topfiep

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Semec realiza os II Jogos das Ilhas.






Começou nesta terça (11), na ilha do Combu, os II Jogos das Unidades Pedagógicas Municipais das ilhas Grande, Combú, Mosqueiro e Várzea. O tema deste ano é “Brincando e aprendendo com a cultura ribeirinha das ilhas”. A abertura teve a participação de 6 UP's: Santo Antônio, São José, Nossa Senhora dos Navegantes, São Benedito, Nazaré e Combu.

Após o hasteamento das bandeiras cada UP fez uma apresentação artística com temas ligados à realidade ribeirinha, como dança do açaí, histórias cantadas no ritmo de carimbó, dança da peneira e a interpretação da música “esse rio é minha rua” simbolizando os caminhos que são utilizados no dia a dia dos moradores das ilhas de Belém.

Para a Coordenadora das UP's nas Ilhas, Eliana Pojo, a Semec cria, com os jogos, uma sensibilidade ambiental e busca uma integração das unidades educacionais através das atividades de educação física. Ela afirma que esse ano, 600 alunos estarão envolvidos na olimpíada e que todos serão premiados pela participação.

As modalidades em disputa são: jogos das 5 pedras, pedra no buraco ou passarinho no ninho, empinar pipa dentro do casco, subida no açaizeiro, quem faz a peconha mais rápido, debulhar o açaí e corrida com a peconha.

Devido a distancia, a abertura dos jogos para as UP's de Mosqueiro Maria Clemildes e Mari- Mari, aconteceu na quarta (12) na UP Mari-mari.

No final os alunos e professores, que participaram do evento, puderam apreciar a apresentação do projeto “ Música nas Ilhas entre a partitura e a floresta” da Ong inglesa Amazonarte, que é coordenada pelo brasileiro e violoncelista Diego Carneiro, que reside há mais de 10 anos na Europa, mas vem periodicamente ao Brasil para desenvolver as ações . O projeto tem o apoio da Prefeitura de Belém.

Ao longo dos anos, a Amazonart ja ganhou três prêmios internacionais e beneficiou muitas pessoas com o repasse de bens doados por voluntários diversos.

Textos: Luis Miranda

Fotos: Rosa Costa

Nenhum comentário: