topfiep

terça-feira, 9 de julho de 2013

Catadores do Aurá recebem certidão de nascimento em Ação de Cidadania‏.


Trabalhadores do lixão do Aurá e seus familiares receberam nesta terça-feira, 09, uma grande ação de cidadania para emissão de certidão de nascimento. O mutirão que tem apoio técnico e operacional da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) e da Secretaria Extraordinária de Estado de Articulação Municipal (Seeam) é coordenado pela Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) e prossegue até quarta-feira, 10, no Centro de Apoio ao Catador, dentro do Aterro Sanitário, das 8 às 14h.
Nas primeiras horas do dia, antes mesmo da atividade começar, cerca de 50 pessoas já aguardavam ansiosas o inicio do atendimento. Para a catadora Aldineia Nogueira, a primeira via da certidão de nascimento é a esperança de novas possibilidades. “Agora sim vou poder dizer que eu existo. Vou registrar os meus filhos, e quem sabe me inscrever em curso de especialização para melhorar de vida”, diz a trabalhadora de 32 anos de idade, oito deles dedicados à catação de lixo.
O beneficio chega também para a filha de Aldineia, a jovem Érica Nogueira, de 18 anos, e seus quatro filhos. “Meu sonho era tirar a minha certidão e a dos meus filhos mas nunca consegui por que minha mãe não tinha o documento dela. Já tinha tentado várias vezes, mas nunca dava certo”, lembra Érica.
Agora, mãe e filha já esperam a segunda etapa do projeto, que será realizada de 22 a 25 deste mês, para retirar os outros documentos que ainda faltam: CPF, Carteira de Trabalho e RG. “Queremos ter nossos documentos completos”, planejam juntas.
Outra trabalhadora do lixão, Vera Lúcia Rocha, de 42 anos, aproveitou a ação para emitir a segunda via da sua certidão de nascimento e registrar os filhos. Ela conta que o valor cobrado pelos cartórios era um dos motivos para ainda não ter o documento. “Eles (cartório) cobram um valor muito alto e a gente não tem esse dinheiro. Não sabia nem quando ia tirar a certidão dos meus filhos. Hoje me sinto aliviada já que consegui fazer tudo sem ter que pagar nada”, comemora já com o documento nas mãos.
A assistente social da Sesan, Cristina Barreto, explica que o levantamento social concluído no mês de junho pela Prefeitura Municipal de Belém (PMB), no lixão do Aurá, detectou que 315 catadores não possuem nenhum tipo de documento. Segundo ela, a partir de agora estes trabalhadores poderão ser beneficiados por programas assistenciais do Governo Federal e das prefeituras de Belém e Ananindeua.
Para a técnica da Seas, Elisanete Virtebino, a expectativa é atender mais de 300 pessoas nos dois dias de ação. “Estamos preparados para atender todos que aparecerem por aqui nesses dois dias”, ressalta a profissional.
Além da certidão de nascimento, os catadores do Aurá também estão sendo cadastrados para receber óculos e cadeiras de rodas. Para isso, eles são orientados a apresentar laudo médico e exames que comprovem a necessidade de uso do objeto solicitado.
Texto: Tatiane Freitas - Ascom Sesan
Fotos: Adriano Magalhães - Comus PMB
Edição: Lene Tavares - NID Comus

Nenhum comentário: