topfiep

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Adolescentes do Aurá: Exposição de Fotografias na Casa Cor Pará‏

Projeto Catarse na Casa Cor Pará
Fragmentos de um passado recente na vida de ex-catadores do lixão do Aurá estarão em exposição na Casa Cor Pará



Dezoito fotografias da exposição Catarse estarão expostas no Boulevard de saída da Casa Cor Pará 2013 - que será aberta no próximo dia 17 - em Belém. A exposição é fruto de um amplo trabalho desenvolvido com adolescentes ex-catadores do lixão do Aurá, em Ananindeua e é promovido pela Central de Tratamento de Resíduos Guajará (CTR Guajará) - empresa que administra o lixão, em parceria com o fotógrafo Everaldo Nascimento. Nos trabalhos fotográficos, os jovens retrataram o dia a dia no lixão, a dura realidade dos catadores e a luta pela sobrevivência em um dos ambientes mais inóspitos para se ganhar a vida.

O projeto Agente de Comunicação e Mobilização Social ofereceu as oficinas para 18 jovens com idade entre 14 e 18 anos e que viviam da catação dentro do lixão e que são moradores dos arredores do aterro do Aurá. Eles participaram das oficinas de fotografia cujos resultados renderam a exposição Catarse, que já passou pelo Hangar, praça central do Parque Shopping, Instituto de Artes do Pará e seguiu para o Rio de janeiro, para integrar a edição do 9’ Paraty Em Foco -  evento voltado para a área da fotografia, onde fizeram muito sucesso e ultrapassaram as fronteiras do Estado. “As fotografias que serão expostas vão estar à venda para o público e a renda será revertida para o próprio projeto que atende os adolescentes”, explica Ana Paula Guedes, franqueada da Casa Cor Pará. Vale ressaltar que durante a mostra será realizada uma grande campanha de arrecadação de máquinas fotográficas que também serão doadas para os jovens do grupo.  A doação das máquinas novas ou usadas será feita na Loja Casa Cor, durante o evento.

O fotógrafo Everaldo Nascimento, da coordenação do projeto, explica que o resultado do trabalho com os jovens  é surpreendente. “É impressionante a técnica e sensibilidade como eles retrataram a realidade do catador de lixo”, comenta. Atualmente, os jovens continuam no projeto, que deve ter ainda mais uma grande exposição no ano que vem durante a XVIII Feira Pan Amazônica do Livro. “Hoje eles recebem uma bolsa de duzentos reais pagos pela CTR para continuarem estudando”, ressalta Everaldo, pois  a CTR Guajará, graças a um contrato de parceria público-privada com a prefeitura de Belém, proíbe a presença de menores no local.

Projeto

Para captar as imagens de sua rotina, foi pedido aos jovens que registrassem a realidade de suas vidas. Retratos de um passado recente que marcou suas vidas. Para Everaldo Nascimento, o exercício da fotografia foi e continua sendo libertador na vida desses jovens. “Eles contaram suas histórias através da fotografia e isso é fundamental para a percepção que cada um tem de si mesmo bem como seu papel como cidadão”, finalizou.

Serviço:

A exposição “Catarse” será instalada no Boulevard de Saída da Casa Cor Pará 2013. A doação das máquinas novas ou usadas será feita na Loja Casa Cor, durante o evento.
A Casa Cor Pará conta com  Patrocínio Master DECA, Patrocínio Nacional Todeschini, Patrocínio Estrutural Leal Moreira, Patrocínio Local de Boulevard Shopping, Ebbel, Importadora, SOL, Unama,  Amanco e Grama Pedras; Apoio Local da Casa Amazonas, Fornecedor Oficial Tramontina e Espaço Novo; Participação Especial de Idelli, Spaço Casa, Mart Print, Cerâmica Atlas, Grupo Simões e Leinertex. Mídia Partner Organizações Romulo Maiorana e TV Liberal.
A mostra será realizada na Av. Conselheiro Furtado, 100, ao lado do Espaço São José Liberto, de 17 de outubro a 1º de dezembro de 2013.


Nenhum comentário: