topfiep

terça-feira, 23 de julho de 2013

Mutirão do Pro Paz volta a beneficiar moradores e trabalhadores do Aurá

Rodolfo Oliveira/Ag. Pará
Marilene da Silva já tem uma nova Carteira de Identidade, retirada no primeiro dia do mutirão

Da Redação
Agência Pará de Notícias
Atualizado em 22/07/2013 às 19:05

Trabalhadores do Lixão do Aurá e moradores do entorno e de outros bairros de Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém, voltaram a ser beneficiados pelo mutirão de emissão de documentos, promovido pelo governo do Estado, por intermédio do Programa Pro Paz Cidadania. O mutirão começou nesta segunda-feira (22), na Escola Municipal Parque Bolonha, no Bairro de Águas Lindas, e prossegue até quinta-feira (25).
Para o catador Nazareno Cunha, 45 anos, que estava há seis meses sem nenhum documento, o mutirão foi a oportunidade de ter acesso à Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho, Certidão de Nascimento, CPF e Título de Eleitor, além de atendimento jurídico gratuito. O objetivo é atender os catadores do Aurá e moradores de bairros próximos.
“Infelizmente, eu não tinha tempo para tirar esses documentos porque trabalho o dia todo no Lixão do Aurá. Como esse atendimento fica perto da minha casa, eu aproveitei para tirar a minha Certidão de Nascimento, e ainda vou tirar a Carteira de Identidade e o CPF”, contou Nazareno Cunha.
Nesta segunda-feira foram realizados 1.182 atendimentos, incluindo emissão de documentos e atendimento jurídico. As equipes envolvidas no mutirão emitiram 373 Carteiras de Identidade, 143 CPFs, 108 Carteiras de Trabalho e 110 Títulos Eleitorais, e ainda fizeram 112 recadastramentos biométricos.
Um dos atendidos foi o braçal Valdemir Xavier dos Santos, 33 anos, que havia perdido os documentos em um assalto. “Fiquei apenas com a Carteira de Identidade. Hoje, quando soube do atendimento aqui, vim logo tirar a segunda via de todos os documentos que foram levados. Tirar uma nova documentação é muito difícil. Os locais ficam longe e a gente ainda enfrenta muita burocracia, principalmente para a Certidão de Nascimento. Acho que vou até tirar uma nova Carteira de Identidade, porque essa que tenho há muito tempo a foto nem parece mais comigo”, disse Valdemir.
Títulos - O mutirão também está cadastrando e emitindo títulos para eleitores de Belém e Marituba, e realizando o cadastro biométrico, obrigatório para todos os eleitores de Ananindeua, o que vai garantir maior segurança às eleições.
Marilene da Silva, 35 anos, foi uma das dezenas de pessoas que compareceram ao primeiro dia do mutirão para tirar um novo Título de Eleitor. Ela disse que se surpreendeu com a rapidez no atendimento. “Eu pensava que demoraria mais tempo, porque as filas para se recadastrar em Ananindeua são grandes. Só em pensar que eu tenho um novo Título de Eleitor e não enfrentei uma fila imensa, já me deixa muito feliz”, afirmou.
Segundo a integrante do Pro Paz Cidadania, Kátia Scalzo, a expectativa é atender cerca de 4 mil famílias. Destas, 1.824 são cadastradas na Associação de Catadores de Lixo do Aurá. “A ação seria apenas para os catadores do Aurá. Mas como vamos atender durante quatro dias, abrimos o atendimento a todos os moradores das proximidades do lixão e de outros municípios da Região Metropolitana. A política do Pro Paz é sempre de inclusão”, ressaltou.
Kátia Scalzo também informou que o mutirão faz parte de uma parceria do governo do Estado com as Prefeituras de Belém, Ananindeua e Marituba. “Temos como um dos objetivos cadastrar as famílias do Aurá, garantindo documentação e uma melhor oportunidade para todos”, afirmou.
O mutirão para emissão de documentos prossegue na Escola Parque Bolonha, localizada no Conjunto Verdejante III, entre as ruas da Mata e Principal, no bairro de Águas Lindas, em Ananindeua.
A ação é uma iniciativa do Pro Paz Cidadania em parceria com a Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), Polícia Civil, Empresa de Processamento de Dados do Pará (Prodepa), Defensoria Pública do Estado, Defensoria Pública da União, Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Secretaria Municipal de Educação de Belém (Semec) e Fundação Papa João XXIII (Funpapa).

Texto:
Brena Moreira - Pro Paz
Fone: (91) 3201-3633 / (91) 8895-6961 /93337755
Email: brenamoreira@gmail.com

Nenhum comentário: