topfiep

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Romaria Poética levou arte paraense e animou a Cidade Velha‏




Apoiado pela Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), o projeto Romaria Poética, sob a coordenação do escritor Rui do Carmo, saiu pela primeira vez nas ruas do bairro da Cidade Velha, na noite desta terça-feira, 8. O projeto busca incentivar o envolvimento do público com a criação Literária. Prédios históricos do bairro foram paradas dos músicos e poetas paraenses para recitais de poesias.
O diretor de Cultura da Fumbel, Marcos Marques, comenta que esse é um momento singular para a prefeitura, que apóia escritores atuais e veteranos a serem mais conhecidos dentro e fora do estado do Pará. “Que isto sirva de exemplo para os outros estados para que também disseminem sua poesia”, afirma.
Instrumentos de percussão deram ritmo a romaria, embalada ao som de músicas cuja temática era a festa religiosa. Os poemas, citados pelos poetas e escritores Rui do Carmo, Juraci Siqueira, ngela Pastana, Oneide Bastos e Renato Gusmão, foram declamados em frente ao Palácio Antônio Lemos, de onde partiu a homenagem em direção ao Palácio Lauro Sodré, depois para a sede da Fumbel, Igreja da Sé, Igreja Santo Alexandre, Forte do Castelo, Casa das 11 Janelas e a Primeira Rua de Belém. O encerramento ocorreu no anfiteatro da Praça do Carmo.
O escritor Rui do Carmo espera que o projeto evolua e que o evento estimule a consolidação do acesso à leitura e a conservação de patrimônios históricos. “Por estarmos em uma data religiosa, queremos homenagear Maria através de poesias. Em qualquer dia é sempre bom divulgar a arte, espero que este projeto cresça ainda mais”, disse.
ADAPTAÇÃO
O projeto, inclusive, foi adaptado de Recife (PE) para fazer parte da programação do Círio e contou com a parceria de gestores, gerentes de bibliotecas e diretores de escolas públicas estaduais e municipais.
“Sempre tiro o meu chapéu para este tipo de manifestação. Fico muito feliz ao ver um projeto bonito como esse saindo do papel e ganhando as ruas. Nossas poesias só fazem crescer com esse tipo de incentivo”, comemora Juraci Siqueira.
Para a estudante Priscila Morais é uma satisfação fazer parte do evento. “É muito importante criar um vinculo com os artistas populares que tem muito a nos ensinar”, avalia. “Projetos como este incentivam outras pessoas a se aprofundarem mais na literatura paraense.”
Texto: Hugo Figueiredo-Ascom Fumbel
Fotos: Adriano Magalhães-NID Comus
Edição: César Modesto-NID Comus

Nenhum comentário: