topfiep

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Zenaldo quer incluir Belém na agenda dos Jogos Olímpicos de 2016‏.





Os preparativos para os Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro mobiliza todo o Brasil e Belém tem grande potencial para integrar a programação desse evento esportivo. Quem confirma é Cid Blanco, Superintendente de Cultura, Comunicação e Eventos da Autoridade Pública Olímpica (APO), órgão que coordena a participação da União, do Estado e município do Rio de Janeiro no evento, especialmente para assegurar o cumprimento das obrigações colocadas pelo Comitê Olímpico Internacional (COI).

Nesta segunda-feira,25, após reunião pela manhã no Palácio Antonio Lemos com o prefeito Zenaldo Coutinho, a equipe da APO aproveitou a tarde para visitar um dos pontos históricos da cidade, o Teatro da Paz. O local foi escolhido por ser o único que os visitantes ainda não conheciam. Com isso, eles puderam ver de perto a qualidade do espaço e principalmente a questão da acessibilidade de pessoas com deficiências físicas, por este também ser um evento paralímpico. 

Os representantes da APO deixam a capital paraense hoje (25), e seguem com a série de visitas iniciadas em janeiro pelas cidades brasileiras para conhecer os equipamentos públicos culturais de cada localidade e, assim, programar a agenda esportiva e cultural até o ano de 2016.

Na avaliação de Cid Blanco, em termos culturais Belém tem um potencial imenso, além de ser uma das principais capitais do norte do país. “Acreditamos que na definição de qualquer agenda cultural que se venha a conversar, será difícil Belém não entrar. Seja pelos Festivais de Ópera, seja pela dança, seja pelo artesanato, de alguma maneira Belém e o Estado do Pará serão representados”, afirmou Blanco.

Para o lançamento do Projeto “Rio 2016”, o COI busca apoio em outras cidades, a fim de divulgar os jogos olímpicos até a sua abertura oficial. 

A possibilidade de incluir Belém no circuito dos Jogos Olímpicos de 2016 é visto como uma grande oportunidade pela Prefeitura Municipal de Belém. Por isso, representantes da Guarda Municipal de Belém (GMB), Secretarias de Educação (Semec) e de Esporte e Lazer (Sejel), principalmente, estão se dedicando para assegurar essa conquista.

Na opinião do prefeito Zenaldo Coutinho, Belém é uma cidade culturalmente ligada ao esporte e um evento do porte das Olimpíadas precisa de parcerias. “Segurança, educação, esporte e tantas outras áreas são necessárias para que um evento seja realizado de forma organizada e segura para todos. Queremos Belém participando deste acontecimento”, declarou Zenaldo Coutinho.

A equipe da APO agendará outro encontro com o Prefeito de Belém para continuar as discussões sobre o assunto.

 
Texto: Denise Silva e Dandara de Almeida - NID Comus
Fotos: Comus PMB
Edição: Lene Tavares- NID Comus

-- 
Coordenadoria de Comunicação / Núcleo de Imprensa e Documentação.
Tel.: (91) 3114-1000 / 3114-1002 / 3114-1007 / 8733-2775
E-mail: prefeiturabelem.comus@gmail.com 
Site: www.belem.pa.gov.br

Nenhum comentário: