topfiep

sábado, 11 de agosto de 2012

Três vezes Bolt: Jamaica é ouro e quebra recorde mundial nos 4x100m.

Fenômeno jamaicano ajuda seu país a vencer a final da prova. Ele repete Pequim e sai sem tropeços de Londres: três disputas, três vitórias

Por GLOBOESPORTE.COM
Londres

16 comentários
Usain Bolt, Atletismo, 4x100m (Foto: Agência Reuters)
Usain Bolt voa para superar EUA e dar ouro para
a Jamaica (Foto: Agência Reuters)

Onde tem Usain Bolt, tem vitória. Foi assim em Pequim 2008: três disputas, três ouros. E foi assim em Londres 2012: mais três disputas, mais três ouros. O fenômeno jamaicano ajudou seu país a ser novamente campeão nos 4x100m neste sábado. E a quebrar o recorde mundial: 36s84. A marca anterior era de 37s04, da própria Jamaica, em 2001.

Com isso, Bolt engordou seu currículo: é bicampeão olímpico no revezamento, nos 100m e nos 200m. A prata ficou com os Estados Unidos, com 37s04 (o antigo recorde mundial), e o bronze foi para Trinidad e Tobago, com 38s12. O quarteto do Canadá foi desclassificado por irregularidade em uma das passagens.

A vitória da Jamaica passou diretamente por Bolt. Nas três primeiras trocas de bastão, foi forte a disputa. Mas Yohan Blake, o terceiro dos jamaicanos, já deu sinais de vitória ao disparar contra Tyson Gay, dos Estados Unidos. A passagem dele para Bolt não foi das melhores - ele chegou a trocar a peça de mão no início de sua corrida. Mas o homem mais rápido do mundo teve tempo de sobra para garantir a vitória. Passou feito um raio por Ryan Bailey.

Os dois primeiros representantes jamaicanos foram Nesta Carter e Michael Frater. Eles duelaram com os americanos Trell Kimmons e Justin Gatlin.

Bolt, 4x100m (Foto: Agência Reuters)Bolt cruza a linha à frente de Ryan Bailey, dos Estados Unidos (Foto: Agência Reuters)

Depois da prova, Bolt pediu o bastão ao árbitro como lembrança. O juiz não aceitou. E foi vaiado pelo público. Em seguida, uma torcedora conseguiu entrar na pista e deu um abraço em Nesta Carter. Logo foi retirada por seguranças.

Bolt e seus colegas deram a habitual volta olímpica no estádio. Muito aplaudidos, rumaram até o placar onde estava sinalizado o recorde mundial. Antes de deixar o local, Bolt ainda deu um beijo na pista onde virou o principal nome do atletismo nos Jogos Olímpicos de Londres.

Nenhum comentário: