topfiep

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Ações da Funpapa para moradores de rua são apresentadas em workshop‏.

Com o objetivo de conhecer as políticas para pessoas em situação de rua e a metodologia de trabalho dos órgãos que oferecem serviços de assistência social em Belém, a Defensoria Pública do Estado do Pará convidou a Fundação Papa João XXIII (Funpapa), a Secretaria de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social (Seas) e a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) para um workshop sobre o tema na manhã desta quinta-feira, 23.
Realizado na sede da Defensoria, o workshop debateu o fluxo de atendimento às pessoas em situação de rua e a parceria entre as instituições.
Na abertura do evento o Defensor Público Geral, Luiz Carlos Aguiar Portela, destacou a importância da atuação conjunta das instituições. "Este é o momento de conhecermos o trabalho de cada órgão e saber qual seu papel dentro da sociedade e como ele está sendo desenvolvido, assim podemos continuar oferecendo um verdadeiro trabalho à população dentro das políticas públicas", declarou.
Durante a reunião os representantes de cada instituição apresentaram suas logísticas de trabalho e aproveitaram para destacar as ações já realizadas em parceria,além de oferecerem propostas para implementação dos serviços. Uma das propostas visa a emissão de documentos para os moradores de rua, que é uma das grandes dificuldades enfrentadas, devido este público não ter residência fixa.
Em sua apresentação a presidente da Funpapa,Suely Cristina Bandeira, destacou os serviços da assistência social no município e os trabalhos que a Prefeitura de Belém vem desenvolvendo para a população em situação de rua. “Trabalhar as vulnerabilidades sociais dentro de Belém é nosso principal objetivo e para isso contamos com a parceria de todos, juntos vamos à busca pela garantia de direitos dessas pessoas’’,destacou.
A partir de agora haverá uma reunião mensal com as instituições envolvidas, para que apresentem os serviços que estão sendo realizados em beneficio deste público específico e para que sejam criadas estratégias que fortaleçam a rede intersetorial..
Programa Cuidando da Gente
A Prefeitura de Belém por meio da Funpapa e da Sesma realiza desde abril deste ano nas ruas da capital ,o programa de governo denominado "Cuidando da Gente", com o objetivo de levar atendimento á população em situação de rua.
O programa já esteve na Praça do Relógio, Ver-o-Peso, Praça dos Estivadores e Praça Magalhães e a partir da próxima terça-peira,28, estará em São Brás. . Aproximadamente seis mil pessoas já foram atendidas pelo programa, que oferece serviços como verificação de pressão arterial, teste rápido de Hepatite e HIV, teste de glicemia, vacinação, encaminhamentos especializados e acolhimento em abrigos.
Texto: Márcia Moraes-Ascom Funpapa
Fotos: Arquivo Comus
Edição: Lene Tavares - NID Comus


Nenhum comentário: