A
campanha brasileira segue irretocável na fase final do Grand Prix,
disputada em Sapporo, no Japão. Sem perder nenhum set nos quatro jogos
até aqui, as comandadas de Zé Roberto chegaram a ter dificuldades
contra a Sérvia em alguns momentos do jogo da madrugada deste sábado,
mas, melhores tecnicamente, venceram a partida por 3 sets a zero
(27/25, 25/21 e 25/22)
topfiep
sábado, 31 de agosto de 2013
sexta-feira, 30 de agosto de 2013
Brasil x Itália pela fase final do Grand . Thaisa e Gabi brilham, Brasil bate Itália e lidera fase final do Grand Prix.
Thaisa tenta ataque de meio no duelo contra a Itália Divulgação/FIVB.
Thaisa é bicampeã olímpica, enquanto Gabi, de apenas 19 anos, é a novata da seleção nesse Grand Prix. Mas a diferença na experiência com a seleção brasileira não influenciou na atuação de mabas na madrugada desta sexta-feira e as duas foram as principais responsáveis pela vitória do Brasil sobre a Itália, na terceira rodada da fase final do Grand Prix. Com o triunfo por 3 sets a 0 (parciais de 25-16, 26-24 e ), o Brasil chegou aos nove pontos e é líder isolado da fase decisiva.
O Brasil é a única seleção a vencer seus três primeiros compromissos na fase final do torneio por 3 a 0 - como a China derrotou a Itália na última quinta-feira por 3 a 2, fez apenas dois pontos na vitória e está com oito no total. As seleções, caso confirmem triunfos sobre Sérvia, no caso do Brasil, e Japão, no caso da China, duelam no domingo pelo título da competição.
O domínio brasileiro sobre a Itália teve início logo no primeiro set. No segundo tempo técnico, a vantagem já era de 16 a 8. Gabi e Thaisa já se destacavam, principalmente no bloqueio. O fundamento foi responsável por 14 pontos do Brasil na partida.
Após um pequeno sufoco causado pela gigante Diouf, de 2,02 m, o Brasil conseguiu fechar o primeiro set com bola de meio de Thaisa.
A segunda parcial foi diferente. A Itália voltou mais ligada que o Brasil e segurou a liderança até o final do set. Porém, após desperdiçar a única chance de fechar a parcial, quando tinha 24 a 23, se complicou em ótima sequência de saques de Sheilla e tomou a virada sem ais pontuar: 26 a 24 para o Brasil.
O saque do Brasil causou muitas complicações às italianas: foram 13 aces e outros diversos saques com recepções confusas das rivais europeias.
No último set, um passeio. O Brasil chegou a abrir 10 a 3 e, mesmo com pedidos de tempo do técnico italiano, não houve reação. A vantagem chegou a 24 a 8, antes das italianas conseguirem uma pequena série de pontos e atingirem dígito duplo no placar. Um bloqueio de Adenizia foi responsável pelo match point e o triunfo por 25 a 11.
Thaisa foi a maior pontuadora do Brasil, com 16, seguida de Fernanda Garay, com 13, e Gabi, com 12 - a jovem de 19 anos foi responsável por nove pontos de ataque, melhor marca das brasileiras.
A seleção do técnico José Roberto Guimarães volta à quadra na madrugada de sexta para sábado, às 3h30, para enfrentar a Sérvia.
quarta-feira, 28 de agosto de 2013
Brasil atropela abalado EUA e estreia com vitória nas finais do Grand Prix.
Divulgação/FIVB
- A seleção brasileira estreou com vitória sobre a forte equipe dos EUA nas finais do Grand Prix
A seleção mostrou a que veio na fase final do Grand Prix nesta quarta-feira. Na partida contra os EUA, seu principal rival na competição, o Brasil brilhou no bloqueio e venceu com méritos. Dominando o jogo, as brasileiras fizeram 3 sets a 0, com parciais de 25-19, 25-11 e 25-10.
O primeiro set começou como o esperado, muito disputado. A equipe dos Estados Unidos começou muito forte no ataque e o Brasil contou com a boa visão de Dani Lins e a segurança de Fabiana para manter a partida de igual para igual. Na metade do set, porém, as norte-americanas se atrapalharam em quadra e o Brasil começou a crescer.
Com seguidos erros das adversárias, as brasileiras ganharam confiança e abriram vantagem no placar a partir de boa sequência de saques de Fernanda Garay. No fim da primeira parcial, após chamada de atenção do técnico Karch Kiraly, as norte-americanas ainda chegaram a reagir, mas não impediram a vitória brasileira. Na segunda etapa, o principal fundamento do Brasil no jogo começou a aparecer. Dani Lins, Fernanda Garay, Thaísa e Gabi formaram um paredão no bloqueio brasileiro, que acuou ainda mais as norte-americanas, que continuaram errando muito e viram o Brasil dominar a partida.
A boa leitura de jogo da levantadora Dani Lins também ajudou o Brasil a manter o bom ritmo durante toda a partida. Com muitas bolas levantadas de costas e escapando do bloqueio, ela conseguiu distribuir bem o jogo e facilitar para as atacantes do Brasil. Além disso, Dani Lins soube dar confiança para as companheiras, repetindo levantamentos para quem errasse.
A confiança brasileira deixou as norte-americanas abaladas, e o enredo dos dois primeiros sets acabou se repetindo. O Brasil fechou a partida com a boa vantagem de 15 pontos, contando com bom desempenho de Gabi no bloqueio e ótima sequência de saques de Thaísa.
A vitória dá moral para a seleção brasileira, que encarou logo na estreia das finais o seu principal adversário em Grand Prix. Nos últimos três anos, os EUA venceram a competição, deixando o Brasil com a segunda colocação.
O próximo jogo do Brasil será contra o Japão, país anfitrião das finais, na próxima quinta-feira, às 7h10 (horário de Brasília).
Mundial de Judô: Rafaela Silva leva 1º ouro feminino do Brasil na história.
Medalha de prata no Mundial de Paris em 2011, a
brasileira Rafaela Silva foi além na edição deste ano, no Rio de
Janeiro. A atleta nacional venceu a americana Marti Malloy nesta
quarta-feira por ippon na decisão da categoria até 57 kg e, de quebra,
conquistou não só o primeiro ouro do Brasil na edição de 2013 do Mundial
como também a primeira medalha dourada do País na história das
categorias femininas do Mundial de Judô.