topfiep

terça-feira, 28 de agosto de 2012

O EXAME DA LÍNGUA NA MEDICINA CHINESA....


O exame da língua deve ser feito sob a luz natural e deve ter a duração de não mais de 15 segundos para que a tensão não altere o seu formato e cor. Deve ter-se em atenção as substâncias alimentares e medicamentosas sobre a cor da superfície, nunca esquecendo que um paciente que respire pela boca irá apresentar uma língua mais seca.

Segundo a Medicina Chinesa, a língua mede a nossa saúde, mostra-nos a sua relação com o coração, pâncreas, fígado e rins. Uma língua considerada normal apresenta uma coloração rosada, larga e arredondada, podendo possuir uma capa fina e húmida sobre toda a sua superfície. Em caso de padecimento, as modificações anormais da cor da língua aparecem, esta torna-se pálida branca, vermelha escarlate ou violácea. A tradição Ayurvédica divide a língua em três áreas que reflectem os diferentes órgãos e baseia-se em três aspectos fundamentais, são eles:
- A cor;
- O formato;
- O revestimento.

A cor

Em termos patológicos, e de uma forma simplificada, os significados das cores são os seguintes:

Língua vermelha
- é o resultado de excesso de calor que provoca uma abundância excessiva de energia e de sangue. Indica úlceras ou cancro do estômago ou intestinos. Quando o vermelho é mais acentuado na ponta da língua e a ponta do nariz apresentar igualmente uma cor avermelhada é sinónimo de um coração inchado. Se a língua apresentar grânulos em volta, significa excesso de energia nos pulmões e carência de água no organismo.

Língua branca pálida
- é uma cor mais pálida que a cor normal da língua, significa que esta já não é aquecida e nutrida convenientemente e geralmente observa-se durante o decurso de sindromas de frio ou de sangue. Indica-nos que há excesso de muco no estômago e quando simultaneamente não consegue ser puxada para fora, em linha recta, ou se mostra trémula, aponta para problemas no sistema nervoso. É também indicio de infecção renal.

Língua amarela
- indica-nos problemas no fígado, vesícula biliar e pâncreas.

Língua escarlate
- é uma cor mais vermelha mais acentuada. Geralmente observa-se nas doenças de tepidez, quando o calor penetrou ao nível da camada alimentícia e da camada de sangue ou durante as afecções crónicas ou graves.

Língua violácea
- no caso de mulheres grávidas, que apresentem esta cor na língua, pode ser indicio da morte do feto .

O formato

A observação da morfologia da língua consiste essencialmente em examinar o aspecto grosso ou afiado do corpo da língua, a sua aparência (velha ou jovem), se apresenta fissuras ou aspecto serrilhado e a sua mobilidade. A língua pode apresentar movimentos ou atitudes particulares: pode ser rígida, flácida, ostentada, desviada ou retraída.

Língua serrilhada/dentada
- língua que apresenta marcas dos dentes sobre os bordos, pode ser sintoma de várias situações: presença de vermes intestinais, deficiência do baço, acumulação excessiva de umidade e de frio.

Língua grande
- indica-nos que a pessoa sofre de hipertrofia cardíaca.

Língua grossa e redonda
- característica de uma pessoa que intitulamos que tem “um coração de boi” e ao mesmo tempo apresenta problemas nas válvulas cardíacas.

Língua afiada e fina
- indica-nos insuficiência de líquidos fisiológicos e que a pessoa sofre de palpitações e infecção do miocárdio.

Língua fissurada
- a língua apresenta fissuras, consequência de uma deficiência dos líquidos orgânicos e do sangue que já não a conseguem alimentar, no entanto, uma língua fissurada também se pode observar numa pessoa de perfeita saúde. Uma língua com cor escarlate e com fissuras indica uma lesão dos líquidos orgânicos provocada por excesso de calor. Uma pessoa que apresente uma língua branca com fissuras é um sintoma de deficiência do sangue. No caso da fissura se encontrar no centro da língua, indica-nos problemas de fígado e boca, se a fissura for profunda indica ocorrência de problemas cardíacos.

Língua rígida
- quando o corpo da língua é rígido e não se pode dobrar, alongar ou virar. Indica-nos que existe uma desnutrição grave. Quando esta característica aparece na sucessão de uma perturbação interna, constitui pródomo de apoplexia, permitindo prever o risco de AVC ou paralisia.

Língua desviada
- o corpo da língua está desviado para um dos lados. Observa-se em caso de apoplexia ou em seu prenúncio.

O revestimento lingual

O revestimento lingual é produzido pela energia do estômago. É normalmente constituído por uma camada fina e branca, nem muito seca nem muito húmida. A observação do revestimento consiste essencialmente em examinar a sua cor e o seu aspecto. O revestimento pode apresentar-se principalmente em quatro cores: branco, amarelo, cinzento e preto. As modificações da cor, revelam o nível de penetração da energia perversa: superficial ou profunda; e a sua natureza: fria ou quente.

Quando se trata de uma afecção de origem externa, a cor de origem externa, a cor do revestimento passa de branco ao amarelo, depois ao cinzento e finalmente ao preto, isto é, a energia perversa atinge a profundidade por um processo de penetração progressiva.

Revestimento branco
- um revestimento branco e fino é um revestimento considerado normal, mas se o revestimento for branco, espesso, pegajoso, liso e opaco está relacionado com problemas de estômago, intestino grosso e denuncia um intestino delgado sem energia e provavelmente infecção das vias respiratórias.

Revestimento amarelo
- um revestimento amarelo, seco, acompanhado de mãos quentes e pés frios, olhos vermelhos e injectados revelam febre intestinal e secura da água corporal.

Revestimento cinzento
- revela perda de água, mas quando se apresenta cinza escuro denuncia inflamação dos rins e debilidade das vísceras (os rins são os únicos órgãos que não se recompõem). Quando se junta ao revestimento cinzento a presença de gases, significa que provavelmente a pessoa padeceu de um derrame cerebral.

Revestimento preto
- o revestimento preto provém com frequência da evolução de um revestimento cinzento ou amarelo queimado. Aparece frequentemente durante um estado critico de uma doença

Pouca mucosidade ou muco muito avermelhado indicam febre interna, aliada a prisão de ventre e normalmente diabetes.

Aspecto do revestimento
O aspecto do revestimento lingual compreende as seguintes características:
- espesso ou fino;
- úmido ou seco;
- turvo (apodrecido) ou gordo (gorduroso);
- descamado;
- enraizado ou flutuante.

Espesso ou fino
- a espessura do revestimento permite avaliar a potência da perversidade e apreciar o estado do doente. Um revestimento fino, observa-se em geral no inicio de uma afecção. A patologia localiza-se à superfície e o estado do doente não é preocupante. Um revestimento espesso indica a progressão no sentido da profundidade e o estado do doente é mais sério, havendo sempre progressão da doença. Se a espessura do revestimento lingual diminuir, a energia perversa evolui da profundidade para a superfície, havendo regressão da doença e melhoramento do paciente. Pode também indicar acumulação de mucosidades húmidas a nível interno.

Úmido ou seco
- o revestimento normal é húmido, e indica que os líquidos fisiológicos sobem sem dificuldade. O grau de secura ou humidade do revestimento lingual revela o estado dos líquidos orgânicos. Um revestimento seco, que em caso de agravamento, se torna rugoso e apresenta espinhas, revela perda de líquidos.

Turvo (apodrecido) ou gordo
- o revestimento turvo assemelha-se a restos de queijo de soja, é possível retirá-lo limpado a língua. É causado pela subida de “substâncias pútridas” acumuladas no estômago. O revestimento gordo é também viscoso, como se uma camada de líquido viscoso recobrisse a superfície da língua, só se podendo retirar por fricção.

Descamado
- o revestimento lingual cai bruscamente e não é substituído, a superfície da língua torna-se limpa e polida (como um espelho, designando-se por “língua em espelho”).

Fixo ou flutuante
- o revestimento fixo é um revestimento que não se retira raspando, parece que está integrado na língua, chamando-se também revestimento verdadeiro. O revestimento flutuante é um revestimento que parece simplesmente colocado sobre a língua e que sai raspando, chamando-se assim de falso revestimento.Fonte compêndio do Imperador Amarelo...Utilizo como ferramenta em meus diagnósticos , mas nunca isoladamente e sim somando com todos indícios da anamenese do paciente. PRONTO SOCORRO DA ACUPUNTURA - 11 29622591 OU 11 28552864.

Nenhum comentário: