topfiep

terça-feira, 1 de março de 2011

Falecimento do pensador Benedito Nunes.‏

Benedito Nunes (1929 - 2011) O Pará perde um dos seus mais brilhantes filhos: o escritor e filósofo Benedito Nunes. Aos 81 anos, o filósofo enfrentava problemas cardíacos e respiratórios, estava internado há dez dias, mas não resistiu e veio a falecer na manhã deste domingo, 27 de fevereiro.Benedito nasceu em Belém em 21 de novembro de 1929.
Foi um dos fundadores da Faculdade de Filosofia do Pará, posteriormente absorvida pela Universidade Federal do Pará. Por "A clave do poético", Bendito Nunes recebeu o prêmio Jabuti na categoria crítica literária, em 2010. No mesmo ano, ganhou o prêmio Machado de Assis da Academia Brasileira de Letras pelo conjunto de sua obra. O filósofo foi um dos grandes colaboradores do CCFC: desde 2003 ministrou inúmeras palestras e seminários devotados aos estudos filosóficos e literários.
Ele também colaborou nas duas publicações sobre o CCFC cedendo dois de seus valiosos artigos "Amazônia e suas culturas" e "Meu caminho na crítica". Agradecemos e rezamos a Deus por ele e sua Esposa Maria Sylvia Nunes, lembrando suas palavras de crítico literário."Dançai meus irmãos! A morte virá depois como um sacramento. (‘Aurora' de Carlos Drummond de Andrade).Por estes versos finais de ‘Aurora', a morte é valorizada como um grande e sacramental gesto de fuga". (Benedito Nunes em "A clave do poético").

Pe. Fabrizio Meroni Diretor do CCFC

Nenhum comentário: