topfiep

sábado, 1 de junho de 2013

Espetáculo em Belém realiza mistura inédita de cinema mudo com ópera

Ópera "La Traviata" será encenada nos dias 3 e 4 de junho, às 20h.
Espetáculo contará com presença do pianista Paulo José de Campos Melo.

Do G1 PA
Comente agora
Tenor Antônio Wilson ensaia em companhia da soprano Dione Colares ária da ópera "La Traviata".  (Foto: Divulgação/Agência Pará)Tenor Antônio Wilson ensaia em companhia da soprano Dione Colares ária da ópera "La Traviata". (Foto: Divulgação/Agência Pará)
Uma mistura inusitada de ópera com cinema mudo, é o que promete a apresentação da ópera “La Traviata”, em Belém, nos próximos dias 3 e 4 de junho, no Teatro Cláudio Barradas, em comemoração ao centenário da morte do compositor italiano Giuseppe Verdi. O público poderá conferir o espetáculo gratuitamente.

A apresentação da ópera é uma das novidades do XVI Festival Internacional de Música do Pará (Fimupa), que inicia no próximo domingo (2), às 10h30, no Theatro da Paz. A abertura oficial será às 20h30.

Na noite da última sexta-feira (31), os fãs da ópera puderam acompanhar, com exclusividade, o ensaio dos cantores líricos com figurino do espetáculo. A ópera foi idealizada pela cantora lírica paraense Jena Vieira, que trabalha com a direção cênica desse tipo de espetáculo nos Estados Unidos e em outros países. A montagem que será apresentada em Belém usará várias linguagens artísticas.
“Sem dúvida, esta ópera é uma das mais famosas do mundo dentro da literatura experimental. E esse momento é muito importante para todos que participam da apresentação porque iremos mostrar pela primeira vez o resultado da mistura entre o cinema mudo e a ópera”, disse o pianista e superintendente da Fundação Carlos Gomes (FCG), Paulo José Campos de Melo, que na ópera faz o acompanhamento ao piano, executando a partitura original da ópera, com improvisações nos trechos do espetáculo em que haverá a interação com o filme mudo “A Dama das Camélias”.
Clássico
A ópera “La Traviata”, que em português significa “A mulher caída”, é de Giuseppe Verdi com textos adaptados para ópera de autoria de Francesco Maria Piave. A apresentação é dividida em quatro cenas, de até quatro atos. “Estamos com uma expectativa muito boa com essas apresentações porque sabemos que o povo do Pará gosta e aprecia muito a arte como um todo”, ressaltou o superintendente da FCG.
Com direção artística de Adamilson Abreu, o espetáculo tem duração de uma hora e meia. No elenco, estão as sopranos Dione Colares e Luciana Tavares, assim como o tenor Antonio Wilson e o barítono Nilberto Viana, além do pianista Paulo José de Campos Melo.
Segundo Campos de Melo, a ópera deverá ser levada para o interior do estado, com apresentações gratuitas. “Divulgar e poder difundir a arte, a música e a nossa cultura para todo o estado é um dos principais objetivos da Fundação. E com certeza esta ópera fará muito sucesso em todo o Pará”.

Serviço: A ópera “La Traviata” será apresentada na próxima segunda (3) e terça-feira (4), às 20h, no Teatro Universitário Cláudio Barradas, localizado na rua Jerônimo Pimentel, 546, bairro do Umarizal, em Belém. Entrada gratuita.

Nenhum comentário: