topfiep

domingo, 16 de outubro de 2011

[Boletim CONFEF] - Nº 78 - Outubro de 2011‏.


Boletim CONFEF
Boletim CONFEF
Frente Parlamentar promove Seminário sobre doping
Boletim CONFEF
A Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados, por sugestão da Frente Parlamentar da Atividade Física para o Desenvolvimento Humano, promoveu em 28 de setembro o seminário “Legislação desportiva e o doping – das escolas ao alto rendimento”. Durante o seminário, discutiu-se como principal medida de prevenção ao doping a criação da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem — um compromisso assumido pelo Brasil na época da candidatura do Rio para os Jogos de 2016.

Os debatedores ressaltaram que a lei brasileira trata com mais especificidade do esporte de alto rendimento e precisa ser ampliada para abordar novos temas, como o doping genético e a influência do doping nas escolas. O secretário nacional de Esporte de Alto Rendimento, Ricardo Leyser, informou que a proposta sobre a autoridade de controle de dopagem será enviada ao Congresso Nacional em um mês: “Ela será um organismo importante, filiado ao sistema internacional com o objetivo de, pela primeira vez, controlar o problema não só nas competições, mas nas academias e nas escolas”, pontuou.

Fonte: Agência Câmara
Academias interditadas em Canoas (RS)
Nove academias de ginástica foram interditadas em ação conjunta do CREF2/RS e da Vigilância Sanitária em Canoas (RS), no final de setembro. Nos estabelecimentos, foram encontradas situações de exercício ilegal da profissão, uso de anabolizantes e local impróprio para a prática de atividades físicas.
A operação, que teve o apoio da Polícia Civil, teve por objetivo vistoriar academias de Canoas sob os seguintes aspectos: atuação dos profissionais, venda irregular de suplementos alimentares e anabolizantes, documentação de alvará e certificado de funcionamento junto ao CREF2/RS.
Fonte: Jornal Cidade Leste
Seccional Sergipe participa de audiência pública do Plano Diretor
O presidente da Seccional Sergipe do CREF13/BA-SE, Gilson Doria (CREF 000011-G/SE), participou de Audiência Pública sobre a revisão do Plano Diretor da cidade de Aracaju (PDA), realizada no final de setembro. Assuntos como saúde, educação, esporte, lazer e assistência social fizeram parte do debate entre a população aracajuana, o Conselho Regional e as outras entidades expositoras.
Na oportunidade, Gilson Doria apresentou problemas que atingem a área da Educação Física, entre eles as autorizações para novas construções de unidades de ensino sem os devidos espaços para atividade física, como também a falta de ações no atendimento à população na área de esporte e lazer. Doria também questionou a entrega de espaços públicos a população sem profissionais para fornecer as devidas orientações, a exemplo da primeira praça da juventude, localizada no conjunto Augusto Franco.
CREF6/MG promove encontro com Instituições de Ensino Superior
Boletim CONFEF
Com o objetivo de realizar um intercâmbio entre o Conselho e os Cursos de Educação Física de Minas Gerais, além de transmitir informações relevantes à área e à formação profissional, o CREF6/MG promoveu em setembro o IV Seminário Educação Física e Ensino Superior. O evento contou com presença de Coordenadores de Curso de cerca de 70 Instituições de Ensino Superior em Educação Física de Minas Gerais.

Foram dois dias de palestras, conferências e debates nos quais foram expostos temas pertinentes e atuais, como a formação do Profissional de Educação Física para atuar na área de saúde, a formação profissional e o mercado de trabalho, e as políticas públicas do Desporto em Minas Gerais, palestra esta apresentada pelo Secretário-Adjunto de Estado de Esportes e da Juventude de Minas Gerais, Rogério Aoki Romero.
Prefeituras retificam editais de concurso público exigindo registro
As Prefeituras de Corumbá, Naviraí, Bonito, Itaquiraí e o Governo de Mato Grosso do Sul publicaram Editais de Concurso Público para o cargo de Professor de Educação Física sem a exigência do registro profissional. Tal fato levou o CREF11/MS-MT a encaminhar ofícios explicativos solicitando retificação do edital em razão de ser obrigação legal a exigência do registro junto ao Sistema CONFEF/CREFs.
A solicitação do Conselho Regional já foi atendida pelas Prefeituras de Corumbá, Naviraí e Itaquiraí, que publicaram novos Editais devidamente retificados. O CREF11/MS-MT aguarda a publicação da retificação dos demais Editais, a fim de evitar a impetração de Mandado de Segurança.
Boletim CONFEF

Nenhum comentário: