topfiep

domingo, 26 de janeiro de 2014

Corrida de Belém leva 2.500 participantes às ruas neste domingo.

 Corrida de Belém 2014.
  Corrida de Belém 2014.
  Corrida de Belém 2014.
 Corrida de Belém 2014.
Pará e Maranhão dividiram o pódio dos campeões feminino e masculino da Corrida de Belém 2014 promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel) em parceria com as Organizações Rômulo Maiorana, através do Jornal O Liberal na manhã deste domingo, 26.
A paraense Elivani Oliveira dos Santos chegou em primeiro lugar entre as competidoras femininas. Há cinco anos ela vem do município de Ulianópolis participar e ficou feliz com a vitória. “A gente passa por muitas dificuldades e obstáculos para vencer desafios como esse. Treinos diários, disciplina e dedicação. Mas o resultado vale a pena”, disse.
O tricampeão Adelson Rodrigues veio do Maranhão para conquistar mais uma vitória consecutiva. “Sempre participo e ganhar o título pela terceira vez é muito emocionante. A corrida foi boa e o clima agradável que fez hoje em Belém ajudou bastante no cumprimento do percurso”, declarou.
Os segundo e terceiro lugares masculinos ficaram com os paraenses Fabiano Gomes, de Marabá, e José Maria Almeida, de Capitão Poço, respectivamente. Os vencedores entre os funcionários púbicos municipais foram José Ribamar Reis, da Secretaria de Planejamento (Segep) e Luciléia Faial, da Secretaria de Economia (Secon).
O evento, que marca as comemorações do aniversário do município, reuniu este ano 2.500 atletas de todo o estado e outras cidades brasileiras, que cumpriram um percurso de 10 km. Jucimar Ferreira é um deles. Todos os anos ele vem de Recife (PE) para correr. “Gosto da cidade, e participo sempre porque acho importante essa confraternização que existe nas corridas de rua”, opinou.
Pela Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel), participaram da corrida o secretário Thalles Belo e os servidores Lucas Paz, Sônia Almeida e Marco Canellas, que foi o primeiro do grupo a chegar.
O secretário de Economia, Marco Aurélio Nascimento, considerou uma grande alegria conseguir praticar esporte nas ruas da cidade. “Estou aqui pela segunda vez e esta energia que emana de tantas pessoas correndo juntas é uma sensação muito contagiante”, acentuou.
Opinião reforçada pelo engenheiro Maurício Rodrigues, que sempre participa com o filho Mário Sérgio. “Esses eventos incentivam a qualidade de vida e a saúde através do esporte. Ao longo do percurso, observei vários jovens bêbados nas ruas, que poderiam estar aqui, praticando hábitos saudáveis, como a corrida de rua. Parabenizo aos organizadores pela iniciativa”, pontuou.
A Corrida de Belém registrou inúmeros casos de superação e já se transformou, segundo seus participantes num grande momento de confraternização. “É o primeiro evento oficial de rua do ano. A gente já espera com entusiasmo”, falou o auxiliar de logística Odmar Araújo, que corre acompanhado pelo filho Pedro, de 8 anos, que segue o pai de bicicleta por todo o trajeto.
Tanto Odmar, que começou a praticar corrida por recomendação médica, quanto a aposentada Ângela Batalha, 67, do pólo de atletismo da terceira idade da Secretaria Estadual de Esporte e Lazer (Seel), no Mangueirão, que este ano passou mal a poucos metros da chegada, são exemplos da importância do esporte como propulsor da saúde e do bem estar. Mesmo não resistindo a uma crise de hipoglicemia que a levou ao chão, ela pediu para ser levantada e, com o rosto ensanguentado, cruzou a linha de chegada amparada por outros corredores. “Ano passado eu subi ao pódio na minha categoria. Hoje não deu, mas mesmo assim me superei, cruzando a chegada, ainda que neste estado”. Esta, com certeza, foi uma das cenas mais emocionantes do evento.
Texto: Áurea Gomes - Ascom Sejel
Fotos: João Gomes
Edição: Lene Tavares

Nenhum comentário: