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quinta-feira, 3 de março de 2011

PROFESSORES DE CI 3º ANO PARTICIPAM DE FORMAÇÃO DO PROJETO EXPERTISE

De 21 a 24 de fevereiro, o Centro de Formação de Professores da SEMEC realizou 12 encontros (4 horas) do Projeto Expertise em Alfabetização, em três turnos, para atender ao horário da HP dos professores, com início às 7h30, 11h30 e 15h. A pontualidade aos encontros foi um dos aspectos discutidos no contrato didático com os professores, mediante a exposição dos objetivos, metas e metodologia da formação.

No encontro, os professores participaram de dinâmicas para o trabalho didático com o nome dos alunos e calendário, destacando a necessidade de se propor atividades com as letras do alfabeto e os numerais, além de trabalhar conceitos de identidade e tempo, neste início do ano letivo.

A formação incluiu também estudo de texto sobre leitura e vídeo com o diagnóstico inicial da alfabetização com a avaliação da escrita da criança. No final, foi feito planejamento de sequência didática com o campo semântico: carnaval, tendo como ponto de partida o estudo do texto.

Este tema foi escolhido como campo semântico para o planejamento de atividades de leitura, escrita e matemática, porque tem um significado cultural forte que mobiliza e encanta as pessoas, com sua alegria e animação, sobretudo as crianças que assistem à TV e participam desta festa popular no bairro. "Isso motiva o aluno a estudar", acredita a equipe de formadores do Expertise.
Nos quatro dias, participaram da formação 181 professores de CI 3º ano. Parte destes professores já participou do Projeto no ano passado. No entanto, de acordo com a coordenadora do Centro de Formação de professores, profa. Lorena Trescastro, "em 2011 a participação dos professores na formação do Projeto Expertise, em relação a 2010, teve um aumento de mais de 30%".

No mês de março, a formação para os professores de CI 3º ano será de 21 a 24, novamente em três horários. Quando os professores trarão a avaliação diagnóstica dos alunos em matemática, escrita de palavras e texto. A análise do desempenho dos alunos na avaliação servirá de base para a seleção de atividades que os façam avançarem no processo de aprendizagem.

Texto e fotos: Grupo-base/ECOAR

Montagem: Rosa Costa/ACOM


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