topfiep

sábado, 25 de agosto de 2012

Receitas para tratar mãos e pés

Conceição Trucom *

Você pode praticar estes rituais sozinha, com amigas, com as filhas, com a criançada: você decide.

Lembrando que sozinha será um momento de silêncio e somente seu. Acompanhada será para aproveitar e fazer uma festinha celebrando a energia do feminino ou o amor tântrico!

Você não precisa, aliás, nem deve sair de casa, porque estas receitas levam basicamente os mesmos ingredientes da despensa da cozinha.

Certo, este é um guia de segredos que ajudam a tornar mãos e pés mais belos e felizes, usando somente produtos naturais.

Escolha as dicas que mais lhe convier ou atrair a cada dia, a cada momento. O ideal é praticar de acordo com cada necessidade, mas a sugestão é mínimo uma vez por semana.

Açúcar, melado de cana e limão: doce esfoliação

Para esfoliar/clarear a pele das mãos e dos pés, nada melhor do que o açúcar misturado com mel e gotas de limão. Forme uma pasta e aplique com movimentos delicados, desenhando círculos. Curta o contato, os estímulos sensoriais do áspero e do melado, os aromas. Depois aplique também nos pés, igual fez nas mãos.

Deixe repousar por dez minutos e retire com água morna, na seqüência água fria. Ideal realizar este procedimento ao final da tarde ou à noite para evitar sair e tomar sol.

Azeite de oliva, agente anti-envelhecimento: cutículas saudáveis

O ideal seria que as cutículas nunca fossem cortadas, somente hidratadas. E, para se manter hidratada e saudável um óleo vegetal é o ideal. O azeite de oliva, com seu elevado teor de vitamina E (antioxidante) irá rejuvenescer suas mães e pés.

Pensar que você já esfoliou os pés e as mãos. Agora vai tirar o esmalte para hidratar as unhas. Aplique o azeite nas unhas, massageando-as amorosamente uma a uma. Ao final, deixe um excesso de azeite sobre as cutículas. Deixe em repouso por 15 minutos e lave as mãos e os pés com água morna.

Máscara de pêssego com iogurte: tudo cheiroso e macio

Passe 1 pêssego bem maduro por uma peneira fina. Misture até consistência cremosa com 4 colheres (sopa) de iogurte natural e uma colher (chá) de mel. Em seguida espalhe a mistura em suas mãos e pés previamente limpos. Deixe agir por 20 minutos. Aproveite para relaxar: deite, feche os olhos, ouça música suave. Lave com água morna e na seqüência fria.

Óleo de coco (babaçu): massagem e relaxamento total

É ideal ao deitar. O óleo de coco age como calmante, hidratante e nutritivo da pele. Cria uma sensação de relaxamento e descanso. Se você tiver um óleo essencial de lavanda para pingar 1-2 gotas no óleo de babaçu (2 colheres de sopa): êxtase. Use como óleo de massagem e aplique com movimentos suaves, começando na ponta dos dedos e atingindo o punho das mãos e tornozelos dos pés. Ponha uma meia e vá dormir.

Leite de linhaça e suco de limão: mãos renovadas

Derrame 2 copos de leite de linhaça (morno) em uma tigela de cerâmica com o suco de meio limão. Deixe descansar as mãos nesta mistura por dez minutos. Em seguida enxágüe com água morna. Ideal realizar este procedimento ao final da tarde ou à noite para evitar sair e tomar sol.

E no final: mãos e pés de princesa!!!

Leia mais em: Aromaterapia: Óleos de Massagem

Receita para rachadura nos pés

Lançamento do ano: De Bem com a Natureza - Cuidando do seu filho com a Alimentação Crua e Viva - Conceição Trucom - editora Alaúde.

Confira na AGENDA sobre nossas Oficinas da Linhaça, Cuidados com as Peles e do Limão, além dos cursos e palestras da Alimentação Crua e Viva. Nestas oficinas praticamos muuuuitas receitas como estas!!!

* Conceição Trucom é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para o bem-estar e qualidade de vida.

Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações, citada a autora e a fonte www.docelimao.com.br

Recomenda-se também a leitura dos livros O poder de cura do Limão, A importância da LINHAÇA na saúde e Alimentação Desintoxicante - editora Alaúde, Mente e Cérebro poderosas - editora Pensamento-Cultrix. O que possibilitará a prática dessa filosofia de vida com responsabilidade.

Nenhum comentário: