topfiep

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

PROVINHA BRASIL FOI O TEMA DA FORMAÇÃO DOS COORDENADORES .




No dia 23 de setembro, o Centro de Formação de Professores da SEMEC reuniu 74 coordenadores pedagógicos. O encontro iniciou com o estudo do texto: O letramento como horizonte para a organização do trabalho pedagógico, a relação língua oral-língua escrita e a aprendizagem da escrita, da publicação Ensino Fundamental de Nove Anos: orientações para inclusão da criança de seis anos de idade (MEC, 2006, p. 91-95).

Em seguida foram apresentados os resultados da Provinha Brasil de Matemática de 55 escolas. A maioria apresentou nível 4, numa escala de 1 a 5. Os coordenadores comentaram o resultado da sua escola, apresentando o plano de ação a partir do diagnóstico.

Os bons resultados no CI 2º ano em Matemática foram atribuídos à formação continuada dos professores no Projeto Expertise em Alfabetização, que inclui mensalmente estudo sobre a didática da matemática, e ao trabalho conjunto da escola. A diretora da E. M. Antonio Carvalho Brasil, que esteve presente no encontro, manifestou-se satisfeita com o nível 5 obtido pela escola, destacando que o êxito se deu pela continuidade no CI 2º ano, em 2011, do trabalho realizado pela professora, no CI 1º ano, em 2010.

Na sequência, foi feita a simulação da aplicação da Provinha Brasil de Leitura – teste 2. Foi observado o conteúdo abordado nas 20 questões, enfatizando a necessidade de que se trabalhe com os alunos do CI a leitura e compreensão de diferentes gêneros textuais.

Como contribuição à didática da alfabetização, foram explorados os 10 jogos de alfabetização (kit CEEL enviado pelo MEC às escolas). Observou-se que o conteúdo abordado nos jogos, com ênfase no estudo de letras, sílabas e palavras, relaciona-se em parte ao conteúdo da Provinha Brasil de Leitura, devendo ser trabalhados antes da aplicação da Provinha.

Por fim, foi feita a análise dos resultados da avaliação dos alunos do CI 3º ano referente ao mês de agosto. Do diálogo estabelecido com os coordenadores foram propostos encaminhamentos sobre a meta de elevar, em 2011, o índice de aprovação dos alunos do CI. O próximo encontro dos CPs será 26 de outubro.

Cronograma da Provinha Brasil de Leitura – teste 2

19 a 23/09 - Estudo na Formação dos professores e coordenadores

26 /09 a 14/10 - Estudo e organização da aplicação na HP dos professores

17 a 21/10 - Aplicação do teste de leitura na sala de aula

24 a 28/10 - Correção e interpretação dos resultados pelos professores e CPs

31/09 a 04/11 - Planejamento a partir da análise dos resultados pelos professores e CPs

Até 04/11 - Envio dos resultados pelo link (acesso pelo blog)

Fonte e fotos: Equipe do ECOAR

Nenhum comentário: