topfiep

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Semec realiza a abertura dos III Jogos Escolares Municipais.

A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec), realizou, na manhã desta quinta-feira, 4, a abertura dos "III Jogos Escolares Municipais”, que aconteceu no Ginásio Nagib Matni, no Campus III da Universidade do Estado do Pará (Uepa), localizado na avenida João Paulo II. O evento se estende até a próxima segunda-feira, 8.
Os Jogos Escolares Municipais acontecem anualmente e têm como objetivo incentivar os alunos ao estudo através da prática esportiva. “É fundamental a importância do esporte na construção da identidade cultural e social dos alunos e a Prefeitura Municipal de Belém muito tem contribuído para este desenvolvimento”, afirmou a diretora do Liceu Escola Mestre Raimundo Cardoso, Janice Lima. Nessa unidade escolar do município há um amplo ginásio poliesportivo.
Ao todo, participam do evento 33 escolas. “Essas escolas têm uma oportunidade extraordinária de fortalecer os vínculos com seus alunos e com a comunidade de forma com que o esporte seja a grande ferramenta da possibilidade do desenvolvimento pessoal e coletivo”, frisou o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, que, ao final de seu discurso parabenizou as crianças inseridas nas atividades esportivas e educativas.
Hoje, no município de Belém, 80% das escolas têm quadras esportivas de qualidade, com iluminação, cobertura e acessibilidade. “As quadras são o ponto de apoio para este grande evento, os Jogos Escolares Municipais, instrumentos atrativos na educação dos alunos da rede municipal e que serão fundamentais nas futuras escolas de tempo integral a serem implantadas”, destacou a titular da Secretaria Municipal de Educação de Belém (Semec), Rosinéli Salame.
Cerca de 3,8 mil alunos estão inscritos em modalidades distribuídas em seis categorias, que englobam as crianças a partir de seis anos de idade até alunos acima de 17 anos. Dentre as modalidades estão o atletismo, basquete, e outras, de cunho participativo-recreativo e participativo-competitivo.
Lueli Silva, de 14 anos, da Escola Municipal Antônio Carvalho Brasil, participa da modalidade atletismo. Ela está entusiasmada com a competição. “Para mim, está sendo muito importante participar dos Jogos, pois amo o que faço e me sinto motivada e bem instruída para a prática do trabalho em equipe, experiência que levarei para dentro da sala de aula e para minha vida como futura professora de ginástica. Com a prática do esporte, passo mais tempo na escola e com isso, o estudo faz parte do meu cotidiano”, ressaltou.
III Jogos Escolares Municipais. 
 III Jogos Escolares Municipais.
 III Jogos Escolares Municipais.
 III Jogos Escolares Municipais.
 III Jogos Escolares Municipais.
 III Jogos Escolares Municipais.
 III Jogos Escolares Municipais.

Texto: Natasha Albarado
Foto: Rosinha Costa
Secretaria Municipal de Educação (SEMEC)

Nenhum comentário: