topfiep

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Alunos de escolas públicas realizam o II Auto de Natal da Inclusão.

“Este é um momento muito importante para nós. É uma grande festa de confraternização, é um grande passo”, disse emocionada a dona de casa Maria Iraci Oliveira, mãe da Aline Oliveira Pinheiro, 15, estudante com síndrome de Down, enquanto assistia ao II Auto de Natal da Inclusão.
O momento para mãe e filha representa um grande salto para a inclusão da aluna com deficiência no meio escolar e social. A estudante mostrou no palco que mesmo com limitações, todas as pessoas podem superar os seus desafios e fazer uma bela apresentação.
  II Auto de Natal da Inclusão.
  II Auto de Natal da Inclusão.
  II Auto de Natal da Inclusão.
  II Auto de Natal da Inclusão.
  II Auto de Natal da Inclusão.
Este foi o objetivo do espetáculo realizado nesta quarta-feira, 16, no Soprano Restô. A iniciativa foi do Centro de Referência em Inclusão Educacional Gabriel Lima Mendes (Crie), vinculado a Secretaria Municipal de Educação (Semec).
O espetáculo teatral reuniu 40 crianças com e sem deficiência, que subiram ao palco e encantaram a todos os expectadores. Este ano a apresentação abordou o tema consumismo, muitas vezes priorizado no período do Natal, e fez um alerta para a importância dos principais valores a serem compartilhados, como o amor e o respeito ao próximo.
Na plateia, cerca de 300 crianças, jovens, adultos e idosos assistiam a apresentação. Para Rosenilde Fernandes, no final de ano, o espetáculo é sempre muito esperado. “Todo ano tem novidade no Crie. Eu faço questão de trazer eles. É muito bom que eles tenham contato e aprendam a ter respeito com os colegas especiais”, disse a mãe do Renato Fernandes, aluno do 4º ano da Escola Municipal Ida de Oliveira.
O grupo que compôs a peça é denominado Trupe da Inclusão e integra o programa Artes Cênicas, Expressão e Inclusão, que ao longo do ano desenvolve várias ações. Entre elas estão o Crie Folia, Arrastão cultural e Auto do Círio.
Para a coordenadora do programa e realizadora da apresentação, Suzane Pereira, o teatro é apenas uma ferramenta para construir uma sociedade mais inclusiva e que já está gerando excelentes resultados.
“Nós usamos o teatro para acolher os alunos, para promover a socialização entre eles. E a gente já percebe importantes avanços. A criança com deficiência já supera as barreiras junto com os outros alunos, por exemplo. E isso é ótimo”, afirmou. Após o espetáculo, o papai Noel fez à entrega de brinquedos às crianças presentes que também receberam lanche. “Gostei muito, gostei de tudo e adorei o meu presente”, disse sorridente o aluno Carlos Henrique Souza, da escola Rotary. 
Texto: Aline Saavedra
Foto: Samdy Mendes/ Comus
Secretaria Municipal de Educação (SEMEC)

Nenhum comentário: