topfiep

terça-feira, 22 de março de 2011

Escola Municipal comemora 15 anos de fundação

15 anos de fundação da Escola Municipal Liceu Escola de Artes e Ofícios “Mestre Raimundo Cardoso”, foi o motivo de levar a instituição localizada no Paracuri, Distrito de Icoaraci, a realizar nesta sexta-feira (18) uma festa para os alunos e a comunidade do entorno, com uma programação composta por gincanas e apresentações culturais dos alunos e grupos da comunidade, que iniciou com o Hino Nacional seguido dos Parabéns, ambos tocados pela Banda da Guarda Municipal de Belém.

A Secretária Municipal de Educação de Belém esteve presente no evento e ressaltou a importância do trabalho desenvolvido com os estudantes. “Vale destacar a atividade dos alunos com a argila usando, por exemplo, a geometria para dar formas à cerâmica, isso ajuda cada vez mais na mobilidade e percepção sensorial desse aluno que participa dos projetos da escola, e essa escola é especial porque foi construída em articulação com os artistas de Icoaraci, sendo um real exemplo de instituição feita para a comunidade”, observa Therezinha Gueiros.
A escola possui 1.800 alunos de 6 anos em diante nas séries da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA), que aproveitam a galeria para terem aulas interativas, haja vista que o local também é um espaço público para exposição de alunos, mestres e artistas de fora da instituição. Neste espaço diversas oficinas são ministradas para o desenvolvimento da arte em cada estudante, tais como:* Oficina de Cerâmica;
Oficina de sensibilização com argila;
Oficina de beneficiamento com argila;
Oficina de escultura em argila;
Oficina de decoração em argila;
Oficina do torno

* Oficina de Alimentação;Alimentação saudável por meio da cultura local

* Oficina de Música

* Oficina de Expressão Corporal
Trabalha a mobilidade e percepção corporalAs oficinas levam alguns alunos a pensar em seguir carreira como artista, é o caso da aluna da 6ª série, Mainara Santana, 13 anos. “As aulas aqui são ótimas, os professores ensinam bem, me respeitam e as oficinas de cerâmica são muito legais. Eu até pretendo trabalhar com isso, fazendo cerâmicas”.
Vinícius Pacheco, profº de música na escola há 11 anos, acredita na inclusão social. “A gente vem desenvolvendo um processo de aprendizagem e temos alunos que começaram conosco quando criança e hoje tocam na igreja, em bandas, etc. Um aprendizado obtido aqui na escola. Esses alunos já têm maturidade musical, e a música é importante porque promove a inclusão social e a igualdade, pois ela não escolhe cara, cor ou classe social, para se envolver com a música não precisa ter status, basta ter talento”, conclui.

Para a Diretora da Escola, “esse é o tipo de educação que é trabalhado dentro do contexto cultural. A proposta da escola é justamente isso, trabalhar dentro da educação contextualizada, por isso a interação entre a sala de aula e as oficinas que representam nossa comunidade, como a oficina de cerâmica principalmente. A vitalidade da escola se dá devido essa integração e valorização da comunidade do Paracuri dentro da instituição”, explica Janice Lima.

Texto: Ana Paula Pereira/ACOM
Fotos: Rosa Costa/ACOM

Nenhum comentário: