Professores da rede municipal de ensino participaram nesta quinta-feira, 20, dos fóruns distritais realizados pela Secretaria Municipal de Educação. Eles aproveitaram ainda para elaborar propostas de melhoria do ensino público em Belém. Os fóruns, realizados em seis distritos simultaneamente, servem de preparação e laboratório de ideias para a Conferência Municipal de Educação, que será realizada nos dias 27 e 28 de Junho, no auditório David Mufarrej, na Universidade da Amazônia, Unama.
Nos fóruns, os professores foram divididos em sete eixos temáticos, inclusos no documento base da Conferência Nacional da Educação (Conae) 2014. Educação e Diversidade: justiça social, inclusão e direitos humanos, Educação; Trabalho e Desenvolvimento Sustentável: cultura, ciência, tecnologia, saúde, meio ambiente; Qualidade da Educação: democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem; Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social; Valorização dos Profissionais da Educação: formação, remuneração, carreira e condições de trabalho; Financiamento da Educação: gestão, transparência e controle social dos recursos. A partir dos temas, os professores analisaram a realidade local e com base nessas observações, apresentaram suas ideias.
Na Escola Municipal Maria Luiza Pinto do Amaral, aproximadamente 80 profissionais, entre professores, coordenadores, técnicos, representantes da sociedade civil organizada, pais e responsáveis e membros do conselho escolar, todos do Distrito Administrativo da Sacramenta (Dasac),participaram da atividade.
O coordenador do fórum na escola Maria Luiza Amaral, Dionelpho Júnior, ressalta a importância de discutir os métodos educacionais como instrumento para melhorar a educação e consequentemente a sociedade. “ A realização dos fóruns é importante porque traz à tona discussões necessárias a partir da participação popular em um plano coletivo. Através da realidade das escolas, a experiência de cada profissional e a elaboração do plano, podemos modificar os rumos da educação no país”, afirma.
Entre as propostas que foram discutidas nos grupos de trabalho por eixos estão a garantia de que os recursos destinados para a educação sejam aplicados de maneira correta, a construção de mais unidades educacionais infantis, a garantia de 50% dos recursos do pré-sal para a educação, critérios para a eleição de diretores na escola, a participação dos profissionais no conselho escolar, entre outras.
Para o diretor da escola Professor Josino Viana, Dário Merca, uma eleição mais criteriosa na escolha dos diretores escolares é uma forma de qualificar a educação. “A proposta é que os diretores sejam pedagogos ou pós graduados em gestão educacional para assim atender da melhor forma os alunos”, analisa.
Texto: Aline Saavedra - Ascom Semec
Fotos: Comus PMB
Edição: Lene Tavares - NID Comus
Fotos: Comus PMB
Edição: Lene Tavares - NID Comus
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