topfiep

quinta-feira, 19 de julho de 2012

[Boletim CONFEF] - Nº 94 - Julho de 2012‏


Boletim Eletrônico CONFEF
UFMG ganha pista de atletismo
Boletim Eletrônico CONFEF
O Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da Universidade Federal de Minas Gerais passou a contar, desde 28 de junho, com uma pista de atletismo de padrão internacional, com revestimento similar ao que será utilizado nas Olimpíadas de Londres. Com superfície sintética, a pista conta com oito raias, uma raia adicional para treinamento e uma pista inclinada para aperfeiçoamento dos atletas.
A inauguração da pista de atletismo, batizada de Esmeralda de Jesus, contou com a presença do secretário nacional de Esporte de Alto Rendimento do Ministério do Esporte, Ricardo Leyser. "A cerimônia de inauguração da pista de atletismo do CTE foi uma grande festa", comemora o conselheiro federal Emerson Silami Garcia (CREF 000046-G/MG), diretor da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG.
A pista de atletismo foi vistoriada, em abril, por representante da IAAF, que atestou que ela poderá ser utilizada em campeonatos mundiais de atletismo.
Fonte: Ministério do Esporte
Presidente do CONFEF recebe Medalha Pernambucana do Mérito Policial Militar
No final de junho, o presidente do CONFEF, Jorge Steinhilber (CREF 000002-G/RJ) foi agraciado com a Medalha Pernambucana do Mérito Policial Militar. A mais alta condecoração da Polícia Militar de Pernambuco foi outorgada por ato do governador do estado, Eduardo Campos, a pedido do comandante geral da PMPE, Coronel Antônio Carlos Tavares Lira.
A Medalha Pernambucana do Mérito Policial Militar é concedida a "personalidades, autoridades militares e civis, instituições públicas e entidades privadas que prestaram relevantes serviços à segurança pública e colaboraram efetivamente com as ações da Polícia Militar de Pernambuco".
O CONFEF aproveita a oportunidade para agradecer o apoio da PMPE à fiscalização e às demais ações do CREF12/PE-AL, lembrando que ambas as instituições atuam em defesa da sociedade, preservando a saúde da população ao garantir a segurança em atividades físicas orientadas.
Boletim Eletrônico CONFEF
MP pede afastamento de professores não habilitados em Roraima
O Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR), por meio da Promotoria do Patrimônio, ingressou com uma ação civil pública em que solicita o afastamento de professores da rede estadual de ensino que estão ministrando aulas de Educação Física sem a devida habilitação legal. Além do afastamento, a ação pede a nomeação e posse de professores de Educação Física aprovados em concurso público ocorrido em 2007. De acordo com o Ministério Público, as secretarias estaduais de Gestão Estratégica e Administração (Segad) e de Educação, Cultura e Desporto (SECD) mantêm 16 docentes, sem a licenciatura em Educação Física, ministrando aulas da disciplina. A ação foi protocolada na 8ª Vara Cível, no final de junho, e aguarda julgamento.
“A pessoa que não tem formação, e consequentemente não tem conhecimento na área de saúde, psicológica e na parte técnica, coloca em risco a vida das pessoas que praticam atividade física regular”, comentou o conselheiro Moacir Augusto de Souza (CREF 000001-G/RR).
Fonte: Folha de Boa Vista
CREF14/GO-TO apoia curso de dermatoglifia em Goiás
Boletim Eletrônico CONFEF
No final de junho, o CREF14/GO-TO apoiou a Requisito Tecnologia, cedendo o Auditório Conselheiro Alysson Francinni Felix da Silva para que a empresa oferecesse um curso de dermatoglifia aos profissionais de Educação Física de Goiás. O método realiza a avaliação genética de uma pessoa através da análise de suas impressões digitais, descobrindo suas qualidades físicas básicas, como força, resistência e velocidade - tanto as qualidades que foram potencializadas por genótipos obtidos pelos pais, como as que não foram potencializadas.
"Através dessa avaliação, você pode prescrever exercícios e treinamentos para poder fazer o equilíbrio dessas qualidades físicas e, através disso, ter mais longevidade, praticar esportes tendo menos lesões e por um longo tempo", explica José Fernandes Filho (CREF 000066-G/RJ), especialista em dermatoglifia que ministrou o curso.
E, já em 1º de setembro, haverá uma aplicação prática ao que foi ensinado: O Colégio Ateneu Dom Bosco, de Goiânia, aplicará o teste dermatoglífico em cerca de mil pessoas, durante o projeto Dia D, que faz parte das comemorações do Dia do Profissional de Educação Física. O evento também contará com a participação do CREF14/GO-TO e da Requisito Tecnologia.
Valorização da Educação Física nas séries iniciais em Rio Branco (AC)
A prefeitura de Rio Branco sancionou, em 9 de julho, a Lei 1.919/2012, que torna obrigatória a formação de Licenciatura em Educação Física para poder lecionar a disciplina na educação infantil e no ensino fundamental do município.
A partir da data de publicação da lei, a prefeitura de Rio Branco terá 90 dias para regulamentá-la e garantir que apenas licenciados em Educação Física estejam à frente da disciplina nas escolas municipais.
É mais uma vitória na defesa por uma Educação Física de qualidade para as crianças brasileiras!
Sistema CONFEF/CREFs lança campanha contra obesidade infantil
Estampada nas páginas da revista “Veja”, a propaganda do Sistema CONFEF/CREFs faz o alerta: “Com obesidade infantil não dá para brincar”. A campanha contra a obesidade infantil faz parte das ações do Sistema para 2012, ano em que os Conselhos Federal e Regionais discutem os riscos da obesidade para a população brasileira.
O texto da campanha reforça a importância do Profissional de Educação Física para reverter esse quadro: “Pais de crianças e adolescentes devem estar atentos. A obesidade, além de trazer grandes riscos para a saúde, leva o jovem a se sentir excluído, provocando quadros de depressão. A valorização das atividades físicas e esportivas orientadas por Profissional de Educação Física é uma questão de saúde e responsabilidade social”.
Participe você também desse importante movimento, afixando o cartaz da campanha em seu local de trabalho. O cartaz está disponível para download neste link.
Boletim Eletrônico CONFEF
Boletim Eletrônico CONFEF

Nenhum comentário: