topfiep

quinta-feira, 27 de junho de 2013

IV Conferência Municipal de Educação abre debates sobre melhorias para o setor .













 Começou nesta quinta-feira, 27, e vai até amanhã, 28, a IV Conferência Municipal de Educação no auditório David Mufarrej, na Universidade da Amazônia – Unama. A IV Conferência Municipal de Educação faz parte do movimento nacional de preparação para a II Conferência Nacional de Educação – Conae, em 2014, para a construção de um Sistema Nacional de Educação, que assegure de forma clara a participação dos entes federados e dos setores da sociedade civil, na oferta de uma Educação com qualidade social para todos. O evento vai servir também para a consolidação do Novo Plano Nacional de Educação (PNE).

 “O poder público e a sociedade civil precisam caminhar juntos para o bom desenvolvimento do município. Assim, a realização da Conferência Municipal da Educação é de suma importância, porque é um momento de discussão, debate e criação de propostas em prol de políticas públicas para educação”,disse a secretária de Educação do municipio de Belém,Nelly Cecília Rocha. Na conferência serão analisados os sete eixos temáticos elaborados pelo Fórum Nacional de Educação no Documento-Referência, visando o estabelecimento, consolidação e avanço das políticas públicas para a educação nacional. 

Eixo I – O Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação: organização e regulação; Eixo II – Educação e Diversidade: justiça social, inclusão e direitos humanos; Eixo III – Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável: cultura, ciência, tecnologia, saúde, meio ambiente; Eixo IV – Qualidade da Educação: democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem; Eixo V – Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social; Eixo VI – Valorização dos Profissionais da Educação: formação, remuneração, carreira e condições de trabalho; e o Eixo VII – Financiamento da Educação: gestão, transparência e controle social dos recursos. Durante a abertura do evento, a PhD em Educação, Prof. Olgaíses Cabral Maués, destacou a importância da educação: “para se pensar no desenvolvimento de uma cidade, é indispensável investir, de forma significativa e racional, em educação e em todos os profissionais da área. Por isso, é necessário dedicar todos os recursos possíveis, para o aperfeiçoamento de alunos e professores”, afirmou. As contribuições desta conferência resultarão em objeto de deliberação, garantindo as diretrizes da formulação e materialização de políticas de Estado, sobretudo na construção de um PNE (Plano Nacional de Educação) e de suas políticas, programas e ações, incluindo os planos estaduais, distrital e municipais de educação, e fornecendo as bases para a criação e consolidação do Sistema Nacional de Educação. 
Texto: Jolse Quinto – Ascom Semec 
Fotos: Ascom Semec
 Edição: Lene Tavares – NID Comus 


Nenhum comentário: