topfiep

terça-feira, 1 de outubro de 2013

[Boletim CONFEF] - Nº 121 - Setembro de 2013.


Boletim Eletrônico CONFEF
Empresas são notificadas durante fiscalização em Jequié (BA)
Boletim Eletrônico CONFEF
Mais de dez empresas foram notificadas durante ação do CREF13/BA-SE em parceria com a Polícia Militar e a Vigilância Sanitária em Jequié (BA). A Operação Helyos percorreu 28 empresas e notificou 15 que não apresentaram registro no sistema CONFEF/CREF.
Durante as fiscalizações, dois profissionais foram conduzidos para a delegacia de Polícia Civil por serem reincidentemente flagrados no exercício ilegal da profissão. Também foram flagradas quatro fraudes em estágio, que terão processos encaminhados ao Ministério Público do Trabalho.
Os estabelecimentos e profissionais notificados pela primeira vez terão o prazo de 30 dias para regularizar a situação junto ao Conselho da classe, sob pena de ajuizamento na Justiça Federal, como indicou o supervisor do Departamento de Orientação e Fiscalização, Jehorvan Melo [CREF 000757-G/BA].
Fonte: CREF13/BA-SE
CREF6/MG realiza seminário gratuito em Belo Horizonte
Estão abertas as inscrições para o Seminário "Doping no Cenário dos Grandes Eventos", realizado pelo CREF6/MG em parceria com a Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (SEEJ). Ao todo, estão sendo oferecidas 220 vagas para atletas, professores, técnicos, estudantes e Profissionais de Educação Física. Os interessados têm até o dia 27/09 para realizar a inscrição ou enquanto houver vagas.
O seminário contará com a palestra do membro da World Anti-Doping Agency (WADA) - órgão máximo de controle de dopagem do mundo - DR. Eduardo de Rose. Durante o evento será lançada a campanha "Eu não preciso de doping para ser o melhor. Nem você", com a finalidade de conscientizar tanto os profissionais envolvidos com o treinamento esportivo, quanto a população em geral.
Fonte: CREF6/MG
Educação Física escolar com Profissionais de Educação Física
Está sendo realizado no site Eu Concordo um abaixo assinado em apoio à aprovação do Projeto de Lei 6.520/2009 , estabelecendo que as aulas de Educação Física nas escolas sejam ministradas exclusivamente por Profissionais formados em Educação Física.
A proposta, de autoria do Deputado Otavio Leite, altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que institui as diretrizes e bases da educação nacional (LDB), para dispor sobre a Educação Física no ensino infantil, fundamental e médio. Para participar do abaixo-assinado, clique aqui.
Boletim Eletrônico CONFEF
CREF6/MG recebe homenagem do Corpo de Bombeiros
Boletim Eletrônico CONFEF
No dia 30/08, o Presidente do CREF6/MG, Claudio Boschi [CREF 000003-G/MG] foi homenageado pelo Corpo de Bombeiros com a Medalha Dom Pedro II, a mais importante comenda da corporação.
Foram agraciados com a medalha bombeiros, militares de outras forças de segurança, personalidades que se destacaram em seu trabalho ou contribuíram com as atividades desenvolvidas pelo CBMMG.
"Sinto-me lisonjeado com a agraciação a mim concedida pelo Corpo de Bombeiros. É um reconhecimento ao trabalho realizado pelo CREF6/MG, pautado sempre no sentido de orientar e fiscalizar o exercício da Educação Física", ressaltou Claudio Boschi. .
A solenidade comemorou os 102 anos do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) e contou com a presença do Governador Antônio Anastasia e do Comandante-geral da corporação, Coronel Sílvio Antônio de Oliveira Melo.
Fonte: CREF6/MG
Educação Física nas ondas do rádio
O CREF9/PR, em parceria com a Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (AERP), iniciou este mês um boletim semanal com a temática “Atividade física bem orientada por Profissionais de Educação Física”. O programa “Saúde em Movimento” tem duração de um minuto e é distribuído para mais de 300 rádios associadas à AERP, espalhadas por todo o estado.
Boletim Eletrônico CONFEF
O serviço pretende levar informações sobre os benefícios de se praticar atividades físicas para a saúde e da importância que estas atividades sejam orientadas por um Profissional de Educação Física, devidamente habilitado.
A primeira edição do programa tratou da importância do aquecimento antes de praticar exercícios. Para ouvir aos boletins, clique aqui.
Fonte: CREF9/PR
Homem é preso por exercício ilegal da profissão em Campo Grande (MS)
Com o objetivo de combater o exercício ilegal da profissão, o CREF11/MS-MT, em parceria com a Polícia Militar, realizou no início do mês uma ação de fiscalização em Campo Grande (MS). Um homem, sem habilitação de profissional de Educação Física, foi flagrado dando aula de musculação no centro da cidade. O infrator foi encaminhado para a delegacia para prestar esclarecimentos.
“O Conselho já havia recebido denúncias de que esse homem atuava como personal trainner, sem ser habilitado. Foi feita uma investigação e agora pudemos constatar e efetuar o flagrante”, explica a coordenadora de fiscalização do CREF11/MS-MT, Fabiana Rios [CREF 003755-G/MS].
O estabelecimento foi orientado sobre os riscos de contratar uma pessoa sem habilitação e aconselhado a afastá-lo da função. Caso o procedimento não seja adotado, o CREF11/MS-MT dará sequência no processo fiscalizatório podendo até gerar um processo ético.
BALANÇO: De janeiro a agosto deste ano a equipe de fiscalização do Conselho notificou 83 profissionais e 120 estabelecimentos do Mato Grosso do Sul sem o devido registro no CREF11/MS-MT. Neste período foram fiscalizados 48 municípios. Durante ação conjunta com Procon/MS e Vigilância Sanitária, cinco estabelecimentos que estavam sem registros foram interditados.
Fonte: CREF11/MS-MT
Em parceria com a SMIC, CREF2/RS interdita estabelecimentos em Porto Alegre
Boletim Eletrônico CONFEF
O CREF2/RS e a Secretaria Municipal de Indústria e Comércio de Porto Alegre (SMIC) realizaram, no final de agosto, a primeira fiscalização conjunta em nove academias da cidade. Durante a ação, dois estabelecimentos foram interditados devido à ausência de Profissional. A SMIC também notificou estabelecimentos sem documentação.
A ação teve como objetivo vistoriar a conduta ética e técnica das academias e seus profissionais, as condições de higiene e funcionamento dos estabelecimentos, além de coibir o comércio irregular de produtos.
O CREF2/RS e a SMIC estão elaborando novo roteiro para dar continuidade à parceria entre as instituições, feita desde 2002. A previsão é de que uma nova fiscalização ocorra ainda este ano.
Fonte: CREF2/RS
CREF12/PE-AL pede apoio do Ministério Público para regularizar academias em Maceió (AL)
Com o crescente número de academias ilegais em Maceió, a Seccional Alagoas do CREF12/PE-AL, solicitou o apoio do Ministério Público para dar suporte às fiscalizações. Durante as vistorias foi constatado que das 300 academias do estado, apenas 160 funcionam dentro das normas exigidas pelo Conselho e Vigilância Sanitária.
De acordo com o Presidente do CREF12/PE-AL, Stanley Magalhães [CREF 000217-G/AL], quatro mil profissionais não tem registro para atuar na área, isto é, ainda não procuraram o Conselho para regularizar a situação.
“Nos estabelecimentos onde não tem fiscalização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é onde ocorre o maior número de utilização de esteroides anabolizantes. Não há condições para a prática de atividades físicas, o maquinário é insuficiente e a falta de higiene, grande. Se você trabalha com saúde, você tem que dar qualidade”, indica.
O MP recebeu a lista de academias irregulares e informou que abrirá um processo de investigação. Por meio da sua assessoria, a Vigilância revelou que realiza fiscalizações diárias nas academias, mas nenhuma foi autuada até o momento.
Fonte: CREF12/PE-AL
Boletim Eletrônico CONFEF

Nenhum comentário: