topfiep

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Oito pequenas atitudes para não engordar durante a viagem de férias

Saiba como aproveitar o passeio turístico para mexer o corpo e manter o peso

Por Ana Paula de Araujo - atualizado em 03/01/2014

É comum aproveitar as férias para se distrair, sair da rotina e viajar. Mas, e quando quem te pega de surpresa são os indesejáveis quilinhos a mais, muitas vezes resultados dos exageros alimentares e da falta de exercícios físicos? Para não se ver diante desse problema, o ideal é que, mesmo viajando, seja possível manter a sua rotina saudável nas rédeas. Claro que, em meio à empolgação de conhecer um lugar novo - e uma culinária nova -, pode ficar difícil segurar a linha.

Para tornar essa tarefa mais fácil, separamos algumas atitudes que você pode ter durante a sua viagem e, assim, evitar ganhar peso junto à bagagem cultural.  
de 8
Caminhada - Getty Images
Caminhada prazerosa

Para garantir que as suas férias tenham movimento, um bom jeito de começar é com caminhadas. Por não ser uma atividade de alto impacto, castiga menos o joelho e é bem democrática. Segundo Daniela Ola, personal trainer do Maha Studio do Corpo, em São Paulo, 30 a 40 minutos diários ajudam a queimar as calorias adquiridas em, quem sabe, algum prato típico da região visitada.

Que tal aproveitar o passeio turístico para isso? A personal trainer Flávia Santos diz que essa é uma boa maneira de tornar a sua atividade física menos monótona e mais prazerosa, afinal, você aproveita o exercício para gastar calorias e explorar novos lugares. Independente do lugar, não se esqueça de fazer um alongamento, usar roupas e tênis adequados, hidratar-se bem e passar protetor solar. 
Academia - Getty Images Academia do hotel

Ao se hospedar em um hotel, verifique se ele é equipado com uma academia. Se sim, aproveite para fazer uma visitinha e perder algumas calorias. A dupla de personal trainers conta que essa é uma ótima opção para quem não quer ganhar alguns quilinhos durante a viagem. Muitas vezes, a sala de musculação do hotel também conta com profissionais que podem ajudar em seu treino. O acompanhamento profissional é importante, ainda mais se você não estiver acostumado a praticar atividades físicas.
Pedaladas pela cidade - Getty Images Pedaladas pela cidade

Conhecer a cidade também pode ser prazeroso em cima de uma bicicleta. Pedalar trabalha os músculos inferiores, superiores e oferece grande gasto calórico, o que te ajudará a evitar o ganho de peso durante as férias. Mas, não se preocupe: para curtir essa atividade, não é necessário carregar a sua bicicleta a tiracolo. "Se você for conhecer a cidade, pode alugar uma bike", descomplica a personal Flávia Santos. ?Você exercita o corpo e conhece novos lugares, o que não deixa o exercício monótono?, completa ela, dizendo que desbravar a cidade pedalando é um atrativo a mais para quem não gosta muito de fazer atividade física.
Atividades gratuitas - Getty Images Atividades gratuitas

Muitas cidades em território nacional oferecem atividades gratuitas que não te deixarão ficar parado durante as férias. Em alguns parques e praças municipais, conta a personal trainer Daniela Ola, existem aparelhos de ginástica de uso público, com instruções coladas, que facilitam na hora de aproveitá-los. Além disso, existem as unidades do SESI e do SESC espalhadas pelo Brasil inteiro, que oferecem atividades gratuitas para os trabalhadores de indústria, comércio e outros conveniados.
Salada de acompanhamento - Getty Images Salada de acompanhamento

Ao visitar lugares novos, logo somos apresentados a uma série de pratos típicos, que ameaçam dar as caras na balança. Não, você não precisa abrir mão de experimentá-los. Mas, para que isso aconteça sem grandes aumentos de peso, Renata Fidelis Amorim, nutricionista do SPA Sorocaba, aconselha que eles sejam acompanhados de saladas. Isso porque elas darão maior sensação de saciedade. "A pessoa vai mastigar melhor, saborear melhor o prato e não vai querer repetir a porção", explica.

Cuidados na hora de temperar a salada também ajudam na hora de diminuir as calorias ingeridas. Por exemplo, acrescentar azeite à salada, embora ele seja benéfico, pode não ser tão interessante, já que ele será uma gordura a mais em seu prato. "Vamos supor que a pessoa coma uma feijoada calórica. Na salada, melhor colocar só limão e sal", exemplifica Renata.
Cuidado com as frituras - Getty Images Cuidado com as frituras

Muitas das delícias que nos deparamos em viagens são fritas - seja experimentando o acarajé baiano ou, na correria, comendo um salgado frito na rua. Mas frituras são extremamente agressivas à saúde, já que a gordura aumenta o mau colesterol (LDL) e as taxas de trigliceres. "Melhor comer, por exemplo, um prato com carne ou camarão, com um legume junto e cozido. Muito melhor do que alimentos fritos", indica Renata Fidelis Amorim. Por isso, aconselha a nutricionista Ana Carolina Destefani, prefira preparos grelhados, assados ou cozidos, que contam com menos gorduras e, portanto, são menos agressivos à saúde.
Equilibrar o consumo diário - Getty Images Equilibrar o consumo diário

O cuidado com os quilinhos extras em viagens não devem se restringir a apenas uma refeição. Considerando que você seguirá a dica anterior - de ingerir apenas um prato regional calórico por dia -, a nutricionista Renata Fidelis Amorim lembra que sua atenção terá de ser redobrada nas outras refeições. Assim, se a escolha for pegar pesado no almoço, as outras refeições devem ser leves. Ou, se a sobremesa for eleita para ser o conteúdo mais calórico, um prato principal mais light ajuda a equilibrar a refeição.
Uma aventura gastronômica por dia

Já pensou em visitar uma cidade conhecida por uma gastronomia incrível, mas não poder saborear nada? Restrições podem se tornar um pesadelo. Por isso, o ideal não é ficar se proibindo: permita-se experimentar! "Restringir a quantidade é melhor do que falar que não pode comer. Tem que usar o bom senso", diz a nutricionista Renata Fidelis Amorim. Para que você não tenha que se privar de algumas delícias, ela aconselha uma experimentação por dia. "Procure experimentar apenas um prato diferente e calórico por dia para não ultrapassar o valor calórico necessário por dia", recomenda a nutricionista Ana Carolina Destefani. Lembre-se de mastigar bem os alimentos, para dar maior saciedade e aproveitamento do sabor, e evitar ao máximo repetir o prato! 

Nenhum comentário: