topfiep

domingo, 7 de outubro de 2012


Tire todos os benefícios do sorvete sem engordar

Ele pode entrar na sua dieta, mas cuidado com o que vai na taça

POR MINHA VIDA - PUBLICADO EM 23/09/2009

Cremoso, de massa, à base de frutas ou acompanhado de coberturas e guloseimas, o sorvete está entre as sobremesas mais apreciadas ao redor do mundo. Foi criado na China há cerca de três mil anos, mas foi na Europa, mas precisamente na Itália, que ganhou textura e sabores irresistíveis. Além das vantagens que traz para o paladar, agora o sorvete é alvo de pesquisas, que tentam provar seus benefícios à saúde e ao bem-estar. 

Uma pesquisa recente realizada pela Universidade norte-americana de Harvard sugere que o sorvete cremoso pode colaborar para aumentar a fertilidade feminina. Depois de acompanhar 18 mil mulheres, os pesquisadores concluíram que trocar o leite integral por sorvete, pelo menos duas vezes na semana, pode ser um bom negócio para quem deseja ter um bebê. Os cientistas afirmam que as mulheres que consumiam diariamente pelo menos duas porções de sorvete tinham 85% mais chances de ovular do que aquelas que não o consumiam.  



Sorvete
Para causar ainda mais polêmica em torno da sobremesa, a empresa espanhola Llinares acaba de lançar um novo método, a sorveterapia, que promete aliviar problemas como a impotência masculina, depressão e até combater as temidas celulites. A proposta da sorveteria é adicionar ativos naturais às receitas, como o ginseng, que evita a impotência, e a erva centelha asiática, boa para afastar a celulite. 

Mas, enquanto os sorvetes turbinados ainda não estão disponíveis para o público brasileiro, o MinhaVida dá dicas de como tirar o melhor proveito da sobremesa, sem detonar a sua dieta (Começar minha dieta) .  

Sorvete cremoso

Por ser feito à base de leite, o principal ganho do sorvete cremoso está na grande quantidade de cálcio que carrega. Duas bolas da sobremesa cremosa apresentam a mesma quantidade do mineral em um copo de leite. "O cálcio é  muito importante para o desenvolvimento das crianças e para a saúde. É ele que previne doenças como a osteoporose", explica a nutricionista doMinhaVida, Roberta Stella.

Mas, quem está de regime, precisa ficar atento com o consumo em excesso. "As opções tradicionais de sorvete cremoso apresentam, em média, 110 calorias em uma porção de 60 gramas. Para quem busca reduzir medidas, o ideal é não exagerar, além de privilegiar as opções lights, que apresentam, em média, 50 calorias para a mesma quantidade", diz a nutricionista. 

Sorvete

Sorvete de frutas

Uma ótima opção para os dias quentes ou para uma sobremesa leve e refrescante. Por serem feitos com água, os sorvetes de frutas são mais magros e podem até servir de opção para o lanchinho da tarde. "Existem diversas versões de sorvetes com baixo valor calórico. Quem aprecia esses sorvetes, pode ficar tranquilo na hora da sobremesa ou ainda consumi-los nos intervalos das refeições", explica Roberta. 

De olho aberto

As sorveterias a quilo são grandes atrativos, já que oferecem uma variedade enorme de sabores e guloseimas, prém, se o objetivo é afinar a silhueta, é preciso evitar essas tentações. "Coberturas de chocolate, balas e farofas crocantes pode engordar (Descubra seu peso ideal) (e muito) uma taça de sorvete. Quem está de dieta deve passar longe dessa opção", explica a especialista. 

Nenhum comentário: