topfiep

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Desfiles começam nesta sexta na Aldeia Amazônica

Sexta-Feira, 08/02/2013, 05:10:34 - Atualizado em 08/02/2013, 05:19:03
Tamanho da fonte: A- A+
Desfiles começam nesta sexta na Aldeia Amazônica (Foto: Daniel Pinto/Arquivo)
São três dias de desfile em Belém (Foto: Daniel Pinto/Arquivo)
O Carnaval 2013 começa oficialmente hoje em Belém, com o desfile das Escolas de Samba do 2º Grupo. União Montenegrense, Xodó da Nega, Habitat do Boto, Matinha, Coração Jurunense, Mocidade Unida do Bengui e Embaixadores do Samba iniciam a maratona que segue até a próxima segunda-feira na Aldeia Amazônica David Miguel. Além delas, blocos carnavalescos, Escolas de Samba do 3º grupo, além do aguardado Grupo Especial, vão fazer a folia neste feriado de Momo. 
Uma escola nova com um enredo de velhos carnavais. A fórmula define o desfile da Rosa da Terra Firme. Pela primeira vez no grupo especial, a escola, que foi fundada em 2008, entra na avenida para homenagear o veterano Oswaldo Garcia com o samba-enredo “Na Academia Paraense do Samba, Osvaldo é imortal e brilha com a Rosa neste Carnaval”. 
Com um samba forte, entoado por 120 ritmistas e cerca de mil brincantes divididos em oito alas e três carros alegóricos, a Rosa da Terra Firme pretende levar o primeiro título dentro do Grupo Especial, que tomará a avenida amanhã. “Sabemos da qualidade das outras Escolas e por isso trabalhamos árduo para ganhar”, avisa Bruno Filgueiras, presidente da escola. 
Segundo Bruno, a escola tem como proposta desde o primeiro desfile homenagear personalidades do Estado. “Temos essa proposta de fazer homenagens. A última que fizemos, por exemplo, foi ao primeiro medalhista olímpico de Belém, o Guilherme Paraense. E este ano vamos reviver o saudosismo da Academia Paraense de Samba, a primeira do Brasil, por meio da figura de Osvaldo Garcia”. 
Osvaldo Garcia e sambista de renome na cena local e autor de inúmeros samba-enredos campeões, emplacados por escolas como ‘Rancho não Posso me Amofiná’. Apesar do prestígio e participação integral no carnaval paraense, Osvaldo sempre foi o criador dos sambas e não o homenageado. “A escola é muito esperada na avenida justamente por causa deste prestígio que ele tem no meio do samba. Ele deu tantos sambas pras escolas mais velhas e vai ser homenageado pela caçula do carnaval. Não existe enredo mais justo”, defende Filgueiras.
Em retribuição à homenagem, Osvaldo escreveu um samba titulado ‘Hoje o Enredo sou eu!’. Nela, Garcia fala sobre a emoção de ser o enredo de um desfile pela primeira vez: “A Rosa me escolheu pro seu enredo/Obrigado Terra Firme, muito obrigado meu Deus!/ Flores em vida, perfumando a minha história/ Quanta honra! Quanta glória! No desfile principal/ Sinceramente não vai dá pra disfarçar tanta...vou sorrir e vou chorar/ A ‘Rosa da Terra Firme’ reconheceu, hoje o enredo sou eu!”.
PROGRAMAÇÃO
Sexta (08)
> Desfile de escolas de samba do 2° Grupo
Ass. Carnavalesca “Xodó da Nega”
Soc. Cult. Do Pará Escola de Samba “Embaixadores Azulinos”
Gr. Social Rec. Escola de Samba “Mocidade Unida do Bengui”
Gr. Rec. Escola de Samba “União Montenegrense”
Ag. Carn. Benef. Cultural “Coração Jurunense”
Gr. Rec. Soc. Escola de Samba “Habitat do Boto”
Escola de Samba da “Matinha”

Sábado (09): Desfile das escolas de samba do Grupo Especial
Gr. Rec. Escola de Samba “Rosa da Terra Firme”
Ass Carnavalesca “Piratas da Batucada”
Ass. Cult. Soc. Benef. Esp. “Embaixada de Samba do Império Pedreirense”
Gr. Rec. Jurunense “Rancho Não Posso me Amofiná”
Gr. Rec. “Bole-Bole”
Gr. Rec. Cult. e Carnavalesco “Deixa Falar”

Domingo (10): Desfile das escolas de samba do 3º Grupo
Ass Carnavalesca “Caprichosos da Cidade Nova”
Ass Carnavalesca “Cacareco”
Gr. Rec. Cult . Escola de Samba ”Aquarela Brasileira
Gr. Rec. Benef. Cult. “Parangolé do Samba”
Ass Carnavalesca “Alegria-Alegria”
Real Sociedade Cultura “Portela”
Ass Carnavalesca “Mocidade Botafoguense”
Ass Carnavalesca “Unidos da Osvaldo”
Ass Carnavalesca “Feras da Sacramenta”
Gr. Soc. e Rec. “Esc. de Samba “Pratinha”

(Diário do Pará)

Nenhum comentário: