topfiep

domingo, 5 de janeiro de 2014

Você conhece os sintomas da fibromialgia?

Você conhece os sintomas da fibromialgia?
A fibromialgia é uma doença da qual muitas pessoas sofrem em todo o mundo, ainda que muitas dessas pessoas não saibam que possuem a doença.

Ela é muito comum principalmente em mulheres, mas infelizmente até o momento não existem tratamentos efetivos que podem cura-la, nem exames com os quais se determine se uma pessoa apresenta ou não a doença.

Sintomas


O sintoma mais importante da fibromialgia é a dor muscular muito forte sem a existência de inflamações. Essa dor quase sempre é difícil de localizar mas pode se estender aos seguintes lugares:

  • Músculos
  • Ligamentos
  • Tendões
  • Articulações dos lados direito e esquerdo
  • Por cima e por baixo da cintura.

Fibromialgia

O médico deve realizar um exaustivo exame físico para encontrar sinais ou indícios de fibromialgia.
O exame consiste em fazer pressões em alguns pontos sensíveis do corpo para provocar alguma reação no paciente, se ao pressionar a parte dianteira e posterior do pescoço, a parte superior do peito e das costas, o quadril, as nádegas, o cotovelo e os joelhos, o paciente experimentar dor, o médico estará quase certo de que o caso é de fibromialgia.
A fibromialgia muitas vezes pode ser confundida com outras doenças como a artrite reumatoidelúpus ou hipotireoidismo. Ela é uma doença crônica, onde os episódios de dor podem durar vários meses.
Quando sofremos de fibromialgia não sentimos apenas fortes dores musculares, mas também muita fadiga e o sono é muito afetado, visto que transtornos muito delicados podem ser produzidos, pois em alguns momentos, por conta da dor, pode ser difícil conciliar o sono e outras vezes, pela ausência de dor, o paciente prefere continuar dormindo indefinidamente.
Pessoas com fibromialgia sempre vivem fadigadas, cansadas mesmo dormindo toda a noite, em muitas oportunidades não podem realizar nenhuma de suas atividades cotidianas devido ao cansaço físico que experimentam.
Além disso, podem apresentar com mais frequência dores de cabeçae enxaquecas, problemas digestivos, cólon irritável, diarreias,prisão de ventre, náuseas, dor e distensão abdominal.
A recomendação para hoje é muito precisa para todas as pessoas que apresentem um ou vários dos sintomas que mencionamos relacionados à fibromialgia, e principalmente para aquelas que apresentem dores musculares, enxaquecas e vivam fadigadas apesar de dormirem durante toda a noite.
O melhor é buscar ajuda médica e realizar um check up completo para saber com certeza se o problema se trata de fibromialgia ou não. Caso apresentem a doença, o ideal é começar um bom tratamento para evitar que as dores fortes os mantenham afastados de suas atividades preferidas.
Dessa maneira será possível alcançar uma melhor qualidade de vida, mesmo frente a essa doença.

Nenhum comentário: