topfiep

terça-feira, 9 de julho de 2013

Aulão de aeróbica e hidroginástica movimentam veranistas em Mosqueiro‏.



A terça-feira,9, amanheceu agitada na Ilha do Mosqueiro, no primeiro dia de atividades dos Jogos de Verão, realizados pela Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer. Na vila, famosa pelo café da manhã com tapioquinha, os veranistas suaram a camisa no aulão de ginástica comandado pelos professores da Sejel.
No grupo que se exercitava à sombra do coreto central estava Luís de Moraes, 47 anos, alcoólatra,que foi convidado por uma amiga para fazer a aula ao ar livre. Luís, que já foi escrevente e vendedor, começou a beber há dez anos e nunca mais parou. Mesmo em condições físicas ruins ele não decepcionou os professores e em momento nenhum desistiu dos exercícios.
“Estamos bem surpresos de ver a energia que ele está tendo, como está feliz em fazer esse trabalho. O benefício é muito grande. Só dele ter parado nesse momento de ingerir álcool, de estar movimentando o corpo e se hidratando com água mineral, é muito gratificante pra nós”, comemorou a professora Nazaré Montalvão.
Seu Luís realmente estava contente. Comemorava a oportunidade de voltar a se exercitar. “Excelente essa iniciativa. Pretendo voltar todos os dias, porque posso até sentir o excesso de álcool saindo do meu corpo”, explicou ele.
A digitadora Hellen Aviz também participou da aula. Ela já frequenta academia, onde pratica musculação, e não abre das caminhadas quando está em Mosqueiro. Ficou surpresa quando viu a aula no meio da praça. “Muito boa a aula. Não esperava por isso. Estava caminhando com a minha mãe quando vi o aulão e voltarei todos os dias”, finalizou.
Na praia do Farol a ginástica foi nas águas agitadas do Rio Pará. Uma turma com cerca de 10 alunos foi a primeira a experimentar a aula de hidro feita no rio, surpreendente até mesmo para a professora. Lília Faro, com décadas de experiência em piscinas, não escondeu a empolgação com a novidade.
“Maravilha! É uma coisa super gostosa, totalmente diferente da piscina. Vento, espaço de sobra, água quentinha... tudo o que o veranista pode ter de bom nessas férias”, explicou a professora que precisou estudar o movimento das marés para garantir a segurança dos alunos.
Com as ondas e a água em constante movimento os exercícios ficam ainda mais puxados, mas nada que assuste quem decide encarar essa hidroginástica diferente. Ana Del Aguilla foi uma das participantes, mesmo com o pé machucado. “É sempre bom investir na saúde, na educação física, e aqui em Mosqueiro estamos carentes disso. Então, é uma iniciativa muito boa e vamos torcer para continuar porque vale muito a pena.
Nessa quarta-feira,10, além do aulão e da hidroginástica, a programação do Jogos de Verão terá passeio sobre rodas, com concentração às 16h, na arena do Farol, e futebol de areia feminino, a partir de 18h30, no mesmo local.
Texto: Fabiana Cabral - Ascom Sejel
Fotos: Ascom Sejel
Edição: Lene Tavares - NID Comus

Nenhum comentário: