topfiep

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Com cueca palmeirense, Hoyama bate argentino e leva o 10º ouro em Pans.

Maior campeão do Brasil na história dos Jogos, mesa-tenista de 42 anos garante a vitória por equipe. Ele ainda vai brigar por medalha no individual

Por Gabriele LombaDireto de Guadalajara, México

tênis de mesa Hugo Hoyama Pan Guadalajara (Foto: Luiz Pires / VIPCOMM)Hoyama comemora sua décima quinta medalha em
Pan, a décima de ouro (Foto: Luiz Pires / VIPCOMM)

Foi o décimo ouro, e com uma vitória sobre a Argentina. Hugo Hoyama, brasileiro com o maior número de vitórias em Jogos Pan-Americanos, aumentou sua lista. Depois de perder nas duplas, ao lado de Thiago Monteiro, ele venceu o jogo de simples e fechou em 3 a 1 a final melhor de cinco por equipe do tênis de mesa. O amuleto da sorte? Uma das dez cuecas do Palmeiras que botou na mala antes de embarcar para Guadalajara.

- Estou usando uma cueca do Palmeiras agora. Trouxe cinco brancas e cinco verdes - contou, rindo.

Hoyama aproveitou então para dar um puxão de orelha nos torcedores de futebol. Porta-bandeira do Brasil na cerimônia de abertura, ele disse é preciso aprender com o tênis de mesa. A lição? Respeito.

- Até na bolinha de gude a gente tem que ganhar da Argentina. Mas do lado de fora somos superamigos. Há muito respeito. Não tem nada de catimba, nada de briga. Isso é um exemplo para o futebol. Sou palmeirense e fico triste por ver tudo o que o Palmeiras está passando. Perseguição a atleta, briga de torcedores. Futebol é nosso esporte mais importe. Mas futebol é alegria. Acho que o tênis de mesa pode passar esse exemplo: alegria e tristeza dentro da mesa. Fora dela, amizade. Eu tiro sarro de são-paulino, corintiano, santista, e meus amigos tiram sarro de mim também - diz o brasileiro.

Thiago Monteiro comemora ouro no Pan 2011 com Gustavo Tsuboi e o recordista de medalhas Hougo Hoyama (Foto: Luiz Pires/Vipcomm)Hoyama teve a ajuda de Thiago Monteiro e Gustavo Tsuboi para melhorar a marca (Foto: Luiz Pires/Vipcomm)

Aos 42 anos, Hoyama disputou os Jogos Pan-Americanos pela primeira vez em 1987, em Indianápolis. De lá para cá, foram 15 medalhas. Além dos dez ouros, tem uma prata e quatro bronzes.

Em Guadalajara, porém, há um brasileiro na cola. O nadador Thiago Pereira chegou ao Pan com seis ouros, já conquistou mais dois (400m medley e revezamento 4x100m livre) e vai disputar outras sete provas. Hoyama brigará por medalha no individual.

No duelo contra a Argentina, Gustavo Tsuboi derrotou o chinês naturalizado Liu Song. Depois, Thiago passou por Pablo Tabachnik. O argentino voltou para enfrentar Hoyama. E quase adiou o sonho do décimo ouro.

- A partida contra o Pablo foi uma das mais difíceis. Tive de virar três sets: primeiro, terceiro e quarto. Mas nunca tive medo de perder. Sempre tive confiança de que se colocasse bem três ou quatro bolas ganharia essa partida. Foi um sonho realizado por equipes. A boa forma deles, principalmente do Gustavo, teria sido difícil.

Todas as medalhas de Hugo Hoyama em Pans:

Ouro - Guadalajara 2011 - equipe
Ouro - Rio de Janeiro 2007 - equipe
Ouro - Santo Domingo 2003 - duplas
Ouro - Mar del Plata 1995 - duplas
Ouro - Mar del Plata 1995 - equipe
Ouro - Mar del Plata 1995 - individual
Ouro - Havana 1991 - duplas
Ouro - Havana 1991- equipe
Ouro - Havana 1991 - individual
Ouro - Indianápolis 1987 - equipe
Prata - Indianápolis 1987 - duplas
Bronze - Rio de Janeiro 2007 - individual
Bronze - Santo Domingo 2003 - individual
Bronze - Winnipeg 1999 - equipe
Bronze - Mar del Plata 1995 - dupla mista

Nenhum comentário: