topfiep

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Prefeitura forma alfabetizadores de jovens e adultos‏.

Começam na primeira semana de março as aulas do Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos (Mova), destinadas às pessoas acima dos 15 anos, que ainda não sabem ler e escrever em Belém. Segundo dados do IBGE, 3,3% da população da capital paraense são analfabetos. O percentual aumenta consideravelmente entre adultos a partir dos 60 anos: chega a 10,3%, de acordo com o último senso.
Para atender esse público, a coordenação do Mova realiza, durante toda a semana, a formação de alfabetizadores e coordenadores de alfabetização. De acordo com a diretora geral da Secretaria Municipal de Educação, Kelly Salomão, os educadores tem pela frente uma grande responsabilidade, já que “é difícil manter os jovens e adultos em sala de aula. São pessoas que por algum motivo não tiveram acesso à educação ou tiveram que largar a escola para trabalhar e trazê-los de volta é um desafio muito grande”, afirma a diretora.






A meta da Semec é criar 170 turmas distribuídas por toda a cidade para atender cerca de três mil e quatrocentos alunos. “Já está garantida a merenda e vamos distribuir kit escolar para todos os alunos”, explica o coordenador do Mova/Belém, Miguel Picanço. Segundo ele, são medidas que ajudam a manter os alunos, que chegam depois deum dia de trabalho e muitas vezes não tem recursos para compra de material e lanche.

Até o fim do ano todos os três mil e quatrocentos alunos do Mova devem receber o certificado de alfabetizados. A previsão de início das aulas é o dia 4 de março e devem acontecer em escolas, centros comunitários e espaços cedidos por igrejas e instituições parceiras localizadas em pontos próximos às casas dos matriculados.

Para ser incluído no programa de alfabetização, é necessário que o interessado tenha a partir de 15 anos e não domine os códigos da escrita e da leitura. O período de aulas é de oito meses e, além da alfabetização o programa inclui noções sobre matemática, geografia, ciências e história.A programação de encerramento da formação dos alfabetizadores será no cine Olympia, com a projeção do filme “Escritores da Liberdade”, que narra a trajetória de uma jovem professora de uma pequena escola da periferia dos EUA. Por meio de relatos de guerra, ela ensina aos alunos valores como tolerância e disciplina e consegue uma verdadeira reforma educacional em toda a comunidade.

O MOVA é desenvolvido pela Semec em parceria com o Programa Brasil Alfabetizado do Ministério da Educação e implementa ações de alfabetização para jovens e adultos em Belém desde 2004.

Somente entre os anos de 2011 e 2012 7 mil pessoas foram atendidas pelo Mova. Desde o início do projeto já são 26 mil beneficiados.
 
Texto: Luís Miranda.
Edição: Comus
Fotos: Rosinha Costa

-- 
Coordenadoria de Comunicação / Núcleo de Imprensa e Documentação.
Tel.: (91) 3114-1000 / 3114-1002 / 3114-1007 / 8733-2775
E-mail: prefeiturabelem.comus@gmail.com 
Site: www.belem.pa.gov.br

Nenhum comentário: