topfiep

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Dor na relação sexual pode ser causada por fatores físicos ou psicológicos

Infecções ou falta de interesse deixam a mulher mais sensível na hora do sexo

POR ESPECIALISTA - PUBLICADO EM 30/09/2010
A dor, em condições normais, não faz parte da atividade sexual. A dor durante a relação sexual, especialmente durante a penetração, é uma condição conhecida como dispareunia. Vários fatores podem provocar o sintoma durante a penetração vaginal. Os fatores orgânicos mais comuns são as infecções e/ou inflamações, que, além de dor, podem causar também corrimento vaginal e coceira. 

As infecções, ainda, podem levar ao aparecimento de feridas, principalmente no colo uterino, local frequentemente tocado pelo pênis durante a relação sexual. Em mulheres que sofrem com essa condição, além da dor, pode vir sangramento após a relação. Outra causa de dor são as doenças do aparelho genital. Os tumores, como os miomas uterinos e cistos ovarianos, a endometriose, má formações genitais e vulvares podem causar dor.  
O ato sexual doloroso também pode estar associado a fatores emocionais potenciais. As relações sexuais prazerosas são sempre consentidas e desejadas, com um mínimo de envolvimento sentimental e com baixo nível de estresse. Quando a relação sexual é praticada sem interesse ou excitação, quando não há certeza se é isto mesmo que se quer ou quando a relação gera estresse (seja por educação repressora, medos e tabus ou insatisfação com o parceiro), ela passa a não ser mais prazerosa. 

Assim, embora as relações sexuais sejam fontes de prazer, são muitos os fatores que acabam levando a dor. Diante de sintomas de dor no intercurso sexual é necessário investigar as causas físicas e emocionais por profissionais da área médica e psicológica para definir um tratamento que possa contemplar o bem estar geral da mulher em sua vida sexual.

Nenhum comentário: