topfiep

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Abacate: gorduroso, sim, e super saudável também

Abacate é fonte das vitaminas A, C e E (Foto: iStock)Calórico e gorduroso. São esses adjetivos que acompanham o abacate e ele bem que faz jus à fama: é mesmo uma fruta rica em gordura (o índice pode chegar a 18,5 gramas no abacate comum) e uma porção de 100 gramas - equivalente a uma fatia - possui cerca de 162 calorias. No entanto, não há o que temer: a fruta é excelente para a saúde e pode ser incluída na dieta de qualquer pessoa, inclusive aquelas que querem emagrecer.
Aproximadamente 89% do valor energético do abacate provém da já falada gordura, conforme explica a nutricionista Juliana Saldanha. "Isso fica assim distribuído: 3,7g de gordura saturada, 8,3g de gordura monoinsaturada e 6,5g de gordura poliinsaturada e quantidades ínfimas de colesterol", diz a especialista. Mas não se assuste com os números: a gordura monoinsaturada é benéfica ao organismo e ajuda na redução do colesterol e triglicérides, dilatando os vasos sanguíneos e auxiliando na prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares, incluindo controle da pressão sanguínea. Ela tem uma mãozinha de outro componente da fruta, o ácido oleico - ômega 9 -, que bloqueia a toxicidade do colesterol ruim.
O abacate também é fonte das vitaminas A, C e E - poderosíssimos antioxidantes que estimulam o sistema imunológico e protegem a pele - além de vitaminas do complexo B (que atuam na digestão de carboidratos. A fruta possui mais de um terço da ingestão recomendada de ácido fólico) e vitamina K (que auxilia a coagulação do sangue). Possui, também, um alto teor de proteína (cerca de 2 gramas para cada porção de 100 gramas). Minerais como ferro (10% da ingestão diária recomendada), magnésio, cálcio e cobre também estão presentes. O destaque fica com o potássio: metade da unidade média fornece 500 mg do mineral - 60% a mais que a banana.
A fruta possui, também, uma substância chamada beta sitosterol, que ajuda a controlar os hormônios do estresse e evita a fadiga mental. O abacate é, ainda, um bom aliado no controle da tensão pré-menstrual e na regulação do sono. Estudos recentes apontam o alimento como poderoso bloqueador de cerca de trinta agentes cancerígenos diferentes. E você sabia que além de tudo isso o abacate também tem fama de afrodisíaco? "O povo acredita que a polpa do abacate tenha esses poderes. No caroço, concentra-se parte da força libidogênica do abacate. O macerado dos caroços preparado com vinho branco, como seu extrato fluido, são considerados como bons afrodisíacos", esclarece Juliana.
Como já comentamos, apesar de calórico, o abacate é bem vindo nas dietas de emagrecimento. Parece estranho, mas pode confiar: a fruta auxilia no processo da perda de peso pois contém muitas fibras, componente que ajuda a saciar a fome e auxilia no funcionamento intestinal: nada de prisão de ventre ou perturbações digestivas. O fígado também é beneficiado pelo abacate pois a fruta auxilia na sua desintoxixação. Os ômegas 3 e 7 ajudam a equilibrar o organismo e contribuem para a eliminação de gordura. Por ser altamente energético, o abacate tem a preferência de muitos atletas.
Se formos pensar nos benefícios, a fruta deveria estar em todas as refeições. Mas, para qualquer pessoa, o conselho é o mesmo: consuma com moderação. "Lembre-se de que o abacate possui o dobro de calorias da manga, duas vezes e meia o valor calórico da maçã ou abacaxi, mais de três vezes e meia o da laranja", ressalta Juliana. Cerca de três colheres da fruta são o indicado para comer diariamente.
Para escolher um abacate no ponto prefira os que são suaves ao toque e que não tenham manchas escuras ou descolorações. A casca deve ser verde e brilhante. E um truque de vó: balance a fruta. O caroço deve estar solto. Para conservá-lo depois de cortado, manhtenha o abacate na geladeira e com o caroço.

Pagination

Nenhum comentário: