topfiep

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Alunos ribeirinhos de Belém têm trabalhos publicados em livro de arte‏.



 
O Museu da UFPA serviu de palco na manhã desta quinta-feira, 30, para 30 alunos da região das ilhas se sentirem um pouco artistas. Eles foram co- autores do livro Ver, Sentir, Fazer: ações socioeducativas e processos de ensino-aprendizagem em arte. 
 
O livro, lançado nesta quinta-feira, 30, é de autoria do professor de arte Paulo Souza, incentivado pela 12º Edição de Bolsa de Criação, Experimentação, Pesquisa e Divulgação Artística do IAP-Instituto de Artes do Pará.
O projeto teve como objetivo estimular os processos de ensino e aprendizado em arte a alunos do Ensino Fundamental dos Ciclos de Formação I e II da Rede Municipal de Ensino de Belém. Durante 7 meses , o autor, Paulo Souza, esteve semanalmente com 150 alunos de três Unidades Pedagógicas da região Belém-Mosqueiro: Combu, Santo Antônio e São José. 
 
Em conjunto com os professores de Educação Artística das ilhas, Paulo estimulou o gosto pela arte entre os alunos: ”A ideia é que as crianças percebam nas obras de arte, uma relação com a realidade e que o professor perceba a necessidade do ensino da arte a partir do seu aluno”, explicou.

Alguns desses trabalhos de pintura dos alunos ribeirinhos estão retratados no livro. “Com esse livro, o nosso sentimento é o de compromisso com a cultura ribeirinha, com a educação e a comunidade”, disse Iraneide Holanda, coordenadora de ensino na região das ilhas.
A Rede Municipal de Ensino atende 650 crianças na região entre Belém e Mosqueiro, através de uma escola e oito unidades educacionais. O livro Ver, Sentir, Fazer vai ser distribuído entre todos os professores de arte da Rede Municipal de Ensino.

Texto: Syanne Neno - Ascom Semec
Fotos: Divulgação
Edição: Lene Tavares 

Nenhum comentário: