Aconteceu no dia 26 de outubro, no Centro de Formação de Professores da SEMEC, mais um encontro de estudo do Projeto Expertise em Alfabetização. O objetivo da formação foi analisar os resultados da avaliação da aprendizagem dos alunos do CI 3º ano, a fim de estudar e propor ações para a melhoria da aprendizagem do aluno. Participaram do estudo 86 coordenadores pedagógicos.
A análise dos resultados da avaliação dos alunos em outubro aponta para avanços significativos em relação ao mês anterior. A maioria dos alunos do CI 3º ano está alfabetizada, pois lê e escreve texto compreensível ao leitor.
De acordo com os coordenadores presentes no encontro, isso se deve às orientações que vêm sendo dadas aos professores no Projeto Expertise que tem como ponto de partida a leitura de texto.
Além da simulação da sequência didática sobre o Direito das Crianças, como prática a ser estudada, na Hora Pedagógica – HP, com os professores nas escolas, foram estudadas estratégias que possibilitam avanços na escrita de texto:
- lermos para as crianças e as crianças lerem por si mesmas;
- escrevermos muito na presença dos alunos e eles escreverem por si mesmos;
- oferecermos uma diversidade de textos em variadas atividades de leitura e de escrita;
- propor a revisão coletiva dos textos, a partir de situações que os alunos tenham que coordenar o papel de produtor e leitor, com o objetivo de tornar o texto mais legível;
- oferecer textos literários de qualidade através da leitura realizada pelo professor em sala de aula;
- propiciar o empréstimo de livros da biblioteca para serem lidos em casa;
- organizar sequências didáticas a partir de textos com temas e histórias que interessam o aluno;
- pedir aos alunos que escrevam histórias conhecidas ou que tenham sido lidas antes pelo professor.
Os estudos foram feitos com os coordenadores para o alcance da meta de elevar, em 2011, o índice de aprovação dos alunos de CI 3º ano. O próximo encontro de formação, para os coordenadores, será dia 28 de novembro.
Texto: Lorena Trescastro – SEMEC/ECOAR
Fotos: Vicente Doria – SEMEC/ECOAR
Nenhum comentário:
Postar um comentário