrão Júlio Rahe, 325 - Centro - Campo Grande/MS
CURSOS:
Matutino: 08h00 às 12h00

(A) Modalidades Paralímpicas
Ministrante: Esp Yara Helena Yule CREF 001473 G/MS
(B) Futebol: Teoria, prática e suas regras
Ministrante: Esp Erlei Pires Dias CREF 000736-G/MS
(C) Suplementação Esportiva - Auxílios nutricionais e ergogênicos no esporte e 
atividade física
Ministrante: Esp Eduardo Schwab Mello CREF 006795-G/PR
(D) Treinamento de Corrida de Rua 
Ministrante: Mdo Leonardo Emmanuel de Medeiros Lima CREF 023984-G/SP
(E) Recreação e Lazer 
Ministrante: Me Rosa Maria Alves da Costa CREF 01150-G/PA



31/08/2013 – SÁBADO
CURSOS:
Vespertino: 13h30 às 17h30

LOCAL: UNIGRAN Capital
Rua: Abrão Júlio Rahe, 325 - Centro - Campo Grande/MS.

(A) Modalidades Paralímpicas
Ministrante: Esp Yara Helena Yule CREF 001473- G/MS
C) Suplementação Esportiva – Auxílios nutricionais e ergogênicos no esporte e atividade física.
Ministrante: Esp Eduardo Schwab Mello CREF 006795-G/PR
(E) Recreação e Lazer
Ministrante: Me Rosa Maria Alves da Costa CREF 01150-G/PA

LOCAL: Praça Esportiva Belmar Fidalgo
Rua Dom Aquino, 2686 - Centro - Campo Grande/MS.
CURSOS: 

(B) Futebol: Teoria, prática e suas regras
Ministrante: Esp Erlei Pires Dias CREF 000736-G/MS
D) Treinamento de Corrida de Rua
Ministrante: Mdo Leonardo Emmanuel de Medeiros Lima CREF 023984-G/SP


31/08/2013 – SÁBADO
19h00 às 22h00
LOCAL: Plenário Deputado Júlio Maia, Assembleia Legislativa, Palácio Guaicurus 
Av. José Nunes da Costa - Parque dos Poderes Bloco 09 – Campo Grande/MS
SOLENIDADE DE ABERTURA

PALESTRANTE:
Dr João Batista Freire da Silva CREF 002992-G/SC
PALESTRA:
A relevância social da Educação Física

PALESTRANTE:
Dra Iguatemy Maria de Lucena Martins CREF 000001-G/PB 
(Conselheira – CONFEF)
PALESTRA:
Desafios e Perspectivas da Intervenção Profissional em Educação Física

MEDIADOR:
Ubiratam Brito de Mello CREF 000527-G/MS
(Presidente - CREF11/MS-MT)

Professores e coordenadores da Semec passam por atualização de conhecimentos‏.

Conteúdos relacionados à linguagem Gestual - corporal.
Profas.Solange Mochiutti e Rosângela Lavand.
A linguagem corporal é uma forma de comunicação não-verbal. Abrange principalmente gestos, postura, expressões faciais, movimento dos olhos e proximidade entre locutor e interlocutor (Proxêmica)
Contribuem para o estudo da Linguagem Corporal a Cinesiologia, ciência que analisa o movimento do corpo humano, a Paralinguagem, a PNL – Programação Neuro-Linguistica, a Neurociência, a Psicologia, a Proxêmica e a Oratória.
A expressão "língua gestual" refere-se à língua materna de uma comunidade de surdos. As línguas gestuais são línguas naturais, que se surgem e se desenvolvem naturalmente, como as línguas orais. Esta língua é produzida por movimentos das mãos, do corpo e por expressões faciais e a sua recepção é visual. Tem um vocabulário e gramática próprios.
Uma língua é um sistema de comunicação específico e exclusivo do ser humano, sendo gerido por regras particulares. Assim como as línguas orais, a LGP possui as características das línguas naturais:








 Fonte:  Wikipédia, a enciclopédia livre
Fotos: Rosinha Costa - ACOM/SEMEC

DIA DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA‏ - PIAUI 2013


Professores e coordenadores da Semec passam por atualização de conhecimentos‏.

Através do brincar a criança interage com o meio, conhecendo-o e manifestando sua criatividade, inteligência, habilidade e imaginação. Esses aspectos manifestos pela criança durante a brincadeira, além de serem necessários para um bom desenvolvimento, a conduz durante toda a vida. Sendo assim, a brincadeira deve ser vivenciada da melhor forma possível.

O brincar é uma experiência que possibilita à criança demonstrar sua personalidade, uma vez que são manifestas ação e imaginação, é despertada também para conseguir seus objetivos. A situação da brincadeira propicia à criança um melhor conhecimento de si própria, e o processo de socialização, devido às situações de vida que são vivenciadas com outras crianças.









Por Patrícia Lopes Equipe Brasil Escola
Fotos: Rosinha Costa - ACOM SEMEC