topfiep

terça-feira, 7 de agosto de 2012

De virada, dupla americana desbanca Juliana e Larissa e avança à decisão.

Jennifer Kessy e April Ross vencem brasileiras por 2 sets 1 e encaram as compatriotas e bicampeãs mundiais Walsh e May na final, quarta-feira

Por Bianca Rothier
Direto de Londres

120 comentários
Juliana e Larissa vôlei de praia Olimpíadas 2012 (Foto: Reuters)
Americanas vibram após ponto conquistado na
semifinal do vôlei de praia (Foto: Reuters)

Um dia de muita chuva, vento forte e tempo frio, com os termômetros marcando 14º C, virou o pior pesadelo de Juliana e Larissa. Após um início impecável, elas caíram de produção e deixaram escapar a vitória, nesta terça-feira, em Londres. As americanas Jennifer Kessy e April Ross venceram as campeãs mundiais, de virada, por 2 sets a 1 (15/21, 21/19 e 15/12) e agora têm uma difícil missão em busca da medalha de ouro. Na outra semifinal, as bicampeãs olímpicas Walsh e May derrotaram as chinesas Xue e Zhang por 2 a 0 (22/20 e 22/20) e vão medir forças com as compatriotas na decisão, nesta quarta-feira, às 17h (horário de Brasília). Na preliminar, as brasileiras enfrentam as asiáticas, às 15h, de olho no bronze.

E um dado impressionante torna a derrota ainda mais cruel. Juliana e Larissa haviam vencido os nove últimos jogos contra Kessy e Ross. Não perdiam para elas desde maio de 2010. Agora, em 22 partidas, são oito triunfos das brasileiras, contra quatro das americanas.

- A gente estava administrando bem o segundo set, mas a Larissa, infelizmente, cantou uma bola fora, mas deu o saque em cima da linha. Tudo estava dando certo para elas. É óbvio que eu estou desapontada. Merecíamos a vitória, mas não ganhamos. Merecedor se faz dentro de quadra, e as merecedoras foram elas - disse Juliana.

A companheira disse que a dupla poderia ter demonstrado mais atitude, mas destaca que o torneio é de alto nível e as quatro melhores equipes do mundo nos últimos quatro anos estão presentes. Quem joga mal está fora.

- Faltou um pouquinho mais de atitude, tanto da minha parte como da Juliana. Eu estava ali no jogo, ela tinha que ter participado mais, mas é isso. Às vezes a gente ganha, outras perde. Em Londres, estão as quatro principais duplas do mundo nos últimos quatro anos. E é isso aí. Jogou mal, vai perder. Nosso 100% não foi suficiente para vencer - completou Larissa.

Juliana, vôlei de Praia (Foto: Agência AP)Juliana bloqueia bola na semifinal das Olimpíadas de Londres (Foto: Agência AP)

O jogo

O time verde-amarelo jogou muito bem o primeiro set e não deu chances às rivais. Com boas defesas de Larissa, três pontos de saque e uma pontaria afiada no ataque, as brasileiras fizeram 16 a 12. No capricho, viraram as bolas de forma tranquila. Larissa instigava Juliana com conselhos e algumas puxadas de orelha em busca da perfeição, e a dupla fechou parcial em 21 a 15, sem sustos.

Os Estados Unidos entraram com uma outra postura no segundo set, marcado pelo equilíbrio. No contra-ataque de Juliana, o Brasil abriu três pontos de vantagem (9 a 6) e ficou em uma situação confortável. As americanas forçaram o saque em cima de Larissa, mas a pressão não abalou a campeã mundial. Kessy e Ross não se intimidaram e empataram após um ace: 14 a 14. As brasileiras sofreram um apagão e viram as rivais crescerem na partida. Os Estados Unidos acertaram o tempo de bloqueio e não deixaram escapar oportunidades para ampliar: 17 a 15. A dupla canarinho ainda tentou forçar o saque, mas nada atrapalhava as americanas, que fizeram 21 a 19.

O tie-break começou disputado, com as duas duplas pontuando após a recepção de saque. Finalmente, o Brasil acertou um belo contra-ataque com uma pancada de Larissa e deixou tugo igual (5 a 5). A veterana caiu de produção, teve dois erros de ataque seguidos, e os Estados Unidos assumiram o controle do jogo: 8 a 6. A situação ficou cada vez mais complicada e as brasileiras não conseguiam mudar o quadro. Após um belo rali, Juliana colocou a bola na areia, fez o 10º ponto, mas a companheira atacou para fora na sequência: 12 a 10. As americanas administraram a vantagem e abriram 14 a 11. Foi duro, Juliana e Larissa ainda salvaram um match point, mas já era tarde demais: 15 a 12.

Nenhum comentário: