topfiep

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

círio de nossa senhora de nazaré 2011.

A maior manifestação religiosa do mundo, também considerada o Natal dos Paraenses, o Círio de Nossa Senhora de Nazaré, realizado na capital paraense todo segundo domingo de outubro foi aberta oficialmente na noite desta terça-feira, 4. A cerimônia iniciou na Basílica Santuário de Nazaré com uma bênção do Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira, ao povo paraense. Na ocasião, considerada um momento ímpar para os paraenses, o arcebispo convidou o governador Simão Jatene para dar uma mensagem à população. “É uma honra para mim poder falar aqui da Basílica. O que desejo para o povo é que Nossa Senhora nos ilumine cada um de nós paraense por todo ano e toda vida e que juntos possamos construir uma sociedade cada vez melhor”, disse o governador.

Após a bênção, foram acesas as luzes da Basílica Santuário e dos Arcos do Círio, um dos momentos mais aguardados e emocionantes para os fiéis, por simbolizar a abertura do Círio de Nazaré. A cerimônia seguiu na Casa de Plácido, onde houve pronunciamento das autoridades, homenagens e a premiação dos vencedores do XVII Concurso de Redação do Círio.

Ainda na cerimônia de abertura oficial do Círio 2011, o governador Simão Jatene foi homenageado com um exclusivo broche em ouro com a imagem estilizada de Nossa Senhora de Nazaré e recebeu um diploma de reconhecimento por sua contribuição para a realização da festa. “Agradeço muito a presença do governador Simão Jatene, que se envolveu conosco para a realização do Círio 2011. Desejo que essa parceria continue por muito tempo para que juntos possamos trabalhar pelo bem do povo do Pará e assim possamos construir uma sociedade cada vez melhor e mais justa”, disse o Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira.

O governador também falou da sua alegria em participar da festa. “Só existe uma forma de saber o que é o Círio e essa forma é vivendo esse momento. A festa se repete há mais de 200 anos, mas a cada ano é sempre novo e renovador. E um povo que é capaz de realizar uma manifestação dessa natureza é um povo abençoado”, disse.

O coordenador da diretoria da festividade, Cesar Neves, também falou sobre a participação do Estado na realização da festividade. “O Círio é um patrimônio do povo do Pará, por isso fico muito feliz em saber que temos um governador que nos apoia e participa conosco dessa grande festa”. Cesar também falou do desejo de tornar a Basílica um local de peregrinação permanente.

Fizeram parte da mesa oficial da cerimônia, o Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira; Bispo Auxiliar Metropolitano de Belém, Dom Teodoro Mendes; o governador do Estado, Simão Jatene; prefeito de Belém, Dulciomar Costa, presidente da Diretoria da Festa de Nazaré, Padre José Ramos; Capelão da 8ª região, Padre Marcus Paulo; coordenador da diretoria da festividade, Cesar Neves; Major Brigadeiro–do-ar, Odil Martuchelli e o Comandante do 4º Distrito Naval, vice Almirante Rodrigo Fernandes


.

Manuela Viana - Secom

Fotos: Helena Picanço e Rosa Costa

Nenhum comentário: