topfiep

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

SEMEC REALIZA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO CICLO I


De 3 a 31 de outubro, o Centro de Formação de Professores da SEMEC realiza a avaliação dos alunos de CI em escrita, matemática e produção de texto, nas escolas municipais de Belém.

Segundo dados do SIGA - Sistema de Gestão Acadêmica (SEMEC), 14.406 alunos do C1 estão no e noanos do Ciclo I que são atendidos pelo Programa ECOAR, mais especificamente pelo Projeto Expertise em Alfabetização, público-alvo desta avaliação.

A seleção do 1º e 3º anos se justifica por serem estas as etapas inicial e final do Ciclo I, possibilitando avaliar o aluno em adiantado processo de alfabetização, uma vez que a avaliação ocorre em outubro, e o aluno em Conclusão do Ciclo I.

Esta avaliação, realizada anualmente em outubro, desde 2005, integra a ações do Programa ECOAR de Formação Continuada de Professores. Em 2011, a avaliação é aplicada em uma amostra envolvendo 2.160 alunos, distribuídos em 564 turmas (CI 1º e 3º anos).

Utilizando base estatística, a amostra foi extraída de forma estratificada, dando aos resultados 95% de confiabilidade, com erro admitido de 2% para mais e para menos, ficando definida em 2.160 alunos distribuídos de acordo com a tabela:

Alunos C1

Número

População

1º ano

6219

43,17%

3º ano

8187

56,83%

Total

14406

100%

Fonte: SEMEC/ECOAR/Grupo-base, 2011

Além da aplicação dos testes nos alunos, os avaliadores identificam dados referentes ao funcionamento da escola sobre a gestão da aprendizagem na escola, denominado: Retrato da Escola no dia da Avaliação.

A avaliação permite visualizar os resultados do Programa ECOAR e fundamentar tomada de decisões sobre o andamento do Programa, que destina-se aos professores, mas tem foco na aprendizagem do aluno.

Texto: Lorena Trescastro – SEMEC/ECOAR

Nenhum comentário: