topfiep

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Brasileiras vencem o 4x100m e dão prévia da festa com samba na pista.

Rosângela Santos, que já tinha sido ouro nos 100m rasos, fecha a prova e ainda mostra fôlego para dançar com a companheira Ana Claudia Lemos

Por Lydia Gismondi
Direto de Guadalajara, México

As meninas do Brasil brilharam nesta sexta-feira e conquistaram o ouro no revezamento 4x100m feminino. Assim que cruzaram em primeiro, já deram uma prévia de que a festa vai ser boa, com sambinha na pista e fôlego de sobra. Se bem que a Rosângela Santos nunca faltou gás neste Pan-Americano. Campeã dos 100m rasos, foi ela quem se encarregou de garantir o alto do pódio para o Brasil. A equipe largou na frente com Ana Claudia Lemos, manteve-se na liderança com Vanda Gomes e chegou a cogitar a prata com Franciela Krasucki. Rosângela, no entanto, tratou de garantir o triunfo.

Comemoração dos atletas brasileiras no revezamento 4x100m no Pan de Guadalajara (Foto: Martin Bernetti/AFP)Ana Cláudia e Rosângela festejaram com sambinha na pista mexicana (Foto: Martin Bernetti/AFP)

A arrancada de Rosângela nos 100m finais foi tamanha que ainda impôs diferença consideravel sobre o tempo das norte-americanas: 42s85 das brasileiras contra 43s10 da equipe dos Estados Unidos. A Colômbia concluiu a prova em 43s44 e ficou com a medalha de bronze. Ao final da prova, a campeã dos 100m rasos teve dificuldade em desacelerar para posar para as fotos.

- Tem que ter pique para passar. Tava difícil, elas estavam na frente, mas conseguimos graças a Deus. Agora é dormir até amanhã. Se bem que vai ter uma baladinha, hoje eu mereço - disse Rosângela ao justificar a disposição.

revezamento 4x100 feminino Pan Rosângela Santos Franciela Krasucki (Foto: AFP)Rosângela pega o bastão passado por Franciela para a última parte da prova (Foto: AFP)

A vitória brasileira começou a ser desenhada na ótima largada da musa Ana Cláudia Lemos de Silva. Ouro nos 200m, passou o bastão a Vanda Gomes com boa margem de vantagem sobre as demais equipes. Vanda Gomes soube manter o bom ritmo da companheira, sabendo superar a medalhista de prata dos 100m rasos feminino, a norte-americana Barbara Pierre. Mas demorou na entrega a Franciela Krasucki, que perdeu no confronto pessoal com a norte-americana Yvette Christine Lewis, campeã nos 100m com barreiras em Guadalajara.

Na disputa pela medalha nos 100m finais, melhor para a Rosângela Santos que provou estar um nível acima das demais competidoras neste Pan-Americano. Nova vitória, nova dancinha, desta vez no ritmo de samba com as companheiras de equipe.

Nenhum comentário: