topfiep

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Prova Belém avalia mais de 7 mil alunos de escolas públicas.




Alunos do 3º ano do ensino fundamental das escolas públicas municipais foram avaliados hoje,01, nas disciplinas Língua Portuguesa, Matemática e Redação, por meio da Prova Belém.
A prova é elaborada pelo Centro de Formação de Professores nas Escolas Municipais e Unidades Pedagógicas (UPs). Ao todo 7.261 alunos fizeram a prova que tem o objetivo de avaliar o nível de aprendizagem dos alunos e prepará-los para a Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA). A avaliação nacional dos alunos ocorrerá no mês de novembro.
A prova contém 20 questões de Matemática, 20 questões de Língua Portuguesa e a Redação. O modelo usado é confeccionado pela Companhia de Informática de Belém (Cinbesa) que possui alta tecnologia para corrigir os cartões respostas.
Na escola Municipal Ernestina Rodrigues, no bairro de São Brás, 51 alunos do 3º ano dos turnos da manhã e da tarde realizaram o teste. Para a coordenadora do período vespertino, Tereza Cristina, o fato dos professores terem preparados os alunos para interpretar a prova corretamente, colaborou no momento da elaboração das respostas.
Para o aluno Rafael Oliveira Silva, 8, a prova não estava difícil de responder. “Foi bem fácil. O que eu tive mais facilidade em fazer foi o texto. Era uma tirinha de história em quadrinho que falava que não devemos maltratar a natureza. Aí eu escrevi porque não devemos fazer isso”, explica o aluno.
A expectativa da professora da turma de Rafael, Diane Ferreira, é obter um resultado satisfatório na avaliação. “Aqui eu tenho alunos excelentes, uns que estão em desenvolvimento estudantil intermediário e a minoria que precisa de mais atenção. Mas, através das formações que os professores realizam no Centro de Formação, é possível obter uma grade curricular do que deve ser trabalhado e a partir daí aplicar esse conteúdo em sala de aula, o que facilita na hora de fazer a prova”, afirma.
Texto: Aline Saavedra - Ascom Semec
Fotos: Ascom Semec
Edição: Lene Tavares - NID Comus

Nenhum comentário: