topfiep

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Berlinda que conduz a Imagem da Virgem é apresentada .



berlinda que conduzirá a imagem da Virgem de Nazaré nas procissões da Trasladação e do Círio 2012 foi apresentada oficialmente pela Diretoria da Festa na última quinta-feira, dia 04, no Centro Social de Nazaré. Nos últimos três meses, o andor passou por um minucioso processo de restauração que buscou recuperar as suas características e traços originais. 
O projeto, além da reforma, envolveu também a utilização de um moderno sistema de iluminação todo feito em Fibra Óptica, o recurso foi adotado para diminuir os danos causados a imagem e a berlinda. 
Segundo Kléber Vieira, Diretor Coordenador do Círio 2012, a necessidade de rever a iluminação foi que deu origem ao projeto de restauração da Berlinda. "O calor da iluminação prejudicava a Berlinda e até o manto de Nossa Senhora e, por isso, buscamos parcerias e patrocinadores para ajudar nesse processo de restauração que superou as nossas expectativas. Este ano ela vai para a procissão em um estado mais natural com uma iluminação moderna", conta. 
Para a Lighting Designer, Thaíza Dias, responsável pelo novo sistema de iluminação, conta que o sol e a energia dos fiéis durante a procissão foram a inspiração para o projeto. "Por fora a iluminação é amarela como o nascer e o pôr do sol. Mais forte como essa energia que irradia durante a procissão. Por dentro, a luz de um branco glacial, dá destaque à imagem de Nossa Senhora, representando a pureza e a santidade dela", explica.
 A berlinda sofreu com a ação do tempo, por isso, a restauração foi necessária e uma nova cobertura de folhas de ouro, cujo efeito final será deixá-la ainda mais reluzente que nos anos anteriores foi utilizada. 
O trabalho de restauração foi coordenado pelo diretor do Museu Histórico do Estado do Pará, Sérgio Melo, que priorizou resgatar rigorosamente os padrões originais da berlinda. “Pela primeira vez levamos em conta todos os processos do restauro. Com isso, conseguimos devolver, com honestidade, esse patrimônio do povo paraense”, diz Sérgio.  
 A berlinda começou a fazer parte do Círio em 1855, quando substituiu uma espécie de carruagem puxada por tração animal, cavalos ou bois, chamada de “palanquim”. 
 A estrutura que carrega atualmente a imagem da Virgem de Nazaré é a quinta da história. Confeccionada em 1964, pelo escultor João Pinto, ela tem estilo barroco e foi esculpida em cedro vermelho.
Foto Kléber Vieira

Nenhum comentário: