topfiep

domingo, 26 de janeiro de 2014

Aberto da Austrália: Wawrinka encerra tabu contra Nadal e fatura 1º Slam.


Wawrinka ganha seu primeiro Grand Slam na carreira Foto: AP
Wawrinka ganha seu primeiro Grand Slam na carreira
Foto: AP




Suíço Stanislas Wawrinka conquistou neste domingo o título do Aberto da Austrália de 2014. Jogando diante do espanhol Rafael Nadal, Wawrinka superou o favoritismo do rival e venceu por 3 sets a 1, com parciais de 6/3, 6/2 3/6 e 6/3.
A vitória encerra uma série de tabus em torno do suíço, que jamais havia vencido nem sequer um set diante de Nadal. Até então, os dois tenistas tinham se enfrentado em 12 ocasiões, todas vencidas pelo atual número 1.
Com seu primeiro título de Grand Slam, Wawrinka ainda ganhará cinco posições no ranking da ATP, saltando do oitavo para o terceiro lugar da lista. Desta forma, supera o compatriota Roger Federer, atual sexto colocado da relação.
A partida foi marcada mais uma vez pelas dores de Nadal – desta vez, nas costas. Durante um dos atendimentos ao espanhol, no segundo set, Wawrinka chegou a se irritar com o árbitro de cadeira.
Wawrinka não deu bobeira no primeiro set e conseguiu a quebra de saque logo no quarto game, levando Nadal ao fundo da quadra. Nadal teria a chance de devolver a quebra quando o set estava 5/3 para Wawrinka, pois o espanhol chegou a ter um triplo break-point. Mas, como fez durante todo o Grand Slam, o suíço teve mentalidade forte e encaixou o saque para conseguir fazer 6/3 e vencer pela primeira vez um set contra o espanhol.
E a vida de Nadal não foi facilitada no segundo set. Wawrinka teve mais um início promissor, quebrando o espanhol logo no primeiro game. Após o terceiro game, Nadal pediu atendimento, recebeu massagem nas costas, e Wawrinka reclamou muito, pois queria saber o motivo da pausa, que durou pelo menos seis minutos.
No quinto game, nova quebra de Wawrinka após Nadal sacar mal. Daí, não demorou para o suíço fechar a parcial em 6/2. Neste terceiro set, Wawrinka foi muito superior, especialmente no saque, onde obteve oito aces, contra nenhum de Nadal, e 13 bolas vencedoras contra quatro.

Nadal sofreu com dores principalmente no segundo set Foto: Reuters
Nadal sofreu com dores principalmente no segundo set
Foto: Reuters

Ainda com dores musculares Nadal teve um rápido atendimento antes do início do terceiro set, onde Wawrinka teve um duplo break-point no game inicial, mas Nadal conseguiu confirmar. No segundo game, Wawrinka não sacou forte como de costume e Nadal conseguiu fazer 2/0.
Nadal teve tranquilidade no set, Wawrinka ainda teve a chance de quebrar o saque do espanhol no último game, mas a parcial findou em 6/3.
No quarto set, os dois começaram bem no saque, mas com Nadal sempre tendo dificuldades com a devolução de Wawrinka. Até que, no sexto game, o suíço conseguiu a quebra e fez 4/2. Porém, Nadal devolveu a quebra logo depois e endureceu a disputa.
Mas a noite em Melbourne era mesmo de Wawrinka. Com nova quebra no oitavo game, após levar Nadal ao fundo da quadra novamente, o suíço sacou para fechar o jogo por 6/3.
Com informações Lancepress!

Nenhum comentário: