topfiep

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Novidades marcam os concursos juninos da PMB‏.



O Arraiá da Capitá promovido pela Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Cultural do Município (Fumbel), trará novidades este ano. Os concursos oficiais da quadra junina acontecerão no Portal da Amazônia, as misses campeãs de 2012 poderão concorrer pelo bi-campeonato e o número de campeãs de quadrilhas aumentou para 20 vagas na categoria adulta, e para 10 na categoria mirim. O Arraiá da Capitá acontecerá de 14 a 30 de junho, no Portal da Amazônia.
Na tarde desta quinta-feira, 23, a Fumbel encerrou as inscrições dos grupos que irão participar da programação do arraial deste ano. Quadrilhas cômicas, bois-bumbás e pássaros juninos tiveram até às 14 horas para se habilitar ao Arraiá da Capitá, que está com sua programação sendo definida pela organizadora do evento.
Oitenta e cinco grupos disputarão o concurso de quadrilhas adultas, e 30 mirins na disputa pelas 10 Melhores de 2013. Os certames acontecerão em arena montada especialmente para os quadrilheiros, enquanto no palco haverá a apresentação dos grupos juninos.
No início deste mês, o prefeito Zenaldo Coutinho reuniu com os representantes das quadrilhas juninas para definir o concurso, e destacou a importância do Portal da Amazônia como cenário da festa. “Na orla podemos garantir que será o maior São João da Região Norte do país, com a estrutura necessária para garantir diversão e segurança aos brincantes e apreciadores”, afirmou o prefeito.
A programação, que está sendo definida, contará também com apresentações de bois-bumbás, pássaros juninos, grupos parafolclóricos, quadrilhas cômicas e artistas da terra. “Será um momento especial para a cidade. A cultura do Pará terá mais visibilidade, e os nossos grupos mostrarão sua arte aos que forem prestigiar esta grande festa”, comentou Heliana Jatene, presidente da Fumbel.
Para Itamar Oliveira, diretora da Confederação Brasileira de Entidades de Quadrilhas Juninas (Confebraq) e vice-presidente da Associação de Quadrilhas Juninas do Estado do Pará (Aquanto), o novo espaço foi recebido com alegria pelos quadrilheiros. “Estou feliz com a decisão. Vejo um amadurecimento dos artistas que fazem a quadra junina com dedicação e esforço, o que resulta em uma busca e aceitação de novas perspectivas”, analisou Itamar, conhecida como Dona Tetê.
O Arraiá da Capitá acontecerá de 14 a 30 de junho, no Portal da Amazônia. Na programação, grupos e quadrilhas juninas farão da orla de Belém o maior arrasta pé da Região Norte, a partir das 18h.
Texto: Márcio Moreira
Fotos: Arquivo Comus
Edição: Vanda Duarte

Nenhum comentário: