topfiep

sexta-feira, 12 de outubro de 2012


Apresentação do manto da imagem peregrina emociona fiéis

'Fiz uma aula de arte e teologia', diz idealizador e produtor da peça

11/10/2012 - 9:45: - Círio

Um dos momentos mais aguardados antes do início das procissões do Círio aconteceu na noite desta quinta-feira (11), na capital paraense. Ao apagar das luzes da Basílica Santuário de Nazaré, após a missa presidida pelo arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira, a imagem peregrina de Nossa Senhora entrou no local e emocionou centenas de fiéis que aguardavam para conhecer o novo manto que envolverá a imagem durante as procissões do Círio 2012.


Basílica Santuário ficou lotada durante a apresentação. Fiéis na busca pelo melhor lugar para conhecer, por primeiro, o manto que envolve a imagem peregrina nas procissões do Círio deste ano
Bordado em veludo alemão branco, o manto apresenta emblemas e aspectos da tradição cristã católica, onde foram utilizados símbolos que retrataram visualmente, vários ícones do Círio, destacando a tradição mariana, além de destacarem os aspectos locais da tradição em Maria, como a corda, por exemplo.

Aos que acompanharam a apresentação do manto, houve quase unanimidade ao resumir o que foi visto na noite desta quinta-feira: belo, lindo! Para Maria Auxiliadora, que confessa não perder as apresentações de mantos, o de 2012 é o mais bonito de todos. 'Está lindo, belíssimo e acredito que a pessoa que o idealizou e produziu foi muito iluminada pelo espírito santo. É uma alegria imensa que não dá para explicar, não dar pra conter o choro, ele vem naturalmente', contou.

Já para Leonalda e Leonila Fernandes, mãe e filha, que acompanharam pela primeira vez a apresentação, foi um momento inesquecível. 'Vim de Abaetetuba há pouco tempo  para morar em Belém e não imaginava que fosse assim. É uma emoção imensa, o clima aqui dentro da Basílica quando a imagem vai entrar é maravilhoso, quando eles apagaram as luzes e ela entrou, bela, iluminada e com as palmas das pessoas, não consegui conter a emoção', detalhou Leonila.

'Belíssimo, coisa rara de se ver. Depois de viver isso aqui hoje quero poder viver bastante para voltar todos os anos', finalizou dona Leonalda.


E quem pensa que a beleza do manto emocionou apenas os fiéis que estavam na plateia, se engana. Bastante contente com o resultado final, o coordenador do Círio 2012, Kléber Vieira, se rendeu a beleza do objeto. 'Fiquei todo esse tempo na expectativa assim como as outras pessoas. Ficava tentando imaginar como ele (o manto) estaria, mas jamais imaginei que fosse retratar tão bem a fé mariana e os símbolos do Círio e digo: está bem acima das expectativas! Ele une a beleza física com o que é contado no Evangelho. O manto está tão belo quanto a mensagem de Cristo', comentou.

Mas, para um trabalho tão completo como o desse ano, o que não pode faltar foi pesquisa e trabalho árduo. O idealizador do manto, o estilista Carlos Amílcar, confessou a reportagem doPortal ORM que a noite desta quinta-feira foi uma das mais importantes de sua vida. 'Me sinto um privilegiado por ter sido escolhido para pensar e produzir uma peça de tamanha importância. Mergulhei em pesquisas durante dois meses inteiros e passei cinco meses o produzindo, nos mais ricos detalhes, acompanhado de Dom Alberto Taveira, que sempre aprovava minhas ideias. O que tentei fazer foi retratar, em forma de arte, a mensagem de Cristo. Posso dizer que esse manto de 2012 é uma aula de arte e teologia, é mais um que vai ficar para a história', finalizou o artista.


Texto e fotos: Heloá Canali (Portal ORM)

Nenhum comentário: